O caminhoneiro pode levar a família no caminhão ou não?


pode levar familia viagem caminhao

Será que o motorista de caminhão pode levar a família nas viagens de caminhão durante o horário de trabalho ou não pode? Tem alguma lei para isso? O que dizem as empresas que contratam os profissionais da estrada?

Como muitas famílias enfrentam a rotina diária de separações por causa do trabalho, ficando longe um do outro por vários dias, muitos caminhoneiros profissionais se perguntam se podem levar suas famílias nas viagens de caminhão. A boa notícia é que, na maioria dos casos, a resposta é sim!

Mas vamos explicar o que o condutor deve fazer para ter esse benefício liberado durante seu horário de trabalho.

O caminhoneiro pode transportar a família?

Como já falamos anteriormente, a resposta É SIM e existem muitas razões pelas quais um caminhoneiro pode querer levar sua família em uma viagem, mesmo que seja por vários dias ou semanas. 

Alguns caminhoneiros fazem isso para para evitar a solidão e alguns até para melhorar o relacionamento com sua família, pois só quem passa por isso sabe a tristeza que é ficar tanto tempo longe da família.

Isso é ruim tanto para o motorista, quanto para a família que fica em casa à espera do marido, do pai ou do filho que está viajando. Seja qual for o motivo, muitos caminhoneiros profissionais podem, sim, levar suas famílias nas viagens de caminhão.

No entanto, é importante lembrar que levar a família nas viagens de caminhão pode exigir alguns ajustes. Por exemplo, um caminhoneiro precisará se certificar de que a carga que está transportando é segura para que sua família possa estar no caminhão. 


Além disso, o principal fator que pode impedir que isso ocorra é a política da companhia de caminhões que ele trabalha, porque ela pode permitir ou não que os familiares dos caminhoneiros viajem com eles.

esposa filho viagem caminhao

Felizmente, muitas companhias de caminhões permitem que os familiares dos caminhoneiros viajem junto, mas não é uma obrigação. No entanto, é importante notar que essas companhias podem exigir que os caminhoneiros cumpram certas condições para serem elegíveis para levar os familiares nas viagens de caminhão.

Condições para viajar com familiares 

1 - O caminhoneiro deve ter um histórico limpo de condução. Ou seja, aquele condutor que anda corretamente na estrada, sem cometer infrações, obedecendo as leis de trânsito e o limite de velocidade, pode ser liberado. 

2 - Deve ter uma boa pontuação de condução.

3 - Deve ter um certificado de boa saúde e que evite o uso de entorpecentes, seja o álcool ou até o rebite.

4 - Ter um seguro de saúde adequado.

5 - Ter um seguro de vida adequado.

caminhoneiro familia dormindo viagem caminhao

Se um caminhoneiro atender a todas essas condições, ele provavelmente será elegível para levar os familiares nas viagens de caminhão. No entanto, é importante notar que cada companhia de caminhões pode ter suas próprias condições para os que desejam levar os familiares nas viagens de caminhão

Lei sobre transportar esposa e filhos no caminhão

Não temos leis que regulamentam esse tipo de prática, mas ao levar a esposa, filho, um outro parente ou amigo, os caminhoneiros devem assegurar-se de que eles estejam seguras em todos os momentos. 

Para garantir a segurança da família nas viagens, os caminhoneiros devem seguir algumas dicas importantes que evitaram a violação de algumas leis de trânsito brasileiras. Algumas dessas dicas incluem o seguinte:

  • Sempre use um cinto de segurança.
  • Nunca use o celular enquanto estiver dirigindo para não tirar o foco da estrada.
  • Nunca beba e dirija.
  • Descanse regularmente para não dormir ao volante.
  • Verifique o caminhão e a carga antes de iniciar a viagem. Veja se a manutenção está em dia, se os pneus estão bons, se a carga está bem presa, etc.
  • Verifique os mantimentos de higiene e alimentação.
  • Tenha um local adequado para dormirem.

Veja também:
Conclusão: como você pode ver, os caminhoneiros podem levar os familiares nas viagens de caminhão. No entanto, é importante que estes estejam cientes das condições que devem atender e das dicas que devem seguir para garantir a segurança de todos.

Comentários

  1. Se ocorre um acidente com óbito, infelizmente acontece todo momento, certamente a empresa será obrigada a indenizar parentes dos familiares mortos, é um risco ,
    , e grande, que as empresas correm ao permitir familiares viajando na boleia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Como cruzar marcha no caminhão, passo a passo

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: Caminhoneiro Drogado foge da PRF e é preso na BR-101 após causar acidente!

Vídeo: momento que baú de caminhão desmonta e cai na estrada na Bahia