Porque o caminhão Romeu e Julieta é chamado assim? Saiba


carreta Romeu e Julieta

Saiba o que é uma carreta Romeu e Julieta, porque é dado esse apelido e onde ela é mais empregado no transporte de carga.

Nós aqui do site As Máquinas Pesadas já falamos sobre diversos tipos de carreta, mas hoje chegou a vez de falar sobre essa que tem o mesmo nome de um doce antigo que mistura queijo com goiabada e também uma obra de William Shakespeare.

O que é carreta Romeu e Julieta?

Nada mais é que a união de um caminhão rebocador na frente, que pode ser toco, trucado ou traçado, e um reboque engatado na parte de trás através de um cambão, que é uma haste longa de ferro parecida com o dolly, conforme a imagem acima.


Na parte de trás desse caminhão rebocador não tem uma quinta-roda para engatar da carreta, mas sim um engate tipo os utilizados em automóveis para puxar pequenos reboques, mas bem mais reforçado, feito para tracionar algo.

 
Portanto, a conclusão que a gente tem é que o Romeu é o caminhão rebocador da frente com um engate na parte de trás, onde irá engatar o cambão do reboque chamado de Julieta.

engate romeu julieta carreta

Esse tipo de conjunto é bastante usado no meio rural, principalmente no ramo canavieiro, ou seja no transporte de cana e é bastante confundido com o bitrem e rodotrem devido ao seu tamanho e quantidade de eixos.

Porque é chamado de Romeu e Julieta?

Isso se deu por uma associação com a obra de William Shakespeare escrita entre 1591 e 1595, que conta a história de 2 adolescentes cuja morte de ambos acaba unindo as 2 famílias que sempre estavam em pé de guerra.

Nessa obra, onde Romeu ia, Julieta ia atrás. Então como o conjunto de cavalo mecânico e reboque surgiu há muito tempo, antes mesmo dos bitrens e rodotrens, por volta dos anos 40 e 50. Na Europa, existe registro por volta dos anos 30.

Mas você sabia que antigamente o apelido era outro? Antes o conjunto era chamado de JAMANTA. Agora, o motivo eu não sei porque.

Conheça mais sobre a história e os altos e baixos do conjunto ao longo do tempo, com uma bela sequência de fotos dos mais antigos aos atuais.

Veja também: 

Comentários

  1. Respostas
    1. Nada à ver.
      O negócio é que antigamente era o Alfa ROMEO quem puxava a julieta

      Excluir
    2. Támbem sabia a dessa versão

      Excluir
  2. nada mais é que um veiculo reboque, qdo tem quinta roda é semi reboque e isso é mais antigo que o próprio caminhão

    ResponderExcluir
  3. O filme é de1968, essa configuração vem dos anos 50 pra quem sabe a história do FNM , nunca foi conhecido por Alfa , FNM. Seu apelido sempre foi João Bobo , devido a força . Eu acho que a engenharia de 50 anos atrás era mais inteligente que a de hj .Esse eixo bidirecional que são os bi truks , FNM já executava nos anos 60 , são 60anos atraz . Tenho certeza que a confirmação Romeu e Julieta vai invadir o mercado. No meu ponto de vista é a melhor pra se trabalhar e ter um caminhão pequeno e uma carreta ao mesmo tempo. .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

O novo caminhão Volkswagen Meteor Optimus sem retrovisor e rodas diferentes

Caminhoneiro de 59 anos leva um SOCO de fisiculturista e morre (vídeo)

Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!

TRISTE - Por dentro do ônibus da cantora Marília Mendonça

Ex-Militar fez motorhome que é metade AVIÃO e metade caminhão!