Porque chamam de Cavalo Mecânico ou Cavalinho? Saiba


 cavalo mecanico cavalinho

É provável que você já tenha ouvido falar sobre o cavalo mecânico ou cavalinho dos caminhões e carretas, mas você sabe o real significado desse termo? O que é qual a origem desse apelido? Venha com a gente para entender.

O que é cavalo mecânico ou cavalinho?

Este nome é dado para o caminhão usado para puxar carretas, sejam elas de 2 eixos, 3 eixos, LS, bitrem, rodotrem, tritrem, treminhão, ou seja, qualquer tipo de semirreboque precisa ser puxado por esse modelo de veículo.

Ele é formado pelo conjunto de cabine, motor e as rodas de tração. Essas rodas de tração são o que fazem ele se movimentar, podendo ser do tipo simples (4x2), do tipo truck ou trucado (6x2), traçado (6x4) e até 8x2, 8x4 ou 8x8 como na foto do início da matéria.

Veja também: diferença de caminhão toco, truck e traçado.

Portanto, o cavalo mecânico é um veículo de tração que pode ser engatado para puxar as carretas ou semirreboques e ele pode ter 2 ou mais eixos, dependendo da função que ele irá exercer.

Origem do Cavalo Mecânico

Antigamente as pessoas e mercadorias eram transportadas por cavalos ou por carroças que também eram puxadas por cavalos.

No entanto, em 1804, um construtor galês chamado Ricard Trevithick, inventou uma máquina a vapor que era uma espécie de caldeira na horizontal com chaminé movida por 4 rodas, mas que podia fazer muita força, transportar mais carga que as carroças e não se cansava.

primeiro cavalo mecânico

Surgia ali o cavalo mecânico ou cavalinho como também é chamado hoje em dia.

Ele foi testado pelo proprietário de uma mineradora e conseguiu puxar cerca de 70 homens e 10 toneladas de ferro sobre os trilhos. Lembrando que esse protótipo era uma máquina de tração que andava sobre trilhos a princípio.

Todos ficaram impressionados com o que viram, mas como o primeiro cavalo mecânico do mundo era muito pesado, logo foi deixado de lado e voltaram a utilizar os animais para puxarem a carga e transportar pessoas.

Só após alguns anos de aperfeiçoamento que o protótipo ganhou respeito e com o passar dos anos os caminhões de tração também são chamados de cavalos mecânico, fazendo menção aos animais que puxavam carroças e vagões no trilho, mas que se cansavam e os que eram mecânicos não.

Assista o vídeo abaixo onde mostra uma réplica dessa primeira locomotiva em funcionamento em cima dos trilhos.

Veja também: 

Comentários

Postagens Populares

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Área de Escape da BR-376 Salva Vidas na Descida da Serra do Mar!

60 caminhões juntos: o maior aterro que você verá!