A história do primeiro caminhão do mundo em 1896


 

primeiro caminhao historia mundo


Vamos falar sobre o primeiro caminhão da história a ser fabricado no mundo, como foi sua origem, quem foi a pessoa por trás dessa construção, veja algumas fotos e curiosidades interessantes.

Hoje em dia quase tudo é transportado por caminhões. É quase impossível a gente pensar em algo sendo transportado de uma cidade para a outra sem envolver esse veículos pesados, não é mesmo?

Existem diversos tipos de caminhões no Brasil e no mundo todo, com cada vez mais tecnologias para o conforto do motorista e para melhorar o desempenho nas viagens. Mas, imagina só como foi ter a ideia de produzir o primeiro da história da humanidade.

O caminhão mais antigo da história

Em 1896, ou seja, à mais de 125 anos, nascia o primeiro caminhão fabricado no mundo e eles não imaginam que transformariam todo o transporte rodoviário com o passar dos anos.

O veículo produzido pela empresa Daimler (dona da Mercedes Benz), foi chamado de Daimler Motor Lastwagen e era uma espécie de carroça, mas ao invés de ser puxada por cavalos, havia na traseira um motor de combustão interna.

Esse motor bi cilíndrico, ou seja, com 2 cilindros, foi chamado de Phoenix e conseguiu gerar 4 cavalos de potência. Isso mesmo, apenas 4 cavalos de potência que é algo inimaginável nos dias de hoje.

motor antigo caminhao

Além dos 4cv, o protótipo conseguia funcionar com vários tipos de combustíveis, entre eles estavam: gás, gasolina e querosene utilizada em lamparinas da época, mas a Daimler optou por vende-lo utilizando apenas gasolina, gerando um consumo de cerca de 17 quilômetros por litro.

A ignição era feita por tubo incandescente e o carburador de bico de pulverização (entendeu?). Para Gottlieb Daimler, o inventor do caminhão de 1896, essa é uma obra com compacidade e elegância, com vantagens de ter um escapamento que soltava gases inodoros, motor com operação muito silenciosa e sem solavancos.

Outra tecnologia do Daimler Motor Lastwagen que chama a atenção são as 2 molas helicoidais que foram instaladas para fazer a proteção do motor. Essas molas reduziam as vibrações do veículo, pois as rodas eram de ferro e não revestidas com os pneus de borracha como são os de hoje.

caminhao mais antigo mundo

Um das características que marcou muito foram os Eixos Planetários, que foi uma solução inovadora da época.

Esses eixos planetários funcionavam da seguinte forma: uma correia era ligada tanto no motor quanto em um eixo montado na transversal. Então, assim que dava a partida e ele precisava se mover, a força do motor era transferida para o eixo que se engrenava com os dentes da coroa da roda.


No entanto, ainda em 1896, Daimler fez algumas mudanças e reposicionou o motor para a parte da frente e aumentou a potência para 10 cavalos. Por isso, a maioria das fotos registram esse modelo e não o primeiro com motor na parte de trás.

Então, como o Daimler Motor Lastwagen era um veículo feito de madeira e teria mais de 125 anos hoje, não encontramos vídeos do modelo original para trazer na matéria. No entanto, veja o vídeo dessa réplica do primeiro caminhão da história feito por Wild Bill Eggers.

Comentários

  1. Mercedes-Benz melhor do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Ainda acredito ke teremos carros nacionais totalmentes brasileiros ,já fabricamos aviões de caça

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

O novo caminhão Volkswagen Meteor Optimus sem retrovisor e rodas diferentes

Caminhoneiro de 59 anos leva um SOCO de fisiculturista e morre (vídeo)

Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!

TRISTE - Por dentro do ônibus da cantora Marília Mendonça

Ex-Militar fez motorhome que é metade AVIÃO e metade caminhão!