Porque o caminhão Scania 111 é chamado de Jacaré? Entenda


jacare scania 111 laranja alaranjado

Existem muitas dúvidas entre os caminhoneiros e entre as pessoas que ouvem pela primeira vez falar do tal caminhão Jacaré. Qual é o caminhão Jacaré? Porque é chamado assim? Que modelo de caminhão é esse? 

Portanto, vou trazer detalhes sobre a história desse vovô, essa lenda do trecho, que até hoje chama atenção por onde passa.

História do Scania Jacaré

O lendário Scania 111 jacaré é tão amado pela pessoas porque, além de ter um design diferenciado, principalmente com aquela cor alaranjada ou laranja tão marcante do modelo, esse caminhão marcou a história da fábrica da Scania.

Em 1957, a Scania escolheu montar a primeira fábrica da América Latina no Brasil. O nome da fábrica era Scania-Vabs do Brasil Motores Diesel. Nessa época, quem dominava as estradas era o FNM ou Fenemê, outro vovô das estradas, mas os caminhões Scania se destacaram pela atuação direta da bomba injetora, diferente do rival que era por pré-câmara.

caminhao scania 111 jacare reformado

Durante o passar dos anos, foram lançados diversos modelos de veículos, como:
  • L-75, lançado no ano de 1957
  • L-76, lançado em 1963
  • LS-7638 e LS7650 no ano de 1965
  • L-76s, LS-76 e LT-76s em 1967
  • O Scania 110 foi lançado ao final da década de 60 e início de 70, substituindo os modelos L-76 no 1963.
  • Então, finalmente em 1975, foi o lançamento do primeiro Scania 111 Jacaré. Nascia então a série 1, com melhorias no motor, potência de 296 cavalos e torque de 111 quilos.

Considerado o caminhão mais potente do Brasil na época, rapidamente o 111 dominou o mercado, conquistando o transporte rodoviário devido a sua robustez, fácil manutenção, força e muito mais. Sua ficha técnica agradava a todos, por isso a compra e venda dele era tão aceita, mesmo sabendo do preço que iriam ter que desembolsar.

Para se ter ideia de como esse modelo é sinônimo de durabilidade, ainda é possível encontrar caminhões antigos rodando e trabalhando no trecho com a cor laranja da época e peças originais.

Porque o Scania 111 é chamado de Jacaré?

O apelido do caminhão é por causa do seu design exterior arrojado, onde a frente parece a boca de um jacaré e quando eram colocados para a venda na concessionárias antigamente, era aberto o capô e parecia um animal jacaré tomando sol com a boca aberta.

caminhao scania 111 antigo venda capo aberto

Além disso, as cores diferenciadas do comum, os traços da cabine, o tamanho e a imponência do caminhão mais forte do Brasil na época, remetiam ao predador que chegou para dominar tudo.

Assista o vídeo abaixo do detalhe de um antigo Scania 111 Jacaré e conheça melhor os detalhes, características, as peças e curiosidades dessa relíquia.

Comentários

Postar um comentário

Postagens Populares

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Caminhoneira ganha R$100 mil por mês em site adulto e compra caminhão!