Saiba porque tem que aterrar o caminhão tanque de combustível no posto.


aterramento caminhao tanque combustivel


É importantíssimo fazer o aterramento do caminhão tanque que transporta combustível antes de descarregar a gasolina, o etanol, o diesel ou outro no posto de combustível e o motivo disso a gente explica logo em seguida.

O aterramento, muito utilizado em casas, serve como uma medida de segurança para garantir o funcionamento correto dos equipamentos que estão ligados à rede elétrica.

Além de proteger os equipamentos (eletroeletrônicos, eletrodomésticos e outros), esse sistema protege os usuários contra choques que podem ser causados por alguma falha no sistema de energia.

Nas residências, normalmente isso é feito conectando a rede elétrica até um sistema de fuga de energia do sistema até uma haste de metal que fica enterrada no solo.

Dessa forma, quando ocorre algum problema no aparelho eletrônico ou na rede, a energia é drenada até essa haste de metal enterrada e evita que o usuário do aparelho leve choque.

Aterramento de caminhões tanques de combustível

Os veículos que transportam combustíveis, sejam eles: gasolina, etanol, diesel ou outros, precisam ser aterrados antes de fazer o descarregamento do líquido no posto para evitar acidente com a eletricidade estática, com risco de pegar fogo no local e explosão.

Essa eletricidade estática é a mesma de quando a gente esfrega um balão no cabeça e faz o cabelo arrepiar, ou quando a gente anda muito, chega num local, encosta a mão em outra pessoa e toma um choque. Já aconteceu isso com você?

Energia elétrica e estática nos veículos

A eletricidade estática nos carros e caminhões é produzida da seguinte forma: após da partida no veículo e o motor começar a trabalhar, ele produz energia mecânica.

Essa energia mecânica produzida pelo motor é transformada em energia elétrica através do alternador e é levada até a bateria para ser armazenada. Por isso conseguimos usar o rádio, as lâmpadas, o alarme e outros componentes sem estar com o motor ligado.


No entanto, o alternador não para de alimentar a bateria nunca enquanto o motor estiver funcionando e essa energia extra tem que ter uma rota de fuga igual nas residências que é feito com a haste de metal como falamos logo acima.

aterramento eletrico haste cobre

Esse aterramento dos veículos é feito pelo polo negativo das baterias que é fixado na carroceria do mesmo. Portanto, todo excesso de eletricidade da bateria é jogado para a carroceria e forma a energia estática, mas que não dá choque no motorista porque os pneus funcionam como um isolante.

Obs.: essa eletricidade estática também pode ser produzida pelo atrito do ar atmosférico com a carroceria que está em movimento durante a viagem até o local.

Portanto o aterramento dos caminhões tanque de combustível é importantíssimo para evitar que essa energia estática contida na carroceria corra pelo líquido, pela mangueira e vá até o local de armazenagem, podendo causar um incêndio e explosão do posto.

Como aterrar os caminhões corretamente?

1 - Os veículos que transportam combustíveis devem ter sempre um fio para conduzir essa energia estática para o solo. Esse cabo é de cobre, pois o cobre oferece menos resistência e ao invés da eletricidade correr pelo líquido, ela vai correr pelo fio.

2 - Na 2 extremidades desse cabo terra deve ter 1 "jacaré", uma espécie de prendedor para fixar no local adequado.

3 - Então, uma extremidade é fixada em algum lugar da carroceria do caminhão e a outra extremidade num ponto de metal em contato com o solo do posto. Normalmente, essa extremidade é conectada no bocal do tanque do posto.

como aterrar caminhao tanque combustivel

ATENÇÃO: primeiro conecte a extremidade do solo, para depois conectar na placa de aterramento do caminhão.

Descarregue o combustível e a remoção do cabo é feita desconectando primeiro o cabo do caminhão e por último do solo.

aterramento posto combustivel


É isso! Evite acidente e lembre-se que prevenir nunca é demais!
Gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar.

Comentários

Postagens Populares

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Como cruzar marcha no caminhão, passo a passo

Vídeo: Caminhoneiro Drogado foge da PRF e é preso na BR-101 após causar acidente!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: momento que baú de caminhão desmonta e cai na estrada na Bahia