Como ENGATAR a carreta no caminhão ou cavalinho, passo a passo


engatando carreta no caminhao

Manobrar um cavalo mecânico pode ser uma tarefa intimidadora, especialmente se você não estiver familiarizado com a manobra. Engatar um caminhão na carreta pode ser um processo complicado, mas se você seguir os passos certos, é possível acoplar a carreta no caminhão de forma segura e eficiente.

Então, confira diversas dicas de como atrelar e desatrelar o conjunto de forma correta e você verá que não é tão complicado como parece ser, pois o engate é simples e o que é mais difícil é a manobra realizada pelo motorista na cabine.

Antes do passo a passo devo explicar algumas coisas essenciais que são os elementos que serão usados para fazer o atrelamento e são os seguintes: quinta roda, gavião e pino-rei.

Quinta roda é um implemento que fica em cima da parte da traseira do cavalo mecânico, logo acima das rodas e é onde o pino-rei da carreta irá entrar para fazer o acoplamento e o gavião é a peça que prenderá tudo, deixando o sistema bem preso, sem risco de se soltar.

quita roda pino rei gaviao

Passo a passo para engatar a carreta

1 - O primeiro passo para fazer o engate de um caminhão na carreta é alinhar o veículo, dando ré, na direção do reboque ou semirreboque para que a quinta roda fique na direção do pino-rei.

2 - Como os pés da carreta estão bem fixados no chão e ela está mais alta que a parte traseira do cavalinho, continue dando ré até ele entrar embaixo e você sentir ou ouvir o pino-rei entrando em contato com a quinta roda. Nesse momento o gavião irá se fechar e travar para o conjunto não se soltar.

3 - Verifique se o engate da carreta foi feito corretamente e se o gavião estão bem fechado.

4 - Acoplamento das mangueiras: atrás do cavalinho tem algumas mangueiras que devem ser engatadas no semirreboque para fazer a alimentação da energia e o abastecimento de ar do mesmo.

mangueiras carreta caminhao

5 - Liberação do freio: ao descer do veículo, certifique-se de puxar o estacionário, muito conhecido também como Maneco, que é o freio de mão. Então, localize o local onde o freio da carreta está acionado e libere para ela não andar travada. Esse sistema fica na parte de baixo, perto das rodas.

6 - Agora levante os pés da carreta girando a manivela que fica na sua lateral. Assim, você deixará ela livre, pronta para o trabalho e carregamento da carga.

7 - Entre na cabine, coloque o cinto, libere o estacionário ou Maneco e tenha uma boa viagem.

Veja também: 
Que tal, foi útil esse passo a passo de como engatar o caminhão na carreta? Aprendeu como faze o atrelamento correto? Espero que sim e que você tenha absorvido os conhecimentos aqui passados.

Comentários

Postagens Populares

Como cruzar marcha no caminhão, passo a passo

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Porque o caminhão PIPA tem esse nome, saiba a origem!

A Tal da Loira Caminhoneira, conheça!

Porque o caminhão usa Diesel e não gasolina?