O que é caminhão Roll On Roll Off e como funciona?


  como funciona caminhao roll on roll off


Você já deve ter ouvido falar sobre os caminhões do tipo Roll On Roll Off ou RoRo, mas você sabe o que é e para que servem? Como ele funciona na prática? Quais as suas vantagens em relação aos outros? Então, é disso que iremos tratar nessa matéria.

Já falamos aqui sobre diversos tipos de caminhões e suas características particulares, entre eles estão os: bitrem e rodotrem, carreta LS, Vanderleia, Romeu e Julieta, VUC, toco, truck, traçado e muitos outros. Mas hoje é dia de falarmos de um veículo que poucos conhecem.

Recomendo que leia até o final antes de comprar um novo ou usado, que esteja a venda ou ainda se deseja alugar, independente do preço que estejam pedindo no aluguel ou na venda.


O que é caminhão Roll On Roll Off?

O nome "Roll-On Roll-Off" significa que o veículo tem a capacidade de carregar e descarregar a carga por meio do sistema de rolagem, ou seja, ele é capaz de rolar para frente e para trás dependendo do que deseja fazer.

Esse é um veículo usado para transportar e armazenar cargas, onde o seu principal benefício é a rapidez com que a carga é colocada em cima do caminhão ou colocada no chão, que é cerca de dois minutos. 

Além disso, devido ao seu sistema simples e rápido de retirada e recolocação do implemento em cima, o sistema Roll On Roll Off permite o uso do mesmo veículo para diferentes aplicações, aumentando a eficiência e gerando um maior lucro para o transportador.

Ou seja, o motorista pode carregar um implemento num local, descarregar no outro e já na sequência pegar outro implemento, transportar até o seu destino e repetir o processo durante todo o dia.

Estes caminhões são muito utilizados nas indústrias, como serviços de remoção de caçambas de lixo, tanque, sider, caçamba alta e baixa, entrega de mercadorias nas empresas e movimentação de cargas.


Como funciona o sistema Roll On Roll Off?

Vou te explicar agora como que funciona e como são operados ou manuseados os caminhões com esse tipo de sistema passo a passo. Usaremos como exemplo um veículo com uma caçamba em cima.

alavancas carregar descarregar roll on roll off

Como descarregar

1 - O motorista chegou no local e quer descer a caçamba de cima. Então, primeiro passo é puxar o freio de mão ou estacionário.

2 - Pise com o pé na embreagem para poder ligar a tomada de força e a trava, que são 2 alavancas normalmente localizadas ao lado do banco do motorista.

3 - Solta a embreagem e o equipamento já está funcionando.

4 - Agora, use a alavanca escrito "Lança", levando para a posição escrito "recua". Dessa forma, a caixa será movimentada para trás. Se preferir, pode acelerar um pouco para ir mais rápido.

5 - Quando o motor começar a pesar é sinal que ela chegou no fim do curso. Então, pare.

6 - Agora, mova a alavanca escrito "basculamento" para a posição de "sobe" para levantar a caçamba até encostar no chão.

7 - Após encostar no chão, solte o estacionário e continue pressionando a alavanca na posição "sobe". O próprio movimento da caçamba encostada no chão irá mover o caminhão para frente.

8 - Quando a frente do caminhão começar a abaixar um pouco é sinal que a caixa já está no chão. Então, solte a alavanca e a caixa estará automaticamente solta.

9 - Volte as 2 alavancas da trava e tomada de força para a posição anterior e está tudo pronto para seguir viagem.

Como carregar

1 - Com a caixa no chão, posicione o caminhão na frente e prepare-se para dar ré.

2 - Para centralizar e alinhar, basta levar o para-lama do veículo alinhado com a lateral da caixa, pois o gancho fica bem no meio.

3 - Assim que bater, é sinal que acoplou. Puxe o estacionário, pise na embreagem e ligue os botões de trava e tomada de força para começar a movimentar a caçamba do sistema Roll On Roll Off.

carregamento caçamba Roll On Roll Off

4 - Agora, mova a alavanca "basculamento" para a posição "desce" para pegar a caixa.

5 - Após isso, solte o estacionário e continue pressionando a alavanca na posição "desce". Ele puxará a caixa para cima do caminhão ou vice-versa.

6 - Levante verificando se a caixa está correndo corretamente no sistema de rolagem, pois se estiver desalinhado, corre o risco de tombamento. Por isso, tenha muita atenção em terrenos desnivelados.

7 - Continue puxando até sentir que a caçamba assentou em cima do caminhão.

8 - Solte a alavanca "desce" e acione a alavanca de "lança" para a posição "avança", para puxar a caixa na direção da cabine e finalizar o carregamento.

9 - Desligue os botões da trava e tomada de força novamente e está tudo pronto para seguir viagem até seu destino.


Vantagens dos caminhões Roll On Roll Off

Economia de espaço: 
Eles permitem transportar uma quantidade significativa de carga em um único veículo, o que é mais eficiente do que usar vários caminhões para transportar a mesma quantidade de carga. Isso significa que a empresa pode economizar dinheiro e tempo, pois precisará de menos veículos e menos espaço para armazenar a carga.

Baixo custo: 
Devido à sua eficiência, o RoRo, apelido do caminhão, têm um custo de transporte menor em comparação com outros tipos, significando que as empresas podem economizar dinheiro no transporte de carga.

Facilidade no carregamento:
A carga pode ser facilmente rolada para dentro e para fora do veículo, o que significa que o processo de carregamento é rápido e fácil, com o processo menos propenso a danos, pois a carga não precisa ser içada manualmente.

Versatilidade: 
São versáteis e podem ser usados para transportar uma ampla variedade de itens, incluindo veículos, caçambas, equipamentos pesados, tanques, máquinas e muito mais, aumentando sua eficiência e flexibilidade.

Comentários

Postagens Populares

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Como cruzar marcha no caminhão, passo a passo

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: Caminhoneiro Drogado foge da PRF e é preso na BR-101 após causar acidente!

Vídeo: momento que baú de caminhão desmonta e cai na estrada na Bahia