Caminhão ARQUEADO é permitido? Saiba qual o limite de altura


caminhao traseira arqueada pode lei

 Caminhões arqueados são legais, ou seja, a lei brasileira libera essa prática? Pode arquear o caminhão ou é crime? A lei sobre caminhões arqueados pode ser confusa, mas aqui está o que você precisa saber para evitar problemas.

O que são caminhões arqueados?

Caminhões arqueados são caminhões com a suspensão traseira levantada. Alguns motoristas fazem isso por achar que fica bonito e fazem o veículo se destacar na multidão. 

Já podemos ver diversas fotos e vídeos na internet de veículos pesados com a parte traseira bem levantada desfilando nas rodovias, postos de combustíveis e chamando a atenção por onde passam.

Os motorista que trafegam dessa forma dizem que melhora bastante a dirigibilidade e então serve para melhorar a estabilidade.

Uns acham que fica legal e estiloso, já outros criticam bastante e dizem que ficou bem feia a modificação da originalidade do caminhão. No entanto, a questão é: eles são legais?

Veja também: fotos do caminhão mais alto do Brasil.

A lei proíbe traseiras arqueadas?

A lei sobre caminhões arqueados pode ser confusa a primeira vista, mas existem algumas regras gerais que você precisa saber antes de fazer a modificação e querer "andar na moda".

A resolução nº 479, de 20 de março de 2014 do Contran diz que os veículos com peso bruto total (PBT) acima de 3500 kg "em qualquer condição de operação, o nivelamento da longarina não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal". 

Portanto, é permitido erguer até 3,5 centímetros por metros de comprimento do caminhão. Mas, as lanternas traseiras devem estar no máximo a 1 metro e 20 centímetros de altura do solo e as lanternas laterais não podem passar 1 metro e 50 centímetros do solo.

lei caminhao traseira arqueada

Uma maneira de garantir que seu caminhão esteja dentro dos limites legais, dentro da altura máxima permitida, é fazer uma inspeção do seu veículo em um dos postos de inspeção do seu estado. Eles verificarão sua altura da suspensão traseira e da caixa do caminhão.

No entanto, se você estiver dirigindo um caminhão arqueado que não esteja dentro dos limites legais, poderá enfrentar multas e, em alguns casos, até mesmo a suspensão da sua CNH.

Por tudo isso, é importante garantir que seu caminhão esteja dentro dos limites legais antes de considerar arquear o seu caminhão. Se você tiver alguma dúvida, consulte um especialista ou faça uma inspeção do seu caminhão para garantir que esteja tudo em ordem.

Comente e compartilhe este post para que outras pessoas saibam o que a lei diz sobre caminhões arqueados.

Comentários

Postagens Populares

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

Caminhoneira ganha R$100 mil por mês em site adulto e compra caminhão!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy