Entenda como funciona um Motor Diesel


Como funciona Motor Diesel

 Hoje iremos explicar de forma bem detalhada e fácil de entender como funcionam os motores diesel dos caminhões, ônibus e máquinas, como é a combustão do combustível e muito mais.

Os motores a diesel servem a humanidade a muitos séculos e são os motores a combustão mais versáteis e econômicos.

Funcionamento dos motores movidos a diesel

Para liberar a energia química no diesel de forma eficaz, uma forma atomizada do combustível é colocada em contato com a alta temperatura e alta pressão do ar. Essa energia é transferida como energia mecânica rotacional, fazendo girar as peças do motor.

Portanto, a operação de um  motor a diesel envolve a produção contínua de alta pressão e alta temperatura do ar. 
Mas como isso funciona?!

O mecanismo de manivela deslizante, composto por: pistão, biela, manivela e cilindro, faz um movimento rotativo constante.

Quando o pistão se move para baixo, as válvulas de admissão (localizadas acima do pistão) se abrem e o ar fresco de fora é sugado, ou seja, o motor respira um ar rico em oxigênio.


Quando o pistão retorna, as válvulas de admissão e de escape são fechadas, fazendo com que o ar seja comprimido e aumente a pressão (igual quando bota o dedo na ponta de uma seringa e aperta).

motor diesel combustão

Com a pressão e a temperatura alta, o diesel é lançado dentro do mecanismo e sofre uma explosão forte, empurrando o pistão rapidamente para baixo. Portanto, devido a alta temperatura, pressão e a energia da explosão do combustível, é possível movimentar o pistão de forma mecânica.

Depois da explosão do diesel, o pistão volta a subir e a válvula de escape se abre, liberando aquela fumaça que costumamos ver sair do escapamento dos veículos.

Para entender melhor o processo, assista ao vídeo abaixo bem detalhado, onde mostra todo o funcionamento dos motores a diesel em imagens bem ilustrativas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens Populares

O novo caminhão Volkswagen Meteor Optimus sem retrovisor e rodas diferentes

Caminhoneiro de 59 anos leva um SOCO de fisiculturista e morre (vídeo)

Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!

TRISTE - Por dentro do ônibus da cantora Marília Mendonça

Ex-Militar fez motorhome que é metade AVIÃO e metade caminhão!