Tudo sobre máquinas pesadas e notícias sobre caminhões atualizadas diariamente para o caminhoneiro.
Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!
Gerar link
Facebook
Twitter
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
por
Gabriel M. Marques
Existe um mito entre os motoristas que diz que é preciso acelerar bastante antes de desligar o veículo e também ao liga-lo, mas será que isso é certo? Será que não danifica o motor e suas peças? Será que fica melhor lubrificado e facilita a próxima partida?
É sobre isso que iremos tratar na matéria de hoje!
Algumas pessoas dizem que ao chegar com o caminhão no destino final é importante dar uma boa acelerada para que na próxima partida, o veículo ligue com maior facilidade.
Outros dizem que assim, no início do dia de trabalho, ao ligar o caminhão pela primeira vez, é importante "meter o pé no fundo" para lubrificar todas as peças internas antes de seguir viagem.
Mas será que é correto?
Devo acelerar antes de desligar o caminhão?
Esse é um pensamento bem antigo que vem passando de geração em geração e se deu início lá pelos anos de 1950, pois nessa época os caminhões eram movidos a gasolina e tinham carburador.
Portanto, uma boa acelerada antes de desligar o motor enchia a cuba de gasolina do carburador e, dessa forma, ajudava ao dar a partida.
No entanto, hoje em dia, os caminhões tem tecnologia mais moderna e são movidos a diesel, caindo por terra esse pensamento e explicarei agora porque essa prática é tão errada de fazer nos dias de hoje.
Essa prática, além de desperdiçar combustível, prejudica o motor, pois ele funciona sem a lubrificação adequada. Além disso, também prejudica a turbina que continuará funcionando até o motor parar e com pouca ou nenhuma lubrificação.
Forma correta de desligar
O ideal é aguardar com o veículo parado em ponto morto por aproximadamente 60 segundos, para que o sistema de arrefecimento ou refrigeração possa trabalhar e reduzir um pouco a temperatura do motor.
Também diminuirá a rotação do motor e melhorará a lubrificação do sistema de turbo (turbina) e outros componentes. Assim você evita danos às peças e desgaste prematuro desses componentes internos.
Então, a resposta final é: não acelere o caminhão antes de desligar e o correto é parar em ponto morto, aguardando aproximadamente 60 segundos para que o motor refrigere e lubrifique todo o sistema.
Mais um mito que iremos desmistificar, que é sobre a aceleração forte imediatamente após dar a partida no veículo. Será que é correto?
A resposta é: não! Não aperte fundo o pedal durante a partida!
Dessa forma, você protegerá os pistões, anéis e cilindros do motor, evitando o desgaste prematuro devido a falta de óleo lubrificante circulando entre essas peças. Sem o óleo, as peças funcionarão com atrito.
Isso acontece porque quando o motor está desligado, o óleo lubrificante desse e se assenta todo no cárter, que é um reservatório de metal próprio para o armazenamento e resfriamento desse óleo.
Portanto, aguarde aproximadamente 30 segundos para começar a acelerar após a ignição do caminhão para que o óleo lubrificante circule entre as peças e as proteja durante o funcionamento.
Conheça 3 caminhoneiras bonitas que resolverem postar fotos sensuais para seus fãs, seja com roupa ou completamente nuas em plataformas de conteúdo adulto, como OnlyFans e Privacy e hoje faturam uma grana alta. Com a ascensão da internet em todo o mundo, está cada vez mais comum que todos postem seu dia a dia nas redes sociais, sua rotina de vida diária ou como é seu dia de trabalho, mostrando todos os perrengues e alegrias. É o caso também dos motoristas de caminhões, onde muitos postam diariamente fotos e vídeos das viagens feitas, dos carregamentos de cargas, dos problemas enfrentados nas estradas que precisam ser resolvidos e muito mais. Com isso, muitas belas caminhoneiras acabaram ganhando grande notoriedade na internet, gerando muitos seguidores no Youtube, Instagram, TikTok e Facebook. Dessa forma, é normal que essas pessoas se interessem pela vida desses criadores de conteúdo. Então, 3 mulheres motoristas de caminhões, ao notarem seu público interessado em um conteúdo mais p
Um motorista de caminhão sofreu alguns ferimento após ser atingido pelas toras que ele transportava no caminhão e assustou a todos que presenciaram a cena impressionante. O fato ocorreu na cidade de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí em Santa Catarina, por volta das 11 horas e 50 minutos da manhã do dia 13 de janeiro de 2023, bem no centro da cidade. A vítima, um homem de 36 anos, notou que parte da carreta do tipo Romeu e Julieta havia se soltado, então ele pulou rapidamente de dentro da cabine do caminhão e correu para tentar puxar os freios da carreta localizado na parte de baixo. No entanto, o semirreboque faz uma curva brusca e pende para o lado. Foi nessa hora que o caminhoneiro notou que ela iria tombar e decidiu correr para longe, pois já imaginava que ela iria tombar. Mas, não deu tempo e assim que a carreta tombou, as toras que estavam em cima rolaram na estrada e atingiram o motorista em cheio, jogando ele no chão e deixando-o ferido. O homem atropelado pelo próprio cami
Vamos falar um pouco sobre a história da caminhoneira conhecida como a Tal da Loira . Ela que é famosa nas redes sociais por seu amor por caminhão e por suas fotos picantes, tanto no Instagram, Facebook, como em plataformas de conteúdos adultos e vídeos no Youtube. Quem é a Tal da Loira? O nome oficial dela é Ana Carolina Silva e tem por volta dos 24 anos de idade. Nasceu em Minas Gerais e mora lá até hoje, na cidade de Capelinha, no interior do estado. A influencer loira do caminhão arqueado se tornou famosa na internet devido a suas publicações que mostravam ela dirigindo seu veículo de trabalho, mostrando seus perrengues na estrada, sempre bem descontraída e com o linguajar do jovem caminhoneiro. Devido a sua beleza, surgiram muitos comentaram positivos sobre Ana Carolina que começou a postar fotos um pouco mais sensuais no Instagram, o que fez ela alcançar um público muito grande e crescer muito sua rede social. Origem do apelido Segundo Ana, o apelido foi dado pelos seus fãs que
Conheça algumas gírias ou expressões mais falados pelos caminhoneiros brasileiros para se comunicarem durante as viagens, seja no rádio PX, por aplicativos de mensagens ou pessoalmente. Os motoristas de caminhões são conhecidos por terem sua própria linguagem, repleta de gírias e expressões peculiares. Esta maneira peculiar de se comunicar é parte integrante da sua cultura e torna a experiência de estar na estrada ainda mais divertida e interessante. O dia de trabalho de um motorista pode ser bastante desgastante e cansativa, mas durante um momento de descontração com os companheiros de trabalho podem surgir várias histórias e ficam ainda mais interessantes quando são usadas as palavras corretas do pessoal do trecho. Portanto, nós iremos mostrar quais são as mais famosas e mais usadas. Confira a lista abaixo, dando sequência na matéria. Gírias dos caminhoneiros e seus significados Cristal - é como são chamadas as namoradas, mulheres ou esposas dos caminhoneiros. QTH - tem relação a al
Se você tem dúvida de como faz para cruzar as marchas de um caminhão veio ao lugar certo, pois eu explicarei detalhadamente, num passo a passo, como fazer esse processo de cruzada do câmbio. O que é cruzar marcha? Esse é um termo usado para motoristas de caminhões com câmbio reduzido, onde as marchas são trocadas alternando entre a simples e a reduzida. Dessa forma, o veículo pesado consegue embalar melhor, principalmente se estiver muito pesado ou numa subida de morro. Portanto, o motorista deverá começar engatando a marcha 1° reduzida, depois a 1º simples, 2º reduzida, 2° simples... e assim por diante, até chegar ao final dos trocas do câmbio, podendo chegar na velocidade máxima do veículo. Origem da expressão Mas, você deve estar se perguntando: isso não tem nada a ver com cruzar as alavancas ou qualquer que seja o componente do caminhão, não é mesmo? Nos caminhões de hoje em dia não! No entanto, essa expressão teve origem com os antigos caminhões FNM, Fenemê ou Alfa Romeo, lá pel
Comentários
Postar um comentário