Como é feita a RECAPAGEM de pneus velhos ou gastos - Passo a passo!


recapagem pneu caminhao

Veja como é o processo completo de recapagem de um pneu de caminhão do início ao fim, para a reforma de um pneu velho com uma nova banda de rodagem, possibilitando que ele rode por mais tempo.

Quem tem carro, caminhão, máquina pesada ou trator sabe que o preço de um pneu novo pode ser bastante caro. Então, muitos preferem "reformar" os usados para aumentar a vida útil e possibilitar que eles trabalhem mais tempo sem desembolsar tanto dinheiro.

O que é recapagem de pneus?

A recapagem consiste no processo de remoção da parte antiga dos pneus que entravam em contato com o solo, mas que já estão bastante gastas (sem garras ou frisos) e adiciono uma nova camada de borracha no local.

Explicando de forma mais técnica: significa raspar a banda de rodagem de borracha antiga que já está bastante gasta e aplicar uma nova banda de rolagem com mais garras, melhor aderência e maior duração.

Como esse processo é mais barato do que a compra de um pneu novo, muitos donos de caminhões e donos de transportadoras optam por ele, no intuito de economizar.


Como é feita a recapagem de pneus?

O passo a passo do processo se dá em diversas fases, desde a chegada do "rodante" na empresa, até o produto final e segue as seguintes fases:

Raspagem

O pneu velho ou gasto é colocado numa máquina que segura ele firmemente na vertical e faz a raspagem da banda antiga, a banda gasta, removendo boa parte da borracha do topo.

Análise da carcaça e conserto

É feito uma análise se a carcaça raspada tem algum tipo de dano estrutural, como: furos, rasgos, danos nas lonas e no aço. Caso tenha algum problema, precisa ser resolvido antes de dar sequência nos trabalhos.

recapagem pneu gasto velho

Colagem da banda nova

Após resolvido os problemas na estrutura, chegou a hora da aplicação da nova banda de rodagem, que é colada no mesmo local da banda antiga que foi raspada no início do processo.

Para isso, a carcaça do pneu é colocada numa máquina onde ele fica na vertical e um profissional vai aplicando a banda nova de borracha as poucos, de forma que ela fique bem fixada, exatamente no mesmo local da anterior.

Vulcanização

Por fim, o pneu com a nova banda de rodagem já colada é colocado dentro de uma autoclave por aproximadamente 4 horas, a uma pressão e temperatura ideal para a vulcanização da carcaça fazendo com que tudo fique bem colado sem possibilidade de se soltar durante a rodagem nas estradas.

Veja também:
Agora que já explicamos as etapas da recapagem de pneus velhos ou gastos, assista todo o processo descrito acima no vídeo abaixo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens Populares

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Caminhão em Chamas: Incidente Interrompe Tráfego na BR-376, no Paraná

Área de Escape da BR-376 Salva Vidas na Descida da Serra do Mar!

Resgate difícil do Trator Massey enterrado na lama!