Saiba o que é Carreta Vanderleia e porque o nome!


carreta vanderleia 3 eixos

Com certeza você já viu ou passou por uma carreta do tipo Vanderleia, mas nem imagina que esse era o nome dela. Mas você sabe porque ela é chamada dessa forma? Qual a origem do nome e quando foi que ele surgiu?

Sem muita enrolação na introdução da matéria, vamos direto ao ponto que interessa.

O que é uma carreta Vanderleia?

Nada mais é que um semirreboque onde os 3 eixos de rodas são mais afastados do que as convencionais LS. Dessa forma, o peso da carga é melhor distribuído e possibilita carregar ainda mais carga, o que fez ela se tornar tão popular.

A distância entre os 3 eixos da Vanderleia é em torno de 2,42 metros e das convencionais é 1,25 metros. Então, como esses eixos foram levados mais ao centro da carreta do que as LS, o peso sobre as rodas é melhor distribuído, evitando problemas e possibilitando transportar mais carga.

Veja também: o que é um caminhão LS.

Origem da Vanderleia?

Esse apelido surgiu por volta dos anos 70, quando o governo do presidente Geisel fez o Decreto 82.925 que aumentou o peso bruto total combinado (PBTC) de 40,5 toneladas para 45 toneladas, sem precisar alterar o limite de eixos.

Nessa época, o conjunto articulado mais utilizado era os de 5 eixos, ou seja, um cavalo mecânico 4x2 e uma carreta de 3 eixos com espaçamento normal, com um PBTC de 40,5 T.

Mas no fim, acharam que o ideal seria adequar o implemento aumentando a distância dos 3 eixos e melhor aproveitar a distribuição do peso. Então, foi aí que surgiu a Vanderleia e dessa forma, foi melhor aproveitado o novo PBTC de 45 toneladas do decreto 82.925 do governo Geisel.

carreta vanderleia eixos espaçados

Porque o nome Vanderleia numa carreta?

Quando foi criada, sua estabilidade não era tão boa como hoje em dia e ao trafegar em velocidades altas, o primeiro eixo ficava dançando, ou seja, balançando de um lado para o outro e como eles eram tão espaçados, parecia uma dançarina com as pernas afastadas.

Então, como nessa época os cantores da Jovem Guarda faziam muito sucesso - entre eles estavam Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderleia - seus passos e danças foram comparados com o forma que a carreta se comportava nas estradas.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, assista o vídeo abaixo onde mostra uma carreta desse modelo e a explicação para tal.

Comentários

Postagens Populares

O novo caminhão Volkswagen Meteor Optimus sem retrovisor e rodas diferentes

Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!

TRISTE - Por dentro do ônibus da cantora Marília Mendonça

Exato momento que um Rodotrem afunda no rio após cair da balsa em Delfinópolis, MG

Volvo FM 500 derrapa com uma lancha de 39 toneladas em cima!