O que acontece se Furar o Pedágio? Qual a multa?


caminhoes furando evasao pedagio


Furar o pedágio no Brasil ou a evasão do local para não pagar a taxa é considerada uma infração grave e é passível de multa. Mas qual é o valor da multa? Quantos pontos ganha na CNH? 

É sobre isso que iremos tratar hoje na matéria e esclarecer diversas dúvidas a respeito dessa prática entre os condutores que vem aumentando cada dia mais pelas estradas brasileiras.


O que é evasão de pedágio?

É o ato em que o condutor do veículo resolve passar pela cabine de cobrança da tarifa sem fazer o pagamento obrigatório.

Como furar o pedágio?

Não tenho o intuito de incentivar ninguém a cometer essa infração de trânsito, mas irei dizer como alguns motoristas de carros de passeio e caminhoneiros fazem para burlar o sistema e não pagar a tarifa.

1 - Andar colado no veículo da frente

caminhoneiros furando pedagio

Existem diversos vídeos na internet mostrando os condutores tendo essa atitude que consiste em andar bem próximo do veículo da frente que pagará o pedágio na cabine ou passará pelo "sem parar".

Dessa forma, não dará tempo da cancela abaixar, pois ela acredita que é apenas um meio de transporte que está passando naquele momento, mesmo que seja tão comprido.

2 - Batendo na cancela

evasao pedagio moto

Uma prática mais ousada e perigosa de fazer é batendo na cancela para que ela saia da frente e você continue trafegando normalmente como se não houvesse nenhuma cabine de cobrança.

No entanto, circulam vídeos de pessoas que fizeram isso em alta velocidade e acabaram danificam o carro ou o caminhão com arranhões nas laterais, quebrando o para-brisa com a colisão e motociclistas que caíram.

Lembrando: não recomendo que façam isso!

Qual o valor da multa por furar o pedágio?

Como sabemos, o pedágio é um tributo cobrado pelo uso de determinadas rodovias, com o objetivo de manter essas vias em boas condições e melhorar o seu funcionamento (pelo menos era assim que deveria funcionar).

Ao furar essa cobrança da tarifa, o motorista estará cometendo um ato ilícito que prejudica essa finalidade. Mas qual é o preço cobrado por esse ato tão irresponsável?

Bom, de acordo com o Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a evasão de pedágio é considerada uma infração grave, passível de multa no valor de 195,23 reais e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Essa multa é facilmente aplicada, pois no local da cobrança existem câmeras que registram o momento exato da infração de trânsito e a notificação de autuação chegará no endereço registrado no documento do veículo.

Portanto, furar ou se evadir do pagamento da cobrança de pedágio é um ato ilícito que pode trazer consequências ruins para o infrator, passível de multa e pontos na CNH, como descrito acima.

Comentários

Postar um comentário

Postagens Populares

O novo caminhão Volkswagen Meteor Optimus sem retrovisor e rodas diferentes

Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!

TRISTE - Por dentro do ônibus da cantora Marília Mendonça

Exato momento que um Rodotrem afunda no rio após cair da balsa em Delfinópolis, MG

Volvo FM 500 derrapa com uma lancha de 39 toneladas em cima!