Qual mais seguro? Caminhão bicudo ou frontal cara-chata?


mais seguro caminhao cabine frontal cara chata bicudo

Caminhões de carga existem em dois tipos de cabines: a cabine frontal ou cara-chata e o de cabine bicuda. Ambas as cabines têm seus prós e contras em termos de segurança. Qual tipo de caminhão é realmente mais seguro?

Existe uma grande discussão na internet e em rodas de caminhoneiros, onde uns dizem que os bicudos são mais seguros por causa do bico que protege num acidente, já outros dizem que isso é um problema.

Vamos analisar os prós e contras de cada tipo de caminhão e você determinará qual é o mais seguro.

Vantagens dos caminhões frontais ou cara-chata

caminhao frontal cara chata volvo cinza

Em primeiro lugar, os veículos com esse tipo de cabine oferecem uma melhor visibilidade do que caminhões bicudos, pois com uma cabine frontal, o motorista pode ver claramente o tráfego à sua frente, o que pode ser crucial para evitar acidentes.

Isso ocorre porque não tem aquele bico na frente que impede parcialmente a visibilidade durante as manobras, sejam elas nas estradas em meio aos carros ou na entrada de empresas apertadas.

Portanto, além dos cara-chata terem uma melhor visibilidade do trânsito e do ambiente, ele é mais fácil de manobrar que os bicudos.

Outra vantagem é que estão sempre produzindo caminhões novos com esse modelo de cabine, com novas tecnologias de segurança, novos equipamentos, aparato mecânico e muito mais.

Eles começaram a ser produzidos em grande escala no Brasil devido a uma lei em relação ao tamanho do cavalo mecânico e o semirreboque, confira porque não fabricam mais bicudos no Brasil.

Vantagens dos caminhões bicudos

caminhao bicudo vermelho

A primeira vantagem desses caminhões é que eles são mais estáveis que os frontais, pois o peso de toda a estrutura é melhor distribuído sobre as rodas que são mais afastadas ou mais distantes.

Imagine só um skate com as 4 rodinhas: quanto menor o tamanho do shape (prancha do skate), mais instável ele é, assim como nos caminhões. Os bicudos tem a distância dos eixos maior, portanto se tornando menos instáveis.

Agora vamos entrar no motivo de discordância de muitos motoristas e técnicos, que é sobre o motor na frente da cabine, onde uns dizem que isso aumenta a segurança do motorista, já outros dizem que aumenta.

O motor posicionado na parte frontal dos caminhões bicudos é visto como um motivos de segurança pelos caminhoneiros, pois durante uma colisão, esse motor irá proteger o condutor dentro da cabine.

O motor será atingido, danificado e o caminhoneiro não será afetado.

No entanto, alguns especialistas dizem que isso é um engano. O motor na parte dianteira dos caminhões bicudos é mais perigoso que nos cara-chata, porque ao acontecer uma colisão frontal, toda a parte mecânica debaixo do capô se deslocará e poderá prensar o motorista.

Veja também: 

Então, essas são as informações que trago hoje para vocês e quero que vocês me digam, qual caminhão mais seguro, o bicudo ou o frontal, também conhecido como cara-chata? Tire suas conclusões e comente.

Comentários

  1. Eu ainda acho que é o bicudo o mais seguro. Nao so pelo motor mais tem o chassi ainda mais conprido pra frente. O frontal as perna do motoris é o parachoque . Eu mesmo presenciei um acidente entte um mb1933 que bateu atras de um 9 eixo que dobro o cavalo do 1933 no meio e o motorista saiu inleso do acidente. Sem fala que o espaço dentro da gabina era maior que de um frontal. Por que nao tia aquele capu no meio do soalho da gabina kkk

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro os Bicudos não por segurança mas sim pela Beleza

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

Caminhoneira ganha R$100 mil por mês em site adulto e compra caminhão!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: Caminhoneiro Drogado foge da PRF e é preso na BR-101 após causar acidente!