Porque o caminhão Scania 111 é chamado de Jacaré? Entenda
Existem muitas dúvidas entre os caminhoneiros e entre as pessoas que ouvem pela primeira vez falar do tal caminhão Jacaré. Qual é o caminhão Jacaré? Porque é chamado assim? Que modelo de caminhão é esse?
Portanto, vou trazer detalhes sobre a história desse vovô, essa lenda do trecho, que até hoje chama atenção por onde passa.
História do Scania Jacaré
O lendário Scania 111 jacaré é tão amado pela pessoas porque, além de ter um design diferenciado, principalmente com aquela cor alaranjada ou laranja tão marcante do modelo, esse caminhão marcou a história da fábrica da Scania.
Em 1957, a Scania escolheu montar a primeira fábrica da América Latina no Brasil. O nome da fábrica era Scania-Vabs do Brasil Motores Diesel. Nessa época, quem dominava as estradas era o FNM ou Fenemê, outro vovô das estradas, mas os caminhões Scania se destacaram pela atuação direta da bomba injetora, diferente do rival que era por pré-câmara.
Durante o passar dos anos, foram lançados diversos modelos de veículos, como:
- L-75, lançado no ano de 1957
- L-76, lançado em 1963
- LS-7638 e LS7650 no ano de 1965
- L-76s, LS-76 e LT-76s em 1967
- O Scania 110 foi lançado ao final da década de 60 e início de 70, substituindo os modelos L-76 no 1963.
- Então, finalmente em 1975, foi o lançamento do primeiro Scania 111 Jacaré. Nascia então a série 1, com melhorias no motor, potência de 296 cavalos e torque de 111 quilos.
Considerado o caminhão mais potente do Brasil na época, rapidamente o 111 dominou o mercado, conquistando o transporte rodoviário devido a sua robustez, fácil manutenção, força e muito mais. Sua ficha técnica agradava a todos, por isso a compra e venda dele era tão aceita, mesmo sabendo do preço que iriam ter que desembolsar.
Para se ter ideia de como esse modelo é sinônimo de durabilidade, ainda é possível encontrar caminhões antigos rodando e trabalhando no trecho com a cor laranja da época e peças originais.
Porque o Scania 111 é chamado de Jacaré?
O apelido do caminhão é por causa do seu design exterior arrojado, onde a frente parece a boca de um jacaré e quando eram colocados para a venda na concessionárias antigamente, era aberto o capô e parecia um animal jacaré tomando sol com a boca aberta.
Além disso, as cores diferenciadas do comum, os traços da cabine, o tamanho e a imponência do caminhão mais forte do Brasil na época, remetiam ao predador que chegou para dominar tudo.
Assista o vídeo abaixo do detalhe de um antigo Scania 111 Jacaré e conheça melhor os detalhes, características, as peças e curiosidades dessa relíquia.
Muito legal 👏 gostei da cor da Saveiro 😁
ResponderExcluir😁 JACAREZÃO DÁ HR MANO // SCANIA É SCANIA // TÊM BOCA NÃO.!! ⚙️⚡👊🦂
ResponderExcluir