Saiba o que é Eixo Tandem e seus benefícios!


eixo tandem suspensao caminhao

Você já se perguntou o que é um eixo Tandem? Já ouviu alguém falar ou leu em alguma matéria na internet sobre isso e não conseguiu entender o seu significado e aplicação num caminhão?

Estamos aqui para resolver esse problema!

O que é Eixo Tandem?

É uma parte importante do caminhão. É responsável por suportar o peso do veículo e das cargas que transporta. Ele também ajuda a distribuir o peso de forma equilibrada, o que é importante para manter o controle do caminhão e garantir que ele seja seguro de dirigir.

O eixo tandem é composto por dois eixos que estão ligados por uma barra. Eles são colocados um atrás do outro e geralmente são de um tamanho semelhante. No entanto, alguns caminhões têm um eixo tandem mais longo do que o outro. Isso é feito para que o caminhão seja mais capaz de suportar pesos pesados.

eixo tandem duplo triplo

Os eixos tandem podem ser formados por 2 ou 3 eixos com rodas duplas, ou seja, cada um desses eixos tem duas rodas em cada lado. Portanto, um eixo tandem com 2 eixos tem 8 pneus e o de 3 eixos tem 12 pneus.

Veja também: o que é caminhão VUC.

Os eixos do tandem de roda dupla são ligados por um sistema de suspensão chamado de balancim, com uma distância que fica entre 1 ou 2 metros e tem a função de distribuir o peso da carga.

Os benefícios do eixo tandem são:

1. Aumenta a capacidade de carga do veículo - Com dois eixos para suportar o peso, o eixo tandem pode aumentar significativamente a capacidade de carga de um veículo. Isto é especialmente útil para caminhões e ônibus que transportam grandes quantidades de materiais ou equipamentos pesados.

2. Melhora a estabilidade do veículo - Devido à sua configuração, o eixo tandem ajuda a manter o veículo mais estável, o que pode ser extremamente útil em terrenos acidentados ou em condições de mau tempo.

eixo tandem caminhao

3 - Com o peso melhor distribuído, é menor o desgaste dos pneus.

Embora o eixo tandem ofereça muitos benefícios, também existem algumas desvantagens. Por exemplo, esse tipo de eixo pode ser mais difícil de manobrar em lugares apertados, como estacionamentos ou ruas estreitas. 

Veja também:

No entanto, para aqueles que precisam de um caminhão ou ônibus com maior capacidade de carga ou que precisam de um veículo mais estável, o eixo tandem pode ser a escolha ideal.

Comentários

  1. Muito massa legal mesmo adorei

    ResponderExcluir
  2. A explicação é excelente, mas o detalhe é que os grampos de fixação precisam ter maior resistencia do que os convencionais onde o eixo fica por baixo dos feixes de molas. Neste aí da demonstração se ocorrer uma ruptura dos grampos a tragedia tá formada, mas no sistema convencional o caminhão só faz desalinhar e da pra controlar sem dificuldade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

Caminhoneira ganha R$100 mil por mês em site adulto e compra caminhão!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy