O que é Quinta roda e Dolly dos caminhões!


o que é quinta roda dolly caminhao carreta

Hoje você irá saber o que é a quinta roda e o dolly dos caminhões e carretas, peças tão fundamentais para o transporte de carga e implementos nas carretas pelas estradas tanto brasileiras quanto no exterior também.

Se você tem algum contato com os veículos pesados, lê matérias ou vê vídeos a respeito, já deve ter ouvido falar desse assunto que iremos tratar hoje.

Mas você realmente sabe para que eles servem?

Portanto, agora você irá aprender o significado do termos quinta roda, onde ficam localizado, qual sua aplicação e função no cavalo mecânico (cavalinho) e na carreta. Também falaremos do dolly e os detalhes desse sistema.


O que é quinta roda

É um implemento que faz a união do cavalo mecânico à carreta, ou seja, é um sistema que engata e desengata o semirreboque no cavalinho para que ele possa ser movimentado para onde o motorista queira levar.


o que é quinta roda pino rei

Ele fica localizado em cima da parte de trás do caminhão, logo acima das rodas traseiras e é um sistema de extrema importância no transporte de cargas, pois proporciona uma maior segurança para todo o conjunto durante as viagens.

O equipamento em questão surgiu por volta do ano de 1911 e foi criado pelo americano Charles M. como uma espécie de Pino-Rei na parte frontal das carroças puxadas por cavalos, que possibilitava que elas fizessem curvas com maior facilidade.

Como o sistema era tão eficiente e inovador, acabou se tornando popular que foi aperfeiçoado e futuramente foi aplicado nos caminhões.

Veja também: o primeiro caminhão da história.

O engate é feito com o caminhoneiro dando ré no veículo e ao se aproximar da carreta, o pino-rei dela entra na cavidade da quinta roda. Após isso, o "gavião" trava o pino-rei e evita que ele se solte durante a movimentação.


O que é Dolly

A carreta Dolly é um implemento de 2 eixos com uma quinta roda em cima e possibilita o engate de outra carreta através do pino rei.

o que é carreta dolly

Muito utilizada no rodotrem, ela faz a ligação de uma carreta na outra da seguinte forma: na parte de trás do primeiro semirreboque (carreta) é engatado o cambão (ferro do dolly). Como em cima do dolly tem uma quinta roda, outro semirreboque pode ser acoplado e transportado junto, formando um conjunto com 2 carretas engatadas.

Então, como o conjunto todo fica com diversos pontos de articulação, a maioria dos caminhoneiros não gostam e tem dificuldade de manobrar, principalmente quando precisam fazer manobrar de ré para entrar ou sair de algum local.

Veja também:
Achou interessante a matéria? Agregou em algo na sua vida e você conseguiu absorver o conhecimento? Então, não deixe de compartilhar clicando nos botões abaixo e comentar algo positivo.

Comentários

Postagens Populares

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

Caminhoneira ganha R$100 mil por mês em site adulto e compra caminhão!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: Caminhoneiro Drogado foge da PRF e é preso na BR-101 após causar acidente!