Dicas de como evitar ACIDENTES com caminhões
Quem viaja diariamente nas estradas deve se preocupar bastante sobre como evitar acidentes com o caminhão que dirige, pois é dentro dele que o motorista permanece durante boa parte do dia.
Enfrentar rodovias movimentadas, com veículos trafegando em alta velocidade, com muitos motoristas desatentos e com caminhões que nem sempre estão com as manutenções preventivas em dia, é um grande problema para a vida desses profissionais.
Então, venho trazer hoje algumas dicas de como um motorista de caminhão pode se prevenir para que não se envolva em nenhuma tragédia no caminho e, dessa forma, possa voltar bem pra casa.
Prevenção de acidentes com caminhões
Todos nós trabalhamos para ter dinheiro e, para isso, os caminhoneiros precisam ficar dias, semanas ou meses longe de casa, viajando por estradas e locais diversos que necessitam sempre de atenção.
Segue abaixo algumas dicas de como evitar colisões, batidas, tragédias e acidentes durante o dia de trabalho na boléia, que são:
1 - Manutenção preventiva
Certifique-se de que o caminhão esteja sempre em boas condições de funcionamento. Isso inclui verificar regularmente itens como pneus, freios, luzes e sinalização.
Grande parte dos acidentes de trânsito com esses grandes veículos de carga se dá pela falta de cuidado com as peças e componentes que fazem ele funcionar corretamente.
São muitos casos de donos de caminhões que só param para trocar uma peça ou revisar o sistema quando ele já está apresentando defeito, mas não é assim que deveria ser feito.
A realização de serviços de manutenção em um veículo de forma regular e programada, com o objetivo de evitar falhas e problemas no futuro deve ser feita pra prevenir.
No caso de caminhões, a manutenção preventiva é ainda mais importante, pois esses veículos são usados para transportar cargas pesadas e são submetidos a condições difíceis de uso, o que pode aumentar o risco de falhas e problemas.
Assim é possível identificar e corrigir problemas em sua fase inicial, o que pode ajudar a evitar falhas mais graves e mais caras no futuro. Além disso, também pode ajudar a prolongar a vida útil do caminhão e a mantê-lo funcionando de forma eficiente.
2 - Velocidade adequada
Mantenha uma velocidade adequada e ajuste-a de acordo com as condições da estrada e do tráfego.
Se programe antes de sair de viagem com o caminhão. Se você sabe que o trajeto para a entrega da carga levará 12 horas, saia com algum tempo de antecedência para evitar que se atrase e tenha que acelerar muito.
Sair atrasado ou transportar mercadorias perecíveis por longas distâncias, tendo que andar muito rápido para evitar que elas estraguem, pode ser bastante perigoso para o condutor apressado.
Veja também: o que fazer se o caminhão perder o freio.
3 - Distância segura
Mantenha uma distância segura entre o caminhão e outros veículos na estrada. Isso nós sempre ouvimos falar, desde quando um familiar resolve ensinar a dirigir ou quando vamos fazer a aula prática na autoescola. No entanto, nem sempre esse ensinamento é seguido.
Se o caminhão estiver muito perto de outros veículos, pode haver um risco de colisão se algo der errado. Se o trânsito para e um carro freia bruscamente, pode não dar tempo do caminhão ou a carreta parar.
Além disso, também permite que o motorista do caminhão tenha tempo suficiente para reagir a qualquer situação inesperada na estrada, como um animal atravessando ou um veículo fazendo uma manobra brusca.
Sem contar que pode evitar multas por dirigir de forma perigosa. Em muitos lugares, existem leis que exigem que os motoristas mantenham uma distância segura entre os veículos, e essas leis podem ser rigorosamente aplicadas.
4 - Fique atento ao tráfego
5 - Pausa para descansar e dormir
Faça uma pausa para descansar sempre que puder para se alongar, ir ao banheiro e despertar quando o sono bater forte. Por isso, reforçamos que se programar para sair com antecedência é a melhor opção e você poderá fazer algumas pausar no caminho.
Fazendo pausas para o descanso com frequência, evitasse o uso de substâncias que afetam a habilidade de dirigir, como álcool, rebite e outras drogas que levam até mesmo a alucinação atrás do volante.
Portanto, o sono ou o cansaço veio, pare num posto de combustíveis, se alongue um pouco, tome um copo de café, coma algo para evitar a moleza e vá ao banheiro jogar um pouco de água no rosto.
6 - Use dispositivos de segurança
Por fim, siga as leis e regulamentos de trânsito aplicáveis, tenha sempre um plano de fuga em caso de emergência, mantenha sua carga bem presa para evitar que ela se solte ou desequilibre o caminhão e siga as recomendações do fabricante quanto ao uso do veículo e sua carga máxima.
Comentários
Postar um comentário