Para que serve o Óleo Hidráulico? Entenda


função oleo hidraulico

Existem diversos tipos de óleos no mercado e são utilizados para diferentes funções, mas você sabe qual a função do óleo hidráulico? Sabe para que ele serve? Onde ele é usado? É disso que iremos falar na matéria de hoje.


O que é óleo hidráulico?

O óleo hidráulico é um fluido utilizado em sistemas hidráulicos para transmitir força mecânica através da pressão. Ele é usado em máquinas e equipamentos em uma ampla variedade de setores, incluindo construção, mineração, aviação e indústrias de processamento. 

Ele geralmente é feito de uma mistura de óleo mineral ou sintético com aditivos químicos para melhorar suas propriedades lubrificantes e de proteção contra a corrosão das peças.

É usado para mover cilindros ou pistões e atuadores em máquinas (retroescavadeira, escavadeira, motoniveladora, trator...), além de ser utilizado como lubrificante em sistemas de transmissão de potência, como transmissões de veículos.

Qual a função do óleo hidráulico?

1 - Força mecânica por pressão

Sua função é transmitir a força mecânica por meio de pressão gerada no sistema. Ele é usado em sistemas hidráulicos para mover partes de máquinas e para transmitir potência em aplicações de construção, mineração, aviação e outras indústrias. 

A pressão gerada pelo óleo hidráulico é produzida pelo movimento de uma bomba hidráulica. Quando a bomba é acionada, ela move o óleo através de um sistema de tubos e mangueiras para os componentes hidráulicos da máquina, como cilindros e atuadores. 

Quando o óleo é pressurizado, ele é capaz de transmitir força mecânica para esses componentes, movimentando-os e permitindo que a máquina realize suas tarefas. A pressão do óleo pode ser controlada e regulada por meio de válvulas hidráulicas, permitindo que a força aplicada seja ajustada de acordo com as necessidades da tarefa.


É através dessa pressão que as retroescavadeiras e escavadeiras conseguem movimentar os braços e as conchas para fazer escavações e carregar o material escavado em cima de caminhões.

2 - Lubrificante

Além disso, o óleo hidráulico tem uma alta capacidade de lubrificação, o que ajuda a reduzir o atrito e a prolongar a vida útil dos componentes. É importante manter o óleo hidráulico nos níveis adequados e trocá-lo regularmente para garantir o bom funcionamento do sistema de transmissão do veículo.

Ele é capaz de se mover pelos componentes mecânicos, preenchendo as áreas que precisam de lubrificação e removendo o excesso de calor gerado pelo atrito. Além disso, o óleo hidráulico tem aditivos que ajudam a proteger os componentes contra o desgaste, como a adição de antioxidantes e agentes antidesgaste. 

Qual a diferença de óleo hidráulico e óleo lubrificante?

Ambos usados para lubrificar componentes mecânicos, mas eles são projetados para atender a diferentes propósitos e são usados em diferentes tipos de sistemas.

O óleo hidráulico é um fluido utilizado em sistemas hidráulicos, que são usados para transmitir força através de uma série de componentes hidráulicos, como bombas, válvulas, cilindros e motores. 

óleo hidraulico maquina escavadeira

Ele é capaz de ser compressível, o que permite que ele seja usado para transmitir força de maneira eficiente. Além disso, o óleo hidráulico tem aditivos que ajudam a proteger os componentes contra o desgaste, como antioxidantes e agentes antidesgaste.

Já o óleo lubrificante, por outro lado, é um fluido utilizado para lubrificar componentes mecânicos, como motores, transmissões e sistemas de rolamentos. O óleo lubrificante é projetado para proteger esses componentes contra o desgaste e o atrito, prolongando sua vida útil. 


Ele também é usado para remover o excesso de calor gerado pelo atrito e para proteger os componentes contra a corrosão. Existem diferentes tipos de óleo lubrificante, como óleo de motor, óleo de transmissão e óleo de rolamento, cada um deles projetado para atender a diferentes propósitos.

Quais os tipos de Óleo Hidráulico?

Óleo mineral: 

É o tipo mais comum de óleo hidráulico, é feito a partir de petróleo e contém aditivos para melhorar as suas propriedades. É mais barato do que outros tipos de óleo hidráulico, mas também é menos resistente a altas temperaturas e à oxidação.

Óleo sintético: 

É feito a partir de um processo químico e não é derivado do petróleo. É mais caro do que o óleo mineral, mas tem melhores propriedades de lubrificação e é mais resistente à altas temperaturas e à oxidação.

Óleo híbrido: 

É uma mistura de óleo mineral e sintético. Oferece algumas das vantagens dos dois tipos de óleo, mas é mais caro do que o óleo mineral.

Óleo biodegradável: 

É feito com matérias-primas naturais e é mais amigo do ambiente do que os outros tipos de óleo hidráulico. No entanto, é mais caro e pode não ter as mesmas propriedades de lubrificação dos outros tipos de óleo.

Óleo de alta viscosidade: 

É usado em sistemas hidráulicos que operam em altas temperaturas e pressões. Ele é mais espesso do que os outros tipos de óleo hidráulico e é mais resistente à oxidação e ao desgaste. No entanto, pode ser mais difícil de bombear e pode ser mais caro.

Comentários

Postagens Populares

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

Caminhoneira ganha R$100 mil por mês em site adulto e compra caminhão!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy