Saiba o que é Caminhão LS e porque esse nome!


 caminhao carreta ls

Sabemos que existem diferentes tipos de caminhão no mercado, mas nem todos conseguem associar o nome dado a cada tipo de veículo ou implemento. É o caso das carretas LS, que muita gente não sabe o que é, nem o significado dessa sigla.

Portanto, eu irei explicar a você na matéria do hoje o que é um caminhão LS, qual a explicação para o uso dessas letras e qual foi a origem dessa abreviação que é usada até hoje no vocabulário dos caminhoneiros.


O que é carreta LS?

Esse nome é dado para um cavalo mecânico trucado 6x2, ou seja, quando um cavalinho tem 1 eixo dianteiro e 2 eixos traseiros, onde um deles é o da tração, ele é chamado de cavalo truck.

  • 1 eixo dianteiro que direciona o veículo;
  • 1 eixo traseiro que traciona e faz ele se locomover;
  • Mais 1 eixo extra para suportar mais peso.
Com isso totalizando 6 pontos de contato no solo (6 conjuntos de rodas) e 1 conjunto de tração, por isso, ele é chamado de 6x2, trucado ou LS. Esse tipo de configuração puxam carretas ou semirreboques de 3 eixos.


significado carreta caminhao ls

Qual o significado de LS?

Esse apelido teve origem na época em que a Scania se instalou no Brasil, no ano de 1957, ou seja, a cerca de 65 anos atrás.

Nessa época, todos as letras usadas nos caminhões tinham origem de palavras do vocabulário sueco, pois nesse início, os veículos vinham desmontados da Suécia, montados no Brasil e comercializados pela Vemag em São Paulo.

A letra L significa "Lastbil", uma palavra em sueco que se traduz em: caminhão 4x2. Um bom exemplo são os caminhão Scania L-110 e L-111, onde tem 2 eixos de rodas, mas apenas 1 é de tração.

A letra S significa "Stödaxel", uma palavra sueca que traduzida para o português é: eixo de suporte. Remetendo aos veículos 6x2, onde tem um eixo extra juntamente com o de tração, para dar um melhor apoio a carga e distribuir o peso.

Então, com o passar do tempo e com a popularização dessa sigla, todas as carretas com 3 eixos começaram a ser chamadas de LS, independentemente da marca do cavalinho que a puxava (Scania, Volvo, Mercedes ou outro).

Veja também:

Assista o vídeo abaixo que mostra detalhadamente o que é e o significado da sigla LS das carretas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens Populares

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

Caminhoneira ganha R$100 mil por mês em site adulto e compra caminhão!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: Caminhoneiro Drogado foge da PRF e é preso na BR-101 após causar acidente!