As diferenças entre motores a Diesel e a Gasolina


Diferenças motores Diesel gasolina

Hoje, nós dispomos de 2 combustíveis principais que são derivados do petróleo, sendo a gasolina e o óleo diesel. Existem carros a gasolina e/ou diesel enquanto caminhões e veículos pesados, que demandam mais força do que velocidade se utilizam de diesel. Ai você pergunta: E existe alguma diferença em ambos os combustíveis?

Na verdade, sim, existe. Os veículos se utilizam da queima do combustível para gerar a energia que impulsiona o cilindro do pistão dentro da câmara de compressão ocasionando o movimento do virabrequim que põe o motor em funcionamento, nesse sentido, os dois tipos de produtos funcionam igual, a diferença esta no modo que acontece essa queima.

Preste atenção!

Diferença de motores movidos a Diesel e a gasolina

Nos motores a gasolina, uma válvula de entrada se abre durante o período de admissão preenchendo a câmara de compressão com uma mistura de gasolina e ar empurrando o pistão para baixo. Quando o pistão atinge o ponto máximo inferior, a válvula de admissão se fecha. 

Neste momento, o pistão começa a subir até próximo ao ponto máximo superior. Ao chegar próximo a esse ponto, a vela produz uma fagulha que, instantaneamente inflama a mistura de gasolina e ar empurrando o pistão novamente para o ponto máximo inferior com muita força. Quando o cilindro chega neste ponto, a válvula de saída se abre e o pistão sobe novamente, expulsando os gases pelo escapamento.

combustao motor

Nos motores a diesel, o procedimento é exatamente idêntico ao da gasolina, no entanto, não existe uma vela para gerar a fagulha. Quando a válvula de admissão se abre, apenas ar entra na câmara de compressão, o que empurra o pistão até o seu ponto máximo inferior. Nesse instante, a válvula se fecha e o cilindro começa a subir. 


Quando estiver próximo ao ponto máximo superior, devido a compressão, o ar ali dentro atinge cerca de 800ºC. Um bico injetor pulveriza o diesel no cilindro que, devido a alta temperatura, se inflama na hora, mais a energia produzida tem uma duração de expansão maior do que a da gasolina porém com menos força. O cilindro retorna a seu ponto máximo inferior e a válvula de saída é aberta, liberando os gases resultantes para fora.

motor diesel funcionando

Vantagens entre motores diesel e a gasolina

Nos motores a gasolina, a força gerada pela combustão é muito grande, porém tem duração curta; Nos motores a diesel a força não é tão grande, mais o tempo de combustão é maior.

Veículos que demandam mais força do que velocidade, usam o diesel por este motivo, porque podem aproveitar melhor a energia resultante da combustão desse produto, para gerar mais trabalho no motor.

Nos motores a gasolina, uma mistura de ar mais o combustível é que entra na câmara de compressão e uma vela produz uma fagulha que inicia a reação. Já nos motores a diesel, somente ar puro entra na câmara, o diesel é injetado em seguida, gerando a combustão, pela própria alta temperatura, sem necessitar de uma fagulha.

Veja também: 
Nos motores a gasolina, uma válvula borboleta, que é controlada pelo pedal do acelerador é que regula a quantidade de mistura (ar+combustível), o que aumenta ou diminui a taxa de compressão.
Nos motores a diesel, esse controle é feito pelo bico injetor.

A entrada do combustível nos motores a gasolina, ocorre no momento de admissão, quando ar e combustível entram no cilindro. Nos motores a diesel, a entrada de combustível é no momento de compressão, quando o diesel é injetado direto.

Agora vocês sabem, porque as máquinas pesadas usam diesel e as Ferrari usam gasolina.

Por Darlan Crepaldi

Comentários

Postagens Populares

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Como cruzar marcha no caminhão, passo a passo

Vídeo: Caminhoneiro Drogado foge da PRF e é preso na BR-101 após causar acidente!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: momento que baú de caminhão desmonta e cai na estrada na Bahia