Porque os caminhoneiros não desligam o caminhão ao dormir nos EUA


 ar condicionado caminhoes parados ligados eua


Não sei se você sabia, mas os motoristas de caminhões dos Estados Unidos da América não desligam os veículos ao chegarem nos locais que vão parar para descansar e o motivo para isso eu te explico logo em seguida.

Se um dia você viajar para os EUA, passar por um local de parada de caminhoneiros e se deparar com todos em pleno funcionamento, não se assuste, pois é bem comum  e uma prática autorizada pelos proprietários das transportadoras.

Motivo de não desligarem os caminhões nos EUA

O primeiro motivo é o fato de o óleo diesel ser barato em comparação aos preços praticados no Brasil.

O caminhoneiro Paulo Landim, que trabalha nos Estados Unidos,  diz que nenhum patrão pergunta o quanto o caminhão está fazendo de média de consumo para o seu motorista. Em alguns casos, eles nem sabem quantos quilômetros o veículo faz com 1 litro de diesel.


O segundo fator é que no Brasil o interclima (climatizador das cabines, conhecido como o ar-condicionado dos caminhoneiros), é ligado direto na bateria e nos caminhões americanos não são instalados dessa forma.

interclima caminhao americano

Porque o interclima americano não é ligado na bateria?

Os interclimas de caminhões brasileiros funcionam ligados nas baterias e os americanos não, porque o inverno da América do Norte é muito mais rigoroso que na América do Sul, podendo chegar a temperaturas bem negativas.

Então, com as temperaturas abaixo de zero graus, a água do sistema congela tudo e impossibilita o uso do aparelho com o caminhão desligado.

Já para adquirir o climatizador americano, que é uma espécie de motor pequeno movido a diesel, separado do motor principal, pois dessa forma consome menos combustível, o proprietário precisa desembolsar cerca de 15 mil dólares, que em alguns casos quase se equipara ao valor de um caminhão usado.

Portanto, eles chegaram à conclusão de que compensa mais deixar o caminhão ligado a noite toda consumindo o diesel barato do que comprar um interclima que custa quase o valor do caminhão usado.


Dessa forma, os motorista dos EUA conseguem dormir a noite toda com o ar-condicionado do veículo ligado, com uma temperatura interna da cabine bem agradável, mesmo que lá fora esteja abaixo de zero graus.

Assista o vídeo abaixo onde é mostrado todos os sistemas descritos acima nos pátios onde os caminhão ficam ligados durante a noite nos EUA.

Comentários

  1. Que falta de conhecimento o Diesel aqui é o mesmo preço do Brasil em certas época até mais caro e quase todos os Caminhões que viajam longas distâncias possui o APU um sistema de refrigeração com um mini motor diesel silencioso que ninguém ouvi e refrigera toda a cabine com geladeira microondas chega até parecer uma quitinete, o preço dele estalado fica em torno de $8 a 10 mil dólares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está maluco , nos estados unidos o diesel mais caro custa $5,79 o galão q da 3,78 litros por galão , já no Brasil está quase $8 regia o litro....desinformado é vc amigo.

      Excluir
    2. acho que desinformado é vc, se vc fizer a conversao direta, da mais caro que aqui. E se comparar o aumento dos preços desde a guerra, vc vai ver que essa matéria está desatualiza quanto a essa informação. Pois a crise é global de combustivel e o diesel é o combustivel que mais subiu

      Excluir
    3. Não se faz conversão diretaz seu idiota. Se tu ganha em dólar, faz as contas em dólar.

      Excluir
    4. Entao e não pode comparar com real nunca se não pode converter daí se vai me desculpar mais quem está com falta de informação e você mesmo nao o outro mesmo!!!

      Excluir
  2. Em alguns pontos possui esses tubos que vc pode ver nas fotos são ar-condicionado que eles oferecem no caso dos estados mais quentes nos desertos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano, em alguns estados por lá, a legislação obriga que motores (inclusive APUs) permaneçam desligados quando o veículo está parado (exceto as APUs de caminhões/reboques refrigerados), então as áreas de descanso passaram a utilizar este sistema de climatização.

      Excluir
  3. Que publicação mais tosca. Meu amigo, vou te falar com propriedade, não tem nada de barato o diesel AQUI não, tá quase 6usd o galão. Se vc tivesse publicado isso uns 3 anos atrás eu não falaria nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabe nada de caminhão kkkk diesel barato tá louco

      Excluir
  4. Dois idiotas brigando por causa de bobagem, nenh dos dois sabem o que estão escrevendo, sou caminhoneiro aqui e Wichita, e nada dos que escreveram e verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia explicar no pra nós meros leigos que gostamos de caminhão?

      Excluir
  5. Toma um revolver pra cada um. Se matem

    ResponderExcluir
  6. U$ 15.000,00 um caminhao? Comprei uma CRV 2013 e paguei U$ 22.000,00 mais impostos, documentacao, frete e uma pancada de coisa que eles poe em cima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pagou 22k porque financiou. Se tivesse comprado a vista seria a metade. E sim, com 15k é possivel comprar um caminhão.

      Excluir
  7. Pq vc não conhecem Osasco
    Aqui o Diesel está 1,00 real o litro

    ResponderExcluir
  8. Pelos comentários o diesel nos EUA moeda por moeda está um pouco mais caro que no Brasil e os caminhões são muito mais beberrões acredito que a diferença está no valor do frete, no Brasil 👎

    ResponderExcluir
  9. Quem publicou, nunca deve ter vindo aqui, o diesel tá caro, tanto aqui, quanto no Brazil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

Quanto ganham os Youtubers Caminhoneiros mais conhecidos!

Quem é DJ Wagner, o DJ dos Caminhoneiros (músicas)

Raríssima Scania T-112 Jubileum é encontrada abandonada a 23 anos

Ônibus anfíbio que navega dentro d'água!

Conheça quem fala "quem não tem as manhas não entra não... doce, doce como mel".