Como ser caminhoneiro nos EUA - Motorista de caminhão!


caminhoneiro motorista caminhao EUA estados unidos

Se você pretende tentar uma vaga de motorista de caminhão nos Estados Unidos e não sabe o que deve fazer, nós iremos listar algumas coisas que você deve fazer antes de se mudar para aquele país da América do Norte.

Por muitos anos, o transporte rodoviário foi a principal forma de transporte de cargas nos Estados Unidos. Devido às recentes mudanças nas leis de transporte, no entanto, o caminhão agora enfrenta uma série de novos desafios. Se você está considerando se tornar um caminhoneiro nos EUA, aqui estão algumas das coisas que você precisa saber.

Exigências para ser caminhoneiro nos EUA

Para viver o sonho de trabalhar no país do Tio Sam, você precisará seguir 3 principais exigências que são: idade mínima de 21 anos, visto de trabalho EB-3 ou EB-2 e a CDL (licença para conduzir caminhões). Explicaremos melhor nos tópicos abaixo.

1 - Ter mais de 21 anos

O condutor que pretende dirigir caminhões no país precisa ter mais de 21 anos de idade ou 18 anos se for viajar dentro do estado, ou seja, se as viagens não ultrapassarem a barreira do estado, a idade mínima para dirigir cai de 21 para 18 anos.

2 - Visto para trabalhar nos Estados 

O segundo passo é conseguir o visto para poder trabalhar no país, conhecido como Work Permit ou permissão para trabalhar.

Nesse caso, você precisa pedir o visto EB-3 que é uma autorização de residência permanente nos EUA para quem porta o documento e é destinado aos trabalhadores e profissionais. O EB-3 é um Green Card.

Outra possibilidade é tentar o visto EB-2 NIW que é destinado a trabalhadores que conseguem comprovar a sua capacidade profissional na área e que não querem ficar atrelados a uma vaga de emprego, ou seja, com esse visto, o motorista não precisa que uma empresa contrate ele antes de se mudar para o país.

visto trabalhar caminhoneiro EUA

No entanto, para conseguir o visto EB-2 NIW, o condutor precisa cumprir os seguintes requisitos:
  • Ter diploma educacional da área que comprove o curso de condução.
  • Documentos que comprovem ao menos 10 anos de experiência em condução.
  • Licença profissional (CNH para caminhoneiro).
  • Comprovar que recebeu remunerações pelos serviços prestados.
  • Filiação a associação da área.
  • Ter um histórico profissional bom e significativo.

3 - CDL (Licença de Condutor de Caminhão)

Você precisará obter um CDL (Licença de Condutor de Caminhão) para conduzir um caminhão nos EUA. A maneira mais fácil de fazer isso é frequentar uma escola de condução comercial licenciada no estado em que irá trabalhar, pois as qualificações para obter a carteira de motorista comercial varia de estado para estado.

A maioria das escolas oferece treinamento intensivo de quatro a seis semanas (algumas 15 dias), onde você aprenderá tudo, desde as leis do tráfego até as técnicas de condução de caminhão para evitar dor de cabeça com as autoridades, infrações de trânsito e acidentes.

Quanto ganha um caminhoneiro nos EUA?

Essa é uma das maiores dúvidas de quem pretende se mudar do país de origem para trabalhar em outro país. Todos queremos ganhar mais do que estamos ganhando no trabalho atual.

O salário de um motorista de caminhão nos Estados Unidos pode ser bastante superior ao salário no Brasil, pois além do valor ser mais alto, lá o condutor recebe em dólares e se converter para real, a receita é bem alta.

Nós temos uma matéria aqui no site que trata só sobre esse assunto e recomendo que você leia para tirar essa dúvida.

Confira: 

Leis de Trânsito nos EUA

As leis de transporte nos EUA são consideravelmente mais rigorosas do que eram há alguns anos. É por isso que é tão importante que você esteja ciente das novas regras e regulamentos antes de começar a dirigir. Se você não seguir as regras, poderá ser multado ou até mesmo encerrar sua licença.

Além de seguir as regras, você também precisará ficar atento às condições do tráfego. O tráfego pode ser pesado em certas áreas do país, especialmente durante os meses de verão. Se você estiver dirigindo em uma dessas áreas, terá que ser mais cauteloso do que dirigiria em uma área rural.

Também é importante manter um bom histórico de condução. Se você tem um histórico de condução ruim, poderá ter dificuldade em encontrar emprego com uma companhia de transporte. Além disso, se você tiver um histórico de acidentes ou multas, poderá ter sua licença suspensa ou até mesmo revogada.


Dirigir um caminhão nos EUA pode ser uma experiência gratificante. Se você seguir as regras e se manter atento às condições do tráfego, poderá desfrutar de muitos anos de condução segura e produtiva.

Comentários

Postagens Populares

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Caminhoneira ganha R$100 mil por mês em site adulto e compra caminhão!