Saiba o que é Carreta Vanderleia e porque o nome!


carreta vanderleia 3 eixos

Com certeza você já viu ou passou por uma carreta do tipo Vanderleia, mas nem imagina que esse era o nome dela. Mas você sabe porque ela é chamada dessa forma? Qual a origem do nome e quando foi que ele surgiu?

Sem muita enrolação na introdução da matéria, vamos direto ao ponto que interessa.

O que é uma carreta Vanderleia?

Nada mais é que um semirreboque onde os 3 eixos de rodas são mais afastados do que as convencionais LS. Dessa forma, o peso da carga é melhor distribuído e possibilita carregar ainda mais carga, o que fez ela se tornar tão popular.

A distância entre os 3 eixos da Vanderleia é em torno de 2,42 metros e das convencionais é 1,25 metros. Então, como esses eixos foram levados mais ao centro da carreta do que as LS, o peso sobre as rodas é melhor distribuído, evitando problemas e possibilitando transportar mais carga.

Veja também: o que é um caminhão LS.

Origem da Vanderleia?

Esse apelido surgiu por volta dos anos 70, quando o governo do presidente Geisel fez o Decreto 82.925 que aumentou o peso bruto total combinado (PBTC) de 40,5 toneladas para 45 toneladas, sem precisar alterar o limite de eixos.

Nessa época, o conjunto articulado mais utilizado era os de 5 eixos, ou seja, um cavalo mecânico 4x2 e uma carreta de 3 eixos com espaçamento normal, com um PBTC de 40,5 T.

Mas no fim, acharam que o ideal seria adequar o implemento aumentando a distância dos 3 eixos e melhor aproveitar a distribuição do peso. Então, foi aí que surgiu a Vanderleia e dessa forma, foi melhor aproveitado o novo PBTC de 45 toneladas do decreto 82.925 do governo Geisel.

carreta vanderleia eixos espaçados

Porque o nome Vanderleia numa carreta?

Quando foi criada, sua estabilidade não era tão boa como hoje em dia e ao trafegar em velocidades altas, o primeiro eixo ficava dançando, ou seja, balançando de um lado para o outro e como eles eram tão espaçados, parecia uma dançarina com as pernas afastadas.

Então, como nessa época os cantores da Jovem Guarda faziam muito sucesso - entre eles estavam Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderleia - seus passos e danças foram comparados com o forma que a carreta se comportava nas estradas.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, assista o vídeo abaixo onde mostra uma carreta desse modelo e a explicação para tal.

Comentários

Postagens Populares

Uma das MANOBRAS MAIS DIFÍCEIS que já vi - Bitrem 9 eixos!

O novo caminhão Constellation, Meteor e Delivery - Lançamento 2023

Pista molhada causa acidente com carretas na BR-381 - Flagrante do exato momento.

Volvo FH 500 é transformado em Motorhome e o interior tem de tudo!

Quebra-molas mal sinalizado causou acidente na BR 174.