Diferença de caminhão Toco, Truck, Trucado e Traçado!


 caminhao truck trucado traçado

Vamos te ensinar hoje a diferença dos caminhões toco, truck, trucado e traçado. Por que são chamados dessa forma, quantos eixos tem cada um e qual a vantagem de um cavalo mecânico sobre o outro.

Para quem já está bem familiarizado com o ramo de transportes, pode ser bem óbvia a matéria de hoje, mas para as pessoas que não tem nenhum tipo de contato com o assunto, saiba que essa dúvida é bem comum.

Quando ligamos para uma empresa que vende materiais de construção e pedimos uma caçamba de brita ou areia, eles costumam perguntar: "você quer um toco ou truck? Então, aí que muitas pessoas ficam perdidas sem saber a resposta.

No fim, se a escolha for errada, pode chegar material demais para o local que foi pedido ou material de menos e acabar frustrando a pessoa.

Tem também outros que acham que a palavra trucado e traçado servem para o mesmo fim e que não tem diferença alguma (eu fui um desses kkk), mas também iremos falar sobre isso.

O que é caminhão toco

É um cavalo mecânico ou cavalinho com apenas 2 eixos, ou seja, 2 barras onde são instaladas as rodas do veículo, fazendo a ligação da roda do lado esquerdo com o lado direito, tanto na parte frontal quanto na parte traseira.

caminhao toco 4x2

O eixo dianteiro é o direcional e é ele o responsável por direcionar o veículo quando o motorista vira o volante para a esquerda ou direita. Já o eixo traseiro é onde fica a tração que é onde recebe a força do motor e faz com que as rodas se movam e façam o caminhão sair do lugar.

Esse veículo simples é chamado de 4x2, pois possui 4 pontos de contato com o solo, 2 rodas do eixo da frente e 2 ou 2 pares de rodas na parte traseira, sendo que apenas o traseiro tem tração.

O que é caminhão truck ou trucado

Antes de falar o que é, deixa eu esclarecer que o truck e trucado são a mesma coisa. A palavra trucado só surgiu para dizer que um veículo é truck. Então, nesse caso, não tem diferença alguma você usar uma palavra ou outra para a definição.

caminhao truck trucado 6x2

Caminhão truck é aquele que tem 3 eixos no total, onde 1 na frente é o direcional, o segundo é o que tem a tração e o terceiro extra é livre. Assim como o toco, ele só tem um eixo de tração. O outro eixo na parte traseira serve apenas para que ele suporte transportar mais peso.


Esse veículo é 6x2, ou seja, 6 pontos de contato com o solo (6 conjunto de pneus), no entanto, só 1 eixo é tracionado. Ele aguenta mais peso de carga que o toco e tem um peso bruto total (PBT) maior, devido a barra extra de rodas.

O que é caminhão traçado

É um veículo que normalmente transporta muita carga e precisa de uma força a mais, então é empregado principalmente em caçambas, bitrem, rodotrem, bitrenzão, tritrem, treminhão e outros que exigem grande potência.

caminhao traçado 6x4

A diferença do traçado para o toco e truck é que esse tem 2 eixos de tração na parte traseira do cavalinho e 1 dianteiro direcional.

Portanto, o traçado é 6x4, pois tem 6 pontos de contato com o solo igual ao trucado, mas o diferencial é que ele tem 2 eixos que tracionam, fazendo com que ele puxe cargas pesadas com muito mais facilidade sem ficar patinando.

Um loteamento com terreno mole, onde o caminhão precisa entrar para descarregar o aterro, normalmente é feito com os traçados para evitar que eles fiquem atolados no local. As carretas também precisam de muita força para serem puxada e também são acopladas a esse tipo de cavalo mecânico.

Veja também:

Entendeu a diferença desses tipos de caminhões? Agora você já consegue distinguir o toco do truck ou trucado do traçado?

Espero que tenha ajudado você, então não esqueça de compartilhar clicando nos botões abaixo e deixar um comentário positivo para que nós do site As Máquinas Pesadas continuemos trazendo informações úteis.

Comentários

  1. Pra mim foi uma matéria muito esclarecedora!!!

    ResponderExcluir
  2. Achei que iam falar o nome daquele da foto de 5 eixo, já vi bitruk agora tritruk não tinha visto!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela a informação!!

    ResponderExcluir
  4. achei q eli ia fala da queli cheio de rodas la os outros agente conhece

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

O novo caminhão Volkswagen Meteor Optimus sem retrovisor e rodas diferentes

Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!

TRISTE - Por dentro do ônibus da cantora Marília Mendonça

Exato momento que um Rodotrem afunda no rio após cair da balsa em Delfinópolis, MG

Volvo FM 500 derrapa com uma lancha de 39 toneladas em cima!