Vamos te ensinar hoje a diferença dos caminhões toco, truck, trucado e traçado. Por que são chamados dessa forma, quantos eixos tem cada um e qual a vantagem de um cavalo mecânico sobre o outro.
Para quem já está bem familiarizado com o ramo de transportes, pode ser bem óbvia a matéria de hoje, mas para as pessoas que não tem nenhum tipo de contato com o assunto, saiba que essa dúvida é bem comum.
Quando ligamos para uma empresa que vende materiais de construção e pedimos uma caçamba de brita ou areia, eles costumam perguntar: "você quer um toco ou truck? Então, aí que muitas pessoas ficam perdidas sem saber a resposta.
No fim, se a escolha for errada, pode chegar material demais para o local que foi pedido ou material de menos e acabar frustrando a pessoa.
Tem também outros que acham que a palavra trucado e traçado servem para o mesmo fim e que não tem diferença alguma (eu fui um desses kkk), mas também iremos falar sobre isso.
O que é caminhão toco
É um cavalo mecânico ou cavalinho com apenas 2 eixos, ou seja, 2 barras onde são instaladas as rodas do veículo, fazendo a ligação da roda do lado esquerdo com o lado direito, tanto na parte frontal quanto na parte traseira.
O eixo dianteiro é o direcional e é ele o responsável por direcionar o veículo quando o motorista vira o volante para a esquerda ou direita. Já o eixo traseiro é onde fica a tração que é onde recebe a força do motor e faz com que as rodas se movam e façam o caminhão sair do lugar.
Esse veículo simples é chamado de 4x2, pois possui 4 pontos de contato com o solo, 2 rodas do eixo da frente e 2 ou 2 pares de rodas na parte traseira, sendo que apenas o traseiro tem tração.
O que é caminhão truck ou trucado
Antes de falar o que é, deixa eu esclarecer que o truck e trucado são a mesma coisa. A palavra trucado só surgiu para dizer que um veículo é truck. Então, nesse caso, não tem diferença alguma você usar uma palavra ou outra para a definição.
Caminhão truck é aquele que tem 3 eixos no total, onde 1 na frente é o direcional, o segundo é o que tem a tração e o terceiro extra é livre. Assim como o toco, ele só tem um eixo de tração. O outro eixo na parte traseira serve apenas para que ele suporte transportar mais peso.
Esse veículo é 6x2, ou seja, 6 pontos de contato com o solo (6 conjunto de pneus), no entanto, só 1 eixo é tracionado. Ele aguenta mais peso de carga que o toco e tem um peso bruto total (PBT) maior, devido a barra extra de rodas.
O que é caminhão traçado
É um veículo que normalmente transporta muita carga e precisa de uma força a mais, então é empregado principalmente em caçambas, bitrem, rodotrem, bitrenzão, tritrem, treminhão e outros que exigem grande potência.
A diferença do traçado para o toco e truck é que esse tem 2 eixos de tração na parte traseira do cavalinho e 1 dianteiro direcional.
Portanto, o traçado é 6x4, pois tem 6 pontos de contato com o solo igual ao trucado, mas o diferencial é que ele tem 2 eixos que tracionam, fazendo com que ele puxe cargas pesadas com muito mais facilidade sem ficar patinando.
Um loteamento com terreno mole, onde o caminhão precisa entrar para descarregar o aterro, normalmente é feito com os traçados para evitar que eles fiquem atolados no local. As carretas também precisam de muita força para serem puxada e também são acopladas a esse tipo de cavalo mecânico.
Veja também:
Entendeu a diferença desses tipos de caminhões? Agora você já consegue distinguir o toco do truck ou trucado do traçado?
Espero que tenha ajudado você, então não esqueça de compartilhar clicando nos botões abaixo e deixar um comentário positivo para que nós do site As Máquinas Pesadas continuemos trazendo informações úteis.
Pra mim foi uma matéria muito esclarecedora!!!
ResponderExcluirAchei que iam falar o nome daquele da foto de 5 eixo, já vi bitruk agora tritruk não tinha visto!
ResponderExcluirBem explicado.
ResponderExcluirMuito obrigado pela a informação!!
ResponderExcluirExcelente matéria
ResponderExcluirExcelente matéria
ResponderExcluirachei q eli ia fala da queli cheio de rodas la os outros agente conhece
ResponderExcluir