Lista dos 5 caminhões mais roubados no Brasil


roubo caminhao brasil

Trago hoje a lista dos caminhões mais roubados no Brasil e porque eles são tão visados pelos ladrões especializados nesse tipo de prática criminosa tão recorrente no território brasileiro.

O roubo de caminhões é um problema recorrente no Brasil e afeta significativamente o setor de transporte de carga, podendo até desestabilizar muito financeiramente um pai de família trabalhador que depende do veículo para levar comida para a mesa. 

Alguns modelos são mais visados pelos criminosos por serem mais fáceis de desmanchar ou revender as peças no mercado paralelo. Dentre os modelos mais roubados no Brasil, destacam-se os seguintes: Mercedes Benz Axor, Hyundai HR, Ford Cargo, Volvo FH440 e Iveco Stralis. 

Caminhões mais roubados

Mercedes Benz Axor:

O modelo Axor da Mercedes-Benz é um dos mais roubados no Brasil, principalmente os fabricados entre 2013 e 2016. Segundo especialistas, isso se deve à facilidade de encontrar peças e componentes no mercado ilegal para reposição em caso de manutenção.

Além da grande quantidade em circulação desse tipo de veículo, pois é um dos mais populares no transporte de cargas nas estradas brasileiras.

Hyundai HR:

Hyundai HR

O Hyundai HR é um caminhão leve, utilizado principalmente em entregas urbanas e em pequenas empresas. É um dos modelos mais roubados devido à sua facilidade de desmonte e ao alto valor de revenda das peças no mercado paralelo.

Como existem muitos em circulação, são fáceis de encontrar, fáceis de vender e como são pequenos, são fáceis de roubar e esconder nos locais de desmanche para posteriormente vender as peças separadamente.

Ford Cargo:

O Ford Cargo é outro modelo visado pelos criminosos. Ele é conhecido por ser muito resistente a cargas pesadas e por ter alta capacidade de transporte de mercadorias, pois suporta bastante peso. 

No entanto, essa popularidade toda também é algo ruim, pois sua grande circulação nas estradas também o torna um alvo fácil para os criminosos tanto para o furto quanto para a venda posteriormente.

Volvo FH440:

Volvo FH440

O Volvo FH440 é outro tipo popular entre os bandidos, principalmente as versões produzidas entre 2014 e 2016. 

Além de ser um veículo de alto valor no mercado, é um caminhão muito procurado para compra e sua facilidade de revenda no mercado paralelo também contribui para o aumento da sua demanda por ladrões.

Iveco Stralis:

O Iveco Stralis é um veículo conhecido por sua robustez e durabilidade, o que o torna um alvo de interesse para os criminosos. Não é qualquer estrada ou qualquer carga que faz o veículo quebrar.

Por ser um caminhão tão resistente, tem pouca manutenção e consequentemente seu dono gastará pouco com ele. Portanto, o Iveco Stralis é bastante procurado para compra e é facilmente vendido pelos criminosos.

Veja também:
Portanto, para evitar o roubo de caminhões e cargas no Brasil, as empresas do setor de transporte e caminhoneiros autônomos têm adotado medidas preventivas, como o uso de dispositivos de segurança, sistemas de rastreamento e treinamento de motoristas. 

Então, esteja sempre atento nas viagens com os caminhões, optando por regiões que não são tão perigosas e atento com a possível movimentação de criminosos ao seu redor. 

Comentários

  1. Tá por fora FH440 foi fábrica até 2012... Apartir daí são os FH460.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

Como cruzar marcha no caminhão, passo a passo

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: momento que baú de caminhão desmonta e cai na estrada na Bahia

Porque o caminhão usa Diesel e não gasolina?