Porque o caminhão PIPA tem esse nome, saiba a origem!


porque nome caminhao pipa origem

Diversos caminhões tem apelidos engraçados, mas um deles tem o nome estranho e nem é apelido. Você sabe porque o nome caminhão Pipa? Vamos explicar qual a origem desse nome que não tem muito a ver com o que ele transporta, não é mesmo?

O que é um caminhão Pipa?

É um veículo especialmente projetado para transportar água armazenada em um tanque. Ele é usado principalmente para abastecer áreas que não têm acesso a uma rede de água potável, como zonas rurais, ou para suprir necessidades temporárias, como em situações de emergência ou em obras. 

Também são utilizados para levar água até obras ou estradas de terra muito secas e que precisam ser molhadas para evitar o excesso de poeira no ar.

Esse veículo tem um grande tanque de metal ou plástico na parte traseira, que pode ter capacidade para armazenar vários milhares de litros de água. Ele também tem uma bomba hidráulica e uma mangueira para permitir que a água seja transferida para recipientes ou outros tanques. 

caminhao pipa madeira

Por isso, ele também é chamado de caminhão-tanque ou caminhão-cisterna, onde cisterna são aqueles reservatórios usados para o armazenamento de água em regiões mais afastadas.

Porque o nome caminhão Pipa?

Sua origem se deu porque antigamente a água e outros mantimentos eram transportados em tonéis de madeira na região de Açores, em Portugal, no Porto de Pipas.

Portanto, esses caminhões-tanque que saiam do Porto de Pipas, em Portugal, acabaram sendo chamados de caminhões Pipa, fazendo menção ao porto do local.

Por isso, que olhamos hoje em dia para esse tipo de veículo e pensamos que ele não tem nada a ver com o brinquedo pipa, papagaio ou pandorga e o motivo é esse citado acima.

Veja também:
Espero que tenha achado interessante essa curiosidade e que você possa passar esse ensinamento para outras pessoas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens Populares

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

Caminhoneira ganha R$100 mil por mês em site adulto e compra caminhão!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy