Como parar um motor diesel disparado, passo a passo


 motor diesel carro caminhão disparado

Saiba o que o motorista, seja ele caminhoneiro ou não, deve fazer se o motor diesel disparar, ou seja, ficar acelerado como se tivesse com o pé no fundo do acelerador soltando fumaça branca. 

Já vi isso acontecer algumas vezes e é uma tremenda correria na tentativa de desligar o caminhão, com diversas sugestões e opiniões diferentes, mas que nós esclareceremos para que você fique preparado quando ver isso acontecer e passe a informação para outros motoristas que também devem saber.

Porque o motor diesel dispara?

Um motor acelerado de caminhão ou veículo a diesel, fora de controle, entra em sobre giro e levanta aquela fumaça branca absurda que assusta a todos que estão próximos.

Se nada for feito numa situação dessa, o motor pode acabar sendo danificado ou até mesmo destruído internamente por não suportar a intensidade alta constante do giro.

Normalmente o motor diesel dispara por admissão de óleo no motor por causa da turbina quebrada, ou seja, a turbina danificada e o motor começa a ser alimentado por óleo. Vou explicar de forma mais técnica abaixo.


1 - A turbina é lubrificada por óleo para trabalhar normalmente. Essa pressão de óleo que é a pressão nominal que o motor diesel trabalha, manda óleo para a parte quente e fria da turbina para a lubrificação do eixo interno dela.

por isso motor diesel dispara

2 - Depois que o óleo passa pelo eixo da turbina, sai sem pressão para a lubrificação do carter.

3 - Com o funcionamento do turbo, pode acontecer desse sistema quebrar e o eixo saiu do lugar.

4 - Com o eixo deslocado do local correto, aquela pressão de óleo que entrava para lubrificação acaba vazando e invade a admissão do motor.

5 - Na sequencia, quando o óleo entra na admissão do motor, somado com calor e compressão, acontece esse fenômeno do motor diesel disparar e ficar acelerado. 

Portanto, os motores dos caminhões disparam por causa da queima desse lubrificante de forma descontrolada como explicamos logo acima e ele vai continuar acelerado enquanto estiver entrando óleo na admissão ou o motor quebrar com a quebra do pistão, quebra da biela, estouro do bloco, estouro do eixo e muito mais. Em alguns casos pode dar perca total no motor.

O que fazer se o motor diesel disparar?

Já ouvi muitas pessoas se perguntarem e deram sugestões nas redes sociais sempre que veem um veículo ou um caminhão nessa situação. Entre as perguntas se destacam essas:
  • Soltar o cabo da bateria resolve?
  • Desligar a chave de ignição?
  • Engatar a primeira marcha e soltar não resolve?
  • E fechar a entrada do filtro de ar?
  • Cortar a mangueira do diesel?
  • Fechar a saída do escapamento?

Veículo com câmbio manual

A técnica mais recomendada nesses caso de veículos de passeio ou caminhões com câmbio manual é engatar a marcha mais alta e ir soltando a embreagem aos poucos.

Segundo informações, isso não danificará nada e o motor vai apagar sem nenhum problema, dando fim à dor de cabeça.

Veículo com câmbio automático

Quando o câmbio é automático não temos a opção de soltar a embreagem aos poucos, então temos que ter outra abordagem.


O que recomendamos é retirar a alimentação de ar que vai para o motor fechando a entrada de ar. Para isso você pode usar um pano e colocar dentro do cano, uma blusa ou algo que tiver por perto. Fazendo isso, você acaba com a queima errada do óleo.

desligando veiculo automatico disparado acelerado

Então é isso meus amigos! Essas foram as dicas para desligar um motor acelerado e fora de controle. Mas atenção, tenha cuidado e tente agir o mais rápido possível antes que o motor comece a ser danificado, pois pode saltar alguma peça e machucar as pessoas no entorno.

Comentários

  1. Coisa fácil e já aconteceu comigo é entupi com um pano a entrada de ar do motor assim corta a alimentação de ar e o motor apaga.
    Ai consegue salva o motor e a turbina

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo colocou a 5 marcha resultado rachou o câmbio no meio e perdeu o motor

    ResponderExcluir
  3. O meu 112 disparou andando na pista no susto eu freiei ele matei o motor na marcha em cima da pista ...susto e grande

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma pagero sport 2009 e aconteceu comigo. Quando senti que ela estava começando a elevar a rotação sem eu estar com o ppe no acelerador, joguei para a lateral da via e desliguei a chave e ela apagou. Tive que trocar eixo virabrequim, casquilhos fixos e móveis, anéis dos pistões e ao fim de tudo gastei uns 12.000,00 reais.

    ResponderExcluir
  5. O mais correto e tampar a entrada de ar com uma blusa ou um pano tomar cuidado para não sugar a mão


    ResponderExcluir
  6. Aconteceu cmgo numa kia bongô. K2500tci. Era novo barriga verde demais não tinha as manhã desliguei caminhão no acostamento chave na minha mão e motor não parava sai do caminhão fumaça cobriu serra do cafezal eu desesperado só pensando vai explodir 🤯 no final prejuízo foi leve turbina kkk e limpeza Cárter rs óleo e demais

    ResponderExcluir
  7. Eu ja tinha lido sobre isso há algun anos. Agora fiquei preocupado e vou providenciar a troca da turbina.

    ResponderExcluir
  8. Vou mandar trocar a turbina.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

O novo caminhão Volkswagen Meteor Optimus sem retrovisor e rodas diferentes

Caminhoneiro de 59 anos leva um SOCO de fisiculturista e morre (vídeo)

Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!

TRISTE - Por dentro do ônibus da cantora Marília Mendonça

Ex-Militar fez motorhome que é metade AVIÃO e metade caminhão!