Porque o caminhão usa Diesel e não gasolina?


Porque caminhão usa Diesel não gasolina


Você já se perguntou porque os caminhões usam o diesel ao invés da gasolina como combustível? E porque não usar o álcool etanol? É disso que iremos falar e esclarecer algumas dúvidas.

Razões para caminhões serem movidos à diesel

1 - Eficiência energética

A primeira razão é que o diesel é geralmente mais eficiente do ponto de vista energético do que a gasolina. Isso significa que, para uma quantidade determinada de combustível, um motor diesel pode produzir mais trabalho do que um motor a gasolina. 

A densidade energética é a quantidade de energia armazenada em um determinado combustível por unidade de massa. Em outras palavras, é a quantidade de energia que pode ser obtida a partir de uma certa quantidade de combustível. O diesel tem uma densidade energética maior do que a gasolina, o que significa que ele pode fornecer mais energia por unidade de peso.

Isso é especialmente importante para os caminhões, que precisam de muita energia para puxar grandes cargas e fazer muita força com muito peso em cima da carroceria ou da carreta.

Ele é um combustível mais eficiente que a gasolina em motores de combustão interna. Isso se deve ao fato de que o diesel tem um ponto de inflamabilidade mais alto e uma maior densidade energética, o que significa que ele pode fornecer mais energia por unidade de peso.

2 - Durabilidade

A segunda razão é que o diesel é geralmente mais durável do que a gasolina. Os motores diesel são projetados para suportar cargas mais pesadas e são menos propensos a falhas do que os motores a gasolina. 

Isso é importante para os caminhões, que possam passar por condições de trabalho mais exigentes, mais duras do que os carros comuns e não apresentem falhas que podem causar acidentes.

Finalmente, o diesel também é geralmente mais barato do que a gasolina, o que pode ser importante para as empresas que dependem dos caminhões para ganhar a vida.

3 - Mais barato

Por fim e não menos importante, o diesel normalmente é um combustível mais barato que a gasolina e isso é um fator fundamental tanto para os caminhoneiros autônomos quanto para os donos de transportadoras.

No entanto, infelizmente em 2022 isso mudou pela primeira vez na história do Brasil. O preço do diesel ficou mais caro que a gasolina, gerando muita revolta entre os caminhoneiros e grandes perdas.

No entanto, é importante notar que alguns caminhões também são movidos a gás natural, eletricidade ou outros combustíveis. Isso pode depender de fatores como a disponibilidade de combustível, as leis e regulamentos locais e as necessidades específicas da empresa.

4 - Queima mais limpa

Além disso, o diesel tem uma queima mais limpa e produz menos emissões de gases de escape em comparação com a gasolina, o que o torna mais adequado para uso em veículos comerciais, como caminhões.

Quando encontramos esses veículos de transporte de carga com o escapamento soltando uma grande quantidade de fumaça preta, é sinal que ele está com algum problema. O normal é que não saia fumaça, pois ele produz menos emissões.

Veja também: para que serve o óleo hidráulico.

Diferenças na composição do diesel e gasolina

Ambos são feitos de petróleo, mas o diesel é formado principalmente por hidrocarbonetos, enquanto a gasolina é formada principalmente por hidrocarbonetos mais leves, como o etanol e o metanol. Isso significa que o diesel tem um número maior de átomos de carbono por unidade de massa, o que resulta em uma maior densidade energética.

bomba combustivel diesel gasolina etanol

Gasolina é um combustível derivado do petróleo que é composto principalmente de hidrocarbonetos voláteis, como o metano e o etano. É usado principalmente em motores a gasolina, que são os tipos mais comuns de motores encontrados em carros particulares. 

A gasolina é inflamável e evapora facilmente, o que a torna fácil de ser queimada no motor.

Diesel, por outro lado, é um combustível derivado do petróleo que é composto principalmente de hidrocarbonetos mais pesados, como o óleo diesel e o querosene. É usado principalmente em motores diesel, que são mais eficientes e econômicos do que os motores a gasolina. 

Ele é mais denso e tem uma maior quantidade de energia por litro comparado a gasolina. A queima no motor é diferente também, sendo que é comprimido e a pressão e temperatura é mais alta, fazendo com que a injeção da diesel seja mais precisa.

Como funciona um motor diesel?

O funcionamento de um motor diesel é um pouco diferente de um motor a gasolina. Em um motor a gasolina, a mistura de ar e combustível é inflamada pelo sistema de ignição, enquanto que em um motor diesel, a compressão no cilindro é usada para gerar o calor suficiente para inflamar a mistura de ar e diesel.

O diesel é injetado na câmara de combustão do motor, onde é misturado com o ar. Quando o pistão sobe, a mistura é comprimida, gerando calor suficiente para inflamar o diesel. Isso faz com que o pistão desça, gerando movimento mecânico. 

Veja também: diferença entre esses motores.

O movimento mecânico é usado para fazer girar o virabrequim, que por sua vez faz girar o eixo do motor, transmitindo assim a força para as rodas do veículo, possibilitando que ele se mova e realize as viagens.

Vantagens do diesel em comparação com a gasolina

1 - Eficiência: O diesel é mais eficiente que a gasolina, o que significa que pode fornecer mais energia por unidade de peso. Isso pode resultar em economia de combustível em comparação com veículos que usam gasolina.

2 - Queima mais limpa: O diesel queima de forma mais limpa que a gasolina, o que significa que produz menos emissões de gases de escape. Isso pode ser importante para veículos comerciais, como caminhões, que têm de cumprir regulamentos mais rígidos sobre emissões.

3 - Durabilidade: Os motores a diesel tendem a ser mais duráveis ​​que os motores a gasolina, o que significa que podem durar mais tempo antes de precisarem de manutenção ou reparação.

4 - Preço: O diesel geralmente é mais barato que a gasolina, embora isso possa variar dependendo do lugar e da época do ano.

No entanto, é importante lembrar que o diesel também tem algumas desvantagens em comparação com a gasolina. Por exemplo, os veículos a diesel podem ser mais caros de se adquirir e podem ter um desempenho menor em comparação com veículos a gasolina de desempenho semelhante. Além disso, o diesel pode ser mais difícil de encontrar em algumas áreas.

Veja também: dicas para evitar acidentes com caminhões.

Portanto, esses são os motivos que faz com que um caminhão use diesel e não a gasolina como combustível para se locomover e trabalhar pelas estradas brasileiras e de todo o mundo.

Comentários

Postagens Populares

Volvo FH 500 é transformado em Motorhome e o interior tem de tudo!

MB 1618 ano 1995 é encontrado 0km após 20 anos!

Vídeo: 2 carretas batem forte de frente em rodovia do Paraná

Trator CAT D8 contra 20 caminhonetes Toyota!

Conheça o Super Rodotrem de 11 eixos e capacidade de 91 toneladas