O caminhão mais comprido do mundo - 174 metros e 150 toneladas!


 Letourneau Overland Train MK II

Quero te apresentar hoje o caminhão mais comprido do mundo que mais parece um trem cheio de vagões que pode andar pelas estradas com sua enorme quantidade de rodas ao invés de andar sobre trilhos.

Se você já viu um bitrem, rodotrem, tritrem ou treminhão, sabe que esses conjuntos de cavalo mecânico e semirreboques são bem extensos, mas o que verá na matéria de hoje é muito maior do que você já viu.

LeTorneau TC-497 MK II - Overland Train

O TC497 MK II é um veículo de carga gigante e longo, que foi redimensionado para viajar por quase qualquer tipo de terreno devido a suas rodas enormes à pedido do exército Norte Americano na década de 50.

A intenção da construção desse monstro sobre rodas era a de atender a necessidade de logística sem ficar dependente do sistema rodoviário ou ferroviários das cidades, ou seja, o exército queria transportar muita carga e não podia ficar dependente dos trens e caminhões locais.

Dessa forma o Overland Train, como é chamado o Letorneau TC-497, foi construído para fazer o trabalho logístico nas estradas do interior, com a capacidade de transportar muitos suprimentos e com pouco rico de atolar.

caminhao mais comprido do mundo

Características impressionantes:

  • 174 metros de comprimento aproximadamente;
  • Podia puxar até 2 vagões engatados;
  • 54 rodas;
  • Capacidade de até 150 toneladas;
  • Velocidade máxima de 32 km/h.
Devido ao seu imenso tamanho, peso e quantidade de carga que ele transportava, o TC-497 MK II precisava ser operado por até 6 pessoas.

Ele contava com 4 motores Saturn 10MC de 1170 HP de turbina a gás (maior potência e menos peso), onde um ficava no cavalo mecânico e os outros 3 motores ficavam espalhados pelos "vagões do trem sobre rodas".

Para evitar dificuldades nas curvas de todo o conjunto de tamanho máximo de 174 metros, os semirreboques foram todos equipados com eixos direcionais, partindo o comando da cabine de controle.

pneu caminhão letorneau tc 497 mk II

A cabine de 6 rodas tinha cerca de 9 metros de altura, com capacidade de alojar 6 pessoas, com quartos, banheiros e cozinha, para um maior conforto dessa tripulação que ficava dias morando dentro do caminhão.

O Overland Train se mostrou bastante útil para o exército, mas com a chegada dos helicópteros de carga e a dificuldade imensa da manutenção do veículo fez ele ser aposentado e colocado à venda por 1,4 milhão de dólares, em 1969, que convertido para reais no cotação de hoje, fica em torno de 7,4 milhões de reais.

Assista o vídeo do TC-497 MK II em operação na década de 50 e veja como era complicado dirigir um caminhão tão longo, podendo chegar aos 174 metros de comprimento.

Veja também: 

Comentários

Postagens Populares

Caminhoneiro sobrevive a acidente por um milagre na Serra do Vento!

TERRAGATOR - Trator com 3 eixos ou apenas uma roda dianteira!

Megaoperação com 2 guindastes e 1 escavadeira para tirar árvore do fundo do rio

Caminhoneiro de 59 anos leva um SOCO de fisiculturista e morre (vídeo)

Trator 8x8 com 600 cavalos de potência - Versátil 1080 Big Roy (Fotos e Vídeo)