Diferença de reboque, semirreboque e carreta!


Diferença reboque semirreboque carreta

Saiba o que é e quais são as diferenças entre um reboque, um semirreboque e uma carreta. Tenho certeza que muitos tem essa mesma dúvida, então vieram no lugar certo para o esclarecimento de uma vez por todas.

Nós vemos diversos tipos de veículos, com diferentes cores, formatos, tamanhos, alturas, marcas e é normal surgirem dúvidas sobre o nome de cada coisa, pois nós não nascemos sabendo tudo e a busca pelo conhecimento é constante.

O que iremos tratar na matéria de hoje é uma dúvida que eu também tinha até pouco tempo atrás e, para mim, era tudo a mesma coisa, mas não é bem assim.


O que é um reboque

É um veículo utilizado para o transporte de cargas, formado por uma estrutura de metal ou madeira, apoiado sobre 1 eixo ou 2 eixos, permitindo que ele se equilibre sozinho.

Ele ganha funcionalidade quando é engatado a um veículo que o puxará, como: carros, caminhões ou tratores agrícolas por exemplo. Também é conhecido como "carretinha".

reboque carretinha

O reboque é bastante usado nas cidades, engatados nas traseiras dos carros, para realizar transportes de cargas leves, fazer pequenos fretes e auxiliar os trabalhadores no movimentação das ferramentas de trabalho.


Também é comum encontrarmos eles no meio rural, no campo e na fazenda, puxando o alimento do gado, cana, peças de máquinas, frutas, verduras, carregando o leite que o produtor irá vender e muitos outros itens.

O que é semirreboque ou carreta?

Antes de explicar o que é, quero deixar claro que carreta de caminhões e semirreboque são a mesma coisa, só são nomenclaturas diferentes, mas que querem dizer a mesma coisa.

Os semirreboques são meios de transporte com 1, 2 ou 3 eixos e que só tem funcionalidade se forem engatados a um veículo com tração, ou seja, precisam ser acoplados à quinta-roda dos caminhões para serem movimentados.


semirreboque carreta caminhao

Mas diferentemente dos reboques, esses só podem ser engatados a um caminhão trator, que é um veículo automotor destinado a arrastar ou tracionar outro. 

Ele não consegue se apoiar sozinho, precisando estar apoiados em cima dos caminhões ou nos pés de apoio quando desengatados. Esse engate é feito ao encaixar o pino rei da carreta na quinta-roda do caminhão trator.

Qual a diferença de reboque e semirreboque?

Portanto, após as explicações acima, chegamos a seguinte conclusão:
Reboques são veículos que conseguem se equilibrar sozinho e são apenas engatados nas traseiras dos veículos, podendo ser desengatado facilmente. 

Já os semirreboques ou carretas, ficam apoiados em cima dos caminhões e não conseguem se apoiar sozinho em cima dos eixos. Para ser desacoplado, precisa passar por um processo para que seja removido o caminhão.

Veja também: 

Gostou da matéria? Não esqueça de compartilhar com mais gente nas redes sociais e comentar se esclareceu ou se restou alguma dúvida ainda para que possamos melhorar a cada dia.

Comentários

Postagens Populares

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

60 caminhões juntos: o maior aterro que você verá!

Área de Escape da BR-376 Salva Vidas na Descida da Serra do Mar!