Porque o caminhão usa Diesel e não gasolina?


Porque caminhão usa Diesel não gasolina


Você já se perguntou porque os caminhões usam o diesel ao invés da gasolina como combustível? E porque não usar o álcool etanol? É disso que iremos falar e esclarecer algumas dúvidas.

Razões para caminhões serem movidos à diesel

1 - Eficiência energética

A primeira razão é que o diesel é geralmente mais eficiente do ponto de vista energético do que a gasolina. Isso significa que, para uma quantidade determinada de combustível, um motor diesel pode produzir mais trabalho do que um motor a gasolina. 

A densidade energética é a quantidade de energia armazenada em um determinado combustível por unidade de massa. Em outras palavras, é a quantidade de energia que pode ser obtida a partir de uma certa quantidade de combustível. O diesel tem uma densidade energética maior do que a gasolina, o que significa que ele pode fornecer mais energia por unidade de peso.

Isso é especialmente importante para os caminhões, que precisam de muita energia para puxar grandes cargas e fazer muita força com muito peso em cima da carroceria ou da carreta.

Ele é um combustível mais eficiente que a gasolina em motores de combustão interna. Isso se deve ao fato de que o diesel tem um ponto de inflamabilidade mais alto e uma maior densidade energética, o que significa que ele pode fornecer mais energia por unidade de peso.

2 - Durabilidade

A segunda razão é que o diesel é geralmente mais durável do que a gasolina. Os motores diesel são projetados para suportar cargas mais pesadas e são menos propensos a falhas do que os motores a gasolina. 

Isso é importante para os caminhões, que possam passar por condições de trabalho mais exigentes, mais duras do que os carros comuns e não apresentem falhas que podem causar acidentes.

Finalmente, o diesel também é geralmente mais barato do que a gasolina, o que pode ser importante para as empresas que dependem dos caminhões para ganhar a vida.

3 - Mais barato

Por fim e não menos importante, o diesel normalmente é um combustível mais barato que a gasolina e isso é um fator fundamental tanto para os caminhoneiros autônomos quanto para os donos de transportadoras.

No entanto, infelizmente em 2022 isso mudou pela primeira vez na história do Brasil. O preço do diesel ficou mais caro que a gasolina, gerando muita revolta entre os caminhoneiros e grandes perdas.

No entanto, é importante notar que alguns caminhões também são movidos a gás natural, eletricidade ou outros combustíveis. Isso pode depender de fatores como a disponibilidade de combustível, as leis e regulamentos locais e as necessidades específicas da empresa.

4 - Queima mais limpa

Além disso, o diesel tem uma queima mais limpa e produz menos emissões de gases de escape em comparação com a gasolina, o que o torna mais adequado para uso em veículos comerciais, como caminhões.

Quando encontramos esses veículos de transporte de carga com o escapamento soltando uma grande quantidade de fumaça preta, é sinal que ele está com algum problema. O normal é que não saia fumaça, pois ele produz menos emissões.

Veja também: para que serve o óleo hidráulico.

Diferenças na composição do diesel e gasolina

Ambos são feitos de petróleo, mas o diesel é formado principalmente por hidrocarbonetos, enquanto a gasolina é formada principalmente por hidrocarbonetos mais leves, como o etanol e o metanol. Isso significa que o diesel tem um número maior de átomos de carbono por unidade de massa, o que resulta em uma maior densidade energética.

bomba combustivel diesel gasolina etanol

Gasolina é um combustível derivado do petróleo que é composto principalmente de hidrocarbonetos voláteis, como o metano e o etano. É usado principalmente em motores a gasolina, que são os tipos mais comuns de motores encontrados em carros particulares. 

A gasolina é inflamável e evapora facilmente, o que a torna fácil de ser queimada no motor.

Diesel, por outro lado, é um combustível derivado do petróleo que é composto principalmente de hidrocarbonetos mais pesados, como o óleo diesel e o querosene. É usado principalmente em motores diesel, que são mais eficientes e econômicos do que os motores a gasolina. 

Ele é mais denso e tem uma maior quantidade de energia por litro comparado a gasolina. A queima no motor é diferente também, sendo que é comprimido e a pressão e temperatura é mais alta, fazendo com que a injeção da diesel seja mais precisa.

Como funciona um motor diesel?

O funcionamento de um motor diesel é um pouco diferente de um motor a gasolina. Em um motor a gasolina, a mistura de ar e combustível é inflamada pelo sistema de ignição, enquanto que em um motor diesel, a compressão no cilindro é usada para gerar o calor suficiente para inflamar a mistura de ar e diesel.

O diesel é injetado na câmara de combustão do motor, onde é misturado com o ar. Quando o pistão sobe, a mistura é comprimida, gerando calor suficiente para inflamar o diesel. Isso faz com que o pistão desça, gerando movimento mecânico. 

Veja também: diferença entre esses motores.

O movimento mecânico é usado para fazer girar o virabrequim, que por sua vez faz girar o eixo do motor, transmitindo assim a força para as rodas do veículo, possibilitando que ele se mova e realize as viagens.

Vantagens do diesel em comparação com a gasolina

1 - Eficiência: O diesel é mais eficiente que a gasolina, o que significa que pode fornecer mais energia por unidade de peso. Isso pode resultar em economia de combustível em comparação com veículos que usam gasolina.

2 - Queima mais limpa: O diesel queima de forma mais limpa que a gasolina, o que significa que produz menos emissões de gases de escape. Isso pode ser importante para veículos comerciais, como caminhões, que têm de cumprir regulamentos mais rígidos sobre emissões.

3 - Durabilidade: Os motores a diesel tendem a ser mais duráveis ​​que os motores a gasolina, o que significa que podem durar mais tempo antes de precisarem de manutenção ou reparação.

4 - Preço: O diesel geralmente é mais barato que a gasolina, embora isso possa variar dependendo do lugar e da época do ano.

No entanto, é importante lembrar que o diesel também tem algumas desvantagens em comparação com a gasolina. Por exemplo, os veículos a diesel podem ser mais caros de se adquirir e podem ter um desempenho menor em comparação com veículos a gasolina de desempenho semelhante. Além disso, o diesel pode ser mais difícil de encontrar em algumas áreas.

Veja também: dicas para evitar acidentes com caminhões.

Portanto, esses são os motivos que faz com que um caminhão use diesel e não a gasolina como combustível para se locomover e trabalhar pelas estradas brasileiras e de todo o mundo.

Comentários

Postagens Populares

O novo caminhão Volkswagen Meteor Optimus sem retrovisor e rodas diferentes

Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!

TRISTE - Por dentro do ônibus da cantora Marília Mendonça

Exato momento que um Rodotrem afunda no rio após cair da balsa em Delfinópolis, MG

Volvo FM 500 derrapa com uma lancha de 39 toneladas em cima!