Como cruzar marcha no caminhão, passo a passo


cruzar marcha caminhão

 Se você tem dúvida de como faz para cruzar as marchas de um caminhão veio ao lugar certo, pois eu explicarei detalhadamente, num passo a passo, como fazer esse processo de cruzada do câmbio.


O que é cruzar marcha?

Esse é um termo usado para motoristas de caminhões com câmbio reduzido, onde as marchas são trocadas alternando entre a simples e a reduzida. Dessa forma, o veículo pesado consegue embalar melhor, principalmente se estiver muito pesado ou numa subida de morro.

Portanto, o motorista deverá começar engatando a marcha 1° reduzida, depois a 1º simples, 2º reduzida, 2° simples... e assim por diante, até chegar ao final dos trocas do câmbio, podendo chegar na velocidade máxima do veículo.


Origem da expressão

Mas, você deve estar se perguntando: isso não tem nada a ver com cruzar as alavancas ou qualquer que seja o componente do caminhão, não é mesmo?

Nos caminhões de hoje em dia não!

No entanto, essa expressão teve origem com os antigos caminhões FNM, Fenemê ou Alfa Romeo, lá pela década de 70, que tinham caixas com câmbio reduzido, com a troca feito através de 2 alavancas, uma no painel e outra no chão da cabine.


Então, para fazer essas trocas entre marcha simples e reduzida, as vezes as alavancas se encontravam e se cruzavam, surgindo o expressão cruzar marcha. Alguns motoristas chegavam a usar o pé ou o cotovelo para auxiliar nas mudanças.

Como cruzar marcha no caminhão, passo a passo

Irei explicar a forma correta de fazer essas trocas de marcha entre simples e reduzida nos caminhões, conforme o fabricante manda fazer para que não danifique nenhum componente interno.

Obs.: quando eu falar em "botão" significa que deve mudar a posição do botão da alavanca do câmbio, onde o botão para baixo é a reduzida e botão para cima é a simples. É esse sinalizado na imagem abaixo.

botao reduzida simples cruzar marcha caminhao

1 - Com o caminhão ligado, engate a 1° marcha e coloque o botão para baixo (primeira reduzida). Arranca com o veículo.

2 - Assim que o motor atingir os 1500 giros, sem tirar o pé do acelerador, mude o botão para cima. Agora, solte o acelerador e pressione e solte rapidamente a embreagem para que a marcha 1° simples engate. Volte a acelerar normalmente.

3 - Quando o motor atingir os 2 mil giros, engate a segunda marcha. Mas antes de soltar o pé do pedal da embreagem, coloque o botão para baixo para engatar a 2° reduzida.

4 - Espere chegar aos 2 mil giros novamente e com o pedal do acelerador apertado, mude o botão para cima (simples). Solte o acelerador e pressione rapidamente a embreagem para engatar a 2° simples. Volte a acelerar normalmente.

5 - Repita esse mesmo processo com a 3°R, 3°S, 4°R, 4°S, 5°R, 5°S, 6°R, 6°S... até chegar na última marcha do câmbio se necessário for e assim é o passo a passo da cruzada de marcha de um caminhão.

Como reduzir cruzando?

Vamos continuar a explicação como se estivesse andando na segunda reduzida e quer reduzir. Segue o raciocínio:

1 - Com a 2° simples engatada e o acelerador pressionado, mude o botão para baixo. Solte e pressione rapidamente o pedal da embreagem para engatar. Então, foi engatada e 2° R.

2 - Com a 2° R engatada, e o acelerador apertado, mude o botão para cima e posicione a alavanca na primeira macha. Feito isso, pise e solte o pedal da embreagem para engatar a primeira simples.

3 - Para colocar na 1° R, basta colocar o botão para baixo e depois pressionar a embreagem para que ela engate normalmente.

Veja também: 

Portanto, esse é o passo a passo de como cruzar marcha ou dar cruzadas no câmbio do caminhão de forma correta e sem danificar nenhuma peça. Dessa forma, você consegue usar toda a força do veículo pesado com muita carga ou num local que exija muito esforço.

Comentários

  1. Se tivesse um vídeo mostrando concretamente como trocar as marchas, seria muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Isso é mania de motorista tonto que quer se aparecer ... não tem nessecidade nenhuma disso cruzar marchas...trocar marchas do modo tradicional aí é o certo

    ResponderExcluir
  3. Muito explicativo! Interessante. Parabéns! Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se esta prática se aplica em caminhões com redução no diferencial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

Caminhoneira ganha R$100 mil por mês em site adulto e compra caminhão!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy