Diferença dos eixos: Livre, Tração e Direcional dos caminhões


diferença eixo livre tração direcional

Iremos falar sobre 3 diferentes tipos de eixos de caminhões que são os: eixos livres, os de tração e os direcionais. Falaremos a diferença de cada um e quais são suas funções nos veículos de carga.

O eixo nada mais é que uma barra instalada embaixo do veículo e que faz a ligação das rodas do lado direito com as rodas do lado esquerdo, dando equilíbrio e possibilitando que ele se mova.

O que é eixo direcional?

É o eixo do veículo (carro, caminhão, ônibus, trator...) responsável por guia-lo na direção que o motorista deseja.

É ele que é conectado ao volante e quando o motorista vira o volante para a direita, o eixo direcional vira as rodas para a direita e quando o motorista vira para a esquerda, faz o mesmo com as rodas.

Alguns caminhões tem mais de um eixo direcional, podendo ter 2 na parte dianteira e até eixo direcional na carreta que auxiliam e facilitam as manobras.

O que é eixo de tração?

eixo livre tração caminhoes

Este é ligado ao motor do caminhão e é ele que vai impulsionar o veículo tanto para a frente quanto para trás. Ele é responsável por fazer com que todo o conjunto se mova quando o motorista aperta o acelerador.

Veja também: saiba se é permitido caminhão arqueado.

Ou seja, quando o condutor dá a partida no veículo, engata a marcha e acelera o motor apertando no acelerador, essa força do motor é transferida para o eixo de tração que fará ele se movimentar.

O que é eixo livre?

O eixo livre são os outros que não são nem direcionais, nem tracionado e ficam livres para se movimentarem acompanhando todo o conjunto. Existem carretas com 1, 2 e até 3 eixos livres.

Eles tem a função de dar apoio, sustentação ao caminhão ou a carreta para que eles possam suportar mais peso, fazendo com que todo o peso da carga se distribua melhor.

Por isso, quando vemos uma carreta com diversos eixos livres, sabemos que ela pode carregar mais carga que uma carreta com menos eixos, pois eles são dispostos de forma que distribuam a peso pelo conjunto.

diferença eixos carreta

Por exemplo: numa carreta bitrem de 9 eixos, temos um eixo direcional na frente do cavalo mecânico, 2 eixos de tração ou tracionados logo atrás (também no cavalinho) e nos 2 semirreboques temos 6 eixos livres responsáveis por aguentar o peso da carga.

Que tal, gostou da matéria de hoje? Deixe um comentário para eu saber que você absorveu algum conhecimento e não esqueça de compartilhar com os amigos.

Comentários

Postagens Populares

Como cruzar marcha no caminhão, passo a passo

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: momento que baú de caminhão desmonta e cai na estrada na Bahia

Porque o caminhão usa Diesel e não gasolina?