Tudo sobre máquinas pesadas e notícias sobre caminhões atualizadas diariamente para o caminhoneiro.
Porque chamam de Cavalo Mecânico ou Cavalinho? Saiba
Gerar link
Facebook
Twitter
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
por
Gabriel M. Marques
É provável que você já tenha ouvido falar sobre o cavalo mecânico ou cavalinho dos caminhões e carretas, mas você sabe o real significado desse termo? O que é qual a origem desse apelido? Venha com a gente para entender.
O que é cavalo mecânico ou cavalinho?
Este nome é dado para o caminhão usado para puxar carretas, sejam elas de 2 eixos, 3 eixos, LS, bitrem, rodotrem, tritrem, treminhão, ou seja, qualquer tipo de semirreboque precisa ser puxado por esse modelo de veículo.
Ele é formado pelo conjunto de cabine, motor e as rodas de tração. Essas rodas de tração são o que fazem ele se movimentar, podendo ser do tipo simples (4x2), do tipo truck ou trucado (6x2), traçado (6x4) e até 8x2, 8x4 ou 8x8 como na foto do início da matéria.
Portanto, o cavalo mecânico é um veículo de tração que pode ser engatado para puxar as carretas ou semirreboques e ele pode ter 2 ou mais eixos, dependendo da função que ele irá exercer.
Origem do Cavalo Mecânico
Antigamente as pessoas e mercadorias eram transportadas por cavalos ou por carroças que também eram puxadas por cavalos.
No entanto, em 1804, um construtor galês chamado Ricard Trevithick, inventou uma máquina a vapor que era uma espécie de caldeira na horizontal com chaminé movida por 4 rodas, mas que podia fazer muita força, transportar mais carga que as carroças e não se cansava.
Surgia ali o cavalo mecânico ou cavalinho como também é chamado hoje em dia.
Ele foi testado pelo proprietário de uma mineradora e conseguiu puxar cerca de 70 homens e 10 toneladas de ferro sobre os trilhos. Lembrando que esse protótipo era uma máquina de tração que andava sobre trilhos a princípio.
Todos ficaram impressionados com o que viram, mas como o primeiro cavalo mecânico do mundo era muito pesado, logo foi deixado de lado e voltaram a utilizar os animais para puxarem a carga e transportar pessoas.
Só após alguns anos de aperfeiçoamento que o protótipo ganhou respeito e com o passar dos anos os caminhões de tração também são chamados de cavalos mecânico, fazendo menção aos animais que puxavam carroças e vagões no trilho, mas que se cansavam e os que eram mecânicos não.
Assista o vídeo abaixo onde mostra uma réplica dessa primeira locomotiva em funcionamento em cima dos trilhos.
Um motorista de caminhão desabafa para outro colega de profissão após 3 dias esperando o socorro da seguradora do seu caminhão que tombou durante uma ultrapassagem forçada na rodovia. Segundo o caminhoneiro Anderson, mais conhecido como Japão do 142 de Araguari, o acidente aconteceu da seguinte forma: ele freou o caminhão bruscamente para não bater e nem tirar a vida de ninguém após um condutor irresponsável forçar uma ultrapassagem forçada na faixa contínua (onde não pode ultrapassar). Então, ele freou rapidamente para não bater na traseira e a carreta derrapou no asfalto, fazendo o L e tombando fora da pista. Aparentemente, como podemos ver no vídeo, o Scania 142 branco sofreu poucos danos, mas a carreta carregada de tubos ficou com as rodas no ar. Anderson fala que está esperando o socorro a cerca de 3 dias por parte da seguradora. A única coisa que falaram é que iriam tirar a carga, faze o transbordo e deixa-lo no local sem nenhum assistência. Ele ainda diz que não pode sair de pe
Conheça 3 caminhoneiras bonitas que resolverem postar fotos sensuais para seus fãs, seja com roupa ou completamente nuas em plataformas de conteúdo adulto, como OnlyFans e Privacy e hoje faturam uma grana alta. Com a ascensão da internet em todo o mundo, está cada vez mais comum que todos postem seu dia a dia nas redes sociais, sua rotina de vida diária ou como é seu dia de trabalho, mostrando todos os perrengues e alegrias. É o caso também dos motoristas de caminhões, onde muitos postam diariamente fotos e vídeos das viagens feitas, dos carregamentos de cargas, dos problemas enfrentados nas estradas que precisam ser resolvidos e muito mais. Com isso, muitas belas caminhoneiras acabaram ganhando grande notoriedade na internet, gerando muitos seguidores no Youtube, Instagram, TikTok e Facebook. Dessa forma, é normal que essas pessoas se interessem pela vida desses criadores de conteúdo. Então, 3 mulheres motoristas de caminhões, ao notarem seu público interessado em um conteúdo mais p
Vamos falar um pouco sobre a história da caminhoneira conhecida como a Tal da Loira . Ela que é famosa nas redes sociais por seu amor por caminhão e por suas fotos picantes, tanto no Instagram, Facebook, como em plataformas de conteúdos adultos e vídeos no Youtube. Quem é a Tal da Loira? O nome oficial dela é Ana Carolina Silva e tem por volta dos 24 anos de idade. Nasceu em Minas Gerais e mora lá até hoje, na cidade de Capelinha, no interior do estado. A influencer loira do caminhão arqueado se tornou famosa na internet devido a suas publicações que mostravam ela dirigindo seu veículo de trabalho, mostrando seus perrengues na estrada, sempre bem descontraída e com o linguajar do jovem caminhoneiro. Devido a sua beleza, surgiram muitos comentaram positivos sobre Ana Carolina que começou a postar fotos um pouco mais sensuais no Instagram, o que fez ela alcançar um público muito grande e crescer muito sua rede social. Origem do apelido Segundo Ana, o apelido foi dado pelos seus fãs que
Diversos caminhões tem apelidos engraçados, mas um deles tem o nome estranho e nem é apelido. Você sabe porque o nome caminhão Pipa ? Vamos explicar qual a origem desse nome que não tem muito a ver com o que ele transporta, não é mesmo? O que é um caminhão Pipa? É um veículo especialmente projetado para transportar água armazenada em um tanque. Ele é usado principalmente para abastecer áreas que não têm acesso a uma rede de água potável, como zonas rurais, ou para suprir necessidades temporárias, como em situações de emergência ou em obras. Também são utilizados para levar água até obras ou estradas de terra muito secas e que precisam ser molhadas para evitar o excesso de poeira no ar. Esse veículo tem um grande tanque de metal ou plástico na parte traseira, que pode ter capacidade para armazenar vários milhares de litros de água. Ele também tem uma bomba hidráulica e uma mangueira para permitir que a água seja transferida para recipientes ou outros tanques. Por isso, ele também é ch
Um trator agrícola da marca Massey Ferguson 7250 quebrou no meio e o operador ficou desorientado, sem entender o que havia acabado de acontecer bem na sua frente com sua ferramenta de trabalho que leva o pão para a mesa de casa. Todos sabemos que acidentes de trabalho são comuns de acontecer e que é importante e prevenir para que isso não aconteça. Para isso, devemos usar os equipamentos de proteção individual (EPI), respeitar as normas de segurança no trabalho e estar sempre atento. No entanto, esse tratorista levou um grande susto. Ele estava operando seu trator Massey Ferguson 7250, puxando cana do canavial em cima de uma carreta. Só que, aparentemente, ela era muito grande e pesada para aquele veículo agrícola que acabou ficando presa na beirada da estrada. Então, chamaram o resgate e chegou um caminhão para puxar o trator. Engataram um cabo de aço na frente dele e na parte traseira do caminhão. Quando começaram a puxar, vários populares começaram a registrar tudo com os celul
Comentários
Postar um comentário