Como comprar Caminhão Usado: observe essas 5 coisas antes


como comprar caminhao usado

Você está pensando em comprar um caminhão usado ou invés de um novo, mas está em dúvida se é a melhor opção? Quer saber quais são as vantagens de realizar essa escolha? 

A compra de um caminhão usado pode ser uma ótima opção para aqueles que procuram um veículo confiável e de preço mais acessível, mas é importante ter cuidado ao fazer essa compra com algumas fatores. 

Existem algumas coisas que você deve saber antes de adquirir um caminhão mais antigo para garantir que você está obtendo um veículo que atenda às suas necessidades e esteja em boas condições de funcionamento, evitando que deixe você na mão. 

Neste artigo, vamos discutir algumas das coisas mais importantes que você deve considerar antes de comprar um caminhão usado, entre elas estão: histórico de manutenção, condição mecânica, quilometragem, histórico de acidentes e preço. 

Seguindo estas dicas, você pode ter a certeza de que está fazendo uma boa escolha e evitará uma futura dor de cabeça com a aquisição de um veículo mais barato, mais antigo e que não seja novo de fábrica.

Porque comprar um caminhão usado

1 - Preço: 
Caminhões usados ​​são geralmente mais baratos do que caminhões novos, o que pode ser uma vantagem muito grande para empresas ou caminhoneiros autônomos que estão operando com um orçamento mais apertado.

Ninguém quer pagar caro em algo, ainda mais se tiver pouco dinheiro disponível. Portanto, nesse caso, o preço pode ser um grande aliado na hora de escolher onde irá emprega-lo.

2 - Depreciação: 
Os caminhões novos perdem valor muito rápido, enquanto os usados ​​já tiveram a maior parte da sua depreciação ao longo do tempo, ou seja, um zerado de fábrica, assim que é retirado novo, já perde parte de seu valor ao tentar revende-lo. Já o antigo, já perdeu parte do seu valor e você irá compra-lo com o valor mais baixo.

3- Disponibilidade: 
Existe uma ampla variedade ​​disponíveis no mercado para você se interessar e pesquisar mais afundo suas especificações e características particulares, incluindo modelos antigos e raros que podem não estar disponíveis novos.

Há quem goste dos FNM, dos Scania 111 Jacarés, Scania 113 e muitos outros que não são mais fabricados e ainda encantam os motoristas e amantes dos pesados.

4 - Histórico de manutenção conhecido: 
Quando você compra um caminhão usado de um vendedor confiável, você pode ter acesso ao seu histórico de manutenção, o que pode ajudá-lo a avaliar seu estado geral, quais peças são originais, quais já foram trocadas e assim por diante.

caminhao usado bonito

Essas foram algumas vantagens de estar comprando um caminhão usado ao invés de adquirir um novo. Agora, vamos falar sobre as coisas que você deve saber e verificar antes da aquisição.

Coisas para verificar antes da compra

1 - Condição mecânica: 

É muito importante fazer uma inspeção detalhada do caminhão para verificar se há problemas mecânicos. Isso inclui verificar o motor, transmissão, sistema de freios, suspensão, sistema elétrico e outros componentes importantes. 

Uma inspeção cuidadosa pode revelar problemas mecânicos ocultos, como desgaste de componentes críticos, problemas de motor ou transmissão, problemas de suspensão, determinar se o caminhão foi bem cuidado ao longo dos anos, o que pode afetar sua durabilidade e confiabilidade.


Recomendamos que leve ele até um mecânico de confiança para que ele faça uma checagem geral dos seus componentes para evitar que apareçam problemas futuros muito rápido.

2 - Quilometragem: 

A quilometragem do caminhão é um indicador importante da sua condição geral, pois com menos quilometragem, eles geralmente têm menos desgaste e são considerados mais valiosos do que os mais desgastados. 

No entanto, verifique se a quilometragem está de acordo com a idade do veículo. Se a quilometragem estiver muito alta é sinal que ele já rodou bastante e pode estar bem desgastado. Se estiver baixa, pode ser sinal de que ele tinha algum problema e ficou muito tempo parado.

Além disso, também pode ser um indicador de se o caminhão foi usado principalmente para viajar longas distâncias ou foi usado principalmente para trabalhos de curta distância. Isso pode afetar a condição do veículo e a necessidade de manutenção futura.

3 - Histórico de manutenção: 

Verificar o histórico de manutenção de um caminhão antes de comprá-lo é importante porque pode dar uma ideia da condição do veículo e do cuidado que foi dado a ele ao longo dos anos. 

Um histórico completo e detalhado pode indicar se ele foi bem cuidado e revisado, o que pode afetar sua durabilidade e confiabilidade de fazer as viagens com cargas pesadas ou por estradas mais perigosas e ruins. 

Sem contar que pode ajudar a identificar problemas mecânicos anteriores e como eles foram resolvidos, o que pode ajudar a determinar se esses problemas foram corrigidos de forma adequada e se eles podem ser um problema futuro. 

Dessa forma, a pessoa que irá comprar o caminhão usado consegue ver se a peça foi substituída por outra de qualidade ou não.

4 - Histórico de acidentes: 

Veja se o caminhão já foi envolvido em acidentes e se houve reparos significativos, seja na lataria, parte mecânica ou elétrica. Isso pode afetar a segurança durante as viagens e a performance do veículo pode não ser das melhores.

Cheque se tem arranhões, amassados, reparos mal feitos, soldas ruins, massa na lataria, peças erradas ou de má qualidade, gambiarras que podem vir a dar defeito com o passar do tempo.

5 - Preço: 

Pesquise por preços semelhantes para ter certeza de que está pagando um preço justo e não está sendo enganado ou enrolado pelo vendedor que pede um valor absurdo ou exagerado na negociação. 

Isso pode ser feito pesquisando anúncios em sites especializados em veículos usados ou falando com outros caminhoneiros que conhecem o modelo que pretende adquirir na revenda. 

Também vale ressaltar que é importante considerar outros custos associados à compra, como impostos, seguros e manutenção, para ter uma noção completa do custo total e não ser pego de surpresa. 

Faça alguns orçamentos para não gastar demais e se endividar com o preço de um caminhão usado além do que pode pagar mensalmente, pois pode acontecer de ficar sem trabalho por alguns períodos e se apertar demais financeiramente.

Veja também: 

Portanto, essas foram as dicas de hoje para que você possa usar e observar durante a escolha do veículo de carga. Espero ter ajudado você e não esqueça de compartilhar a matéria com outras pessoas.

Comentários

Postagens Populares

Volvo FH 500 é transformado em Motorhome e o interior tem de tudo!

MB 1618 ano 1995 é encontrado 0km após 20 anos!

Vídeo: 2 carretas batem forte de frente em rodovia do Paraná

Os operários ficam de BOCA ABERTA com a manobra na New Holland!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy