O que fazer se o caminhão perder o freio?


caminhao sem freio descontrolado

 Saiba o porque o caminhão pode ficar sem freios e o que fazer quando isso acontecer para evitar qualquer tipo acidente na estrada.

Já cansei de ver vídeos de caminhoneiros que conseguiram se salvar após o caminhão perder o freio numa descida de serra e outros que não tiveram a mesma sorte, chegando a óbito no local devido à pancada violenta no local.

Pensando na prevenção desse tipo de acidente, resolvemos ensinar os amigos caminhoneiros do trecho, de como proceder caso venha a acontecer uma situação dessa para que cheguem bem e a família possa dormir tranquila em casa.

Porque o caminhão perde o freio?

Antes de você saber como resolver o problema, é importante entender como acontece o problema e assim eu poder explicar melhor.

Os caminhões com freios pneumáticos ou freio a ar, são os veículos pesados, que puxam cargas muito pesadas, pois esse sistema tem muito mais potência de frenagem que os veículo da linha leve.

sistema freio ar pneumatico

Esse sistema de freios pneumáticos ou a ar tem diversos componentes que levam o ar comprimido para os freios tanto traseiros, dianteiros, estacionário, freio motor, buzina e mais uma série de acessórios. Os componentes mais conhecidos são: compressor de ar, tubulações, bolsas de ar, conjunto de válvulas e reservatórios.

Como funciona o freio pneumático ou a ar?

1 - O compressor de ar gera a pressão dentro do sistema. Esse ar comprimido é enviado ao regulador que controla a pressão e expulsa o excesso para fora do caminhão.

2 - Então, a pressão é enviada aos 4 circuitos (dianteiros, traseiros, estacionário e acessórios) através da válvula de proteção.

3 - Portanto, quando o pedal é apertado o freio sofre ação do ar comprimido, possibilitando a parada do caminhão com a ação da lona e tambor de freio nas rodas.

O caminhão perde o freio normalmente quando o caminhoneiro está descendo uma serra e segurando muito tempo com o pé no pedal, então a lona e o tambor entram em atrito para segurar o veículo. No entanto, um caminhão pesado, carregado de carga, e o motorista segurando muito tempo com o pé no pedal pode acabar esquentando demais a lona e o tambor.

freio trava lona tambor caminhao

Com isso, devido a temperatura muito alta na roda, acaba o atrito entre o tambor e a lona. O resultado é que o freio não consegue mais segurar o peso todo do caminhão ou da carreta e acaba ficando sem controle.

O que fazer quando ficar sem freio?

Primeiramente, para evitar de ficar sem freios no caminhão, é importante fazer as manutenções preventivas, trocando as peças gastas e danificadas. Não esqueça também de sempre que possível usar o freio motor e redução de marchas, deixando sempre as rodas mais frias. 


Mas, se durante uma viagem, na descida de um morro ou uma serra perigosa seu caminhão perder o freio, faça o seguinte:

1 - Tente dar algumas pisadas no freio ao invés de segurar com o pé no fundo. Dessa forma, a lona e o tambor conseguem esfriar um pouco.

2 - Meteu o pé no pedal e não deu certo, tente usar o freio estacionário, freio de estacionamento, freio de mão ou maneco, como é chamado entre o motoristas. Acione ele e fique atento na direção, pois pode dar uma patinada.

3 - Outra alternativa é ir reduzindo a marcha ao poucos. Mas tome cuidado para não "enroscar" a marcha e acabar não conseguindo engatar mais nenhuma.

4 - Se nenhuma dessas alternativas acima der certo, procure uma caixa de brita ou qualquer outra rota de fuga para tentar sair da pista com segurança.

caminhao sem freio caixa brita

Espero que você tenha absorvido algum conhecimento e que possa passar para frente compartilhando essa matéria com algum grupo de amigos caminhoneiros para que possam se prevenir de qualquer acidente devido a um problema como esse.

Comentários

  1. Estas dicas tenque ensinar para os novatos que nao entende de mecanica os antigos sabem o que fazer com certeça porque quem Já trabalhou com caminhao mais antigo sabe se defender e endende de mecanica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

Caminhoneira ganha R$100 mil por mês em site adulto e compra caminhão!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: Caminhoneiro Drogado foge da PRF e é preso na BR-101 após causar acidente!