Tudo sobre máquinas pesadas e notícias sobre caminhões atualizadas diariamente para o caminhoneiro.
Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
por
Gabriel M. Marques
Existe um mito entre os motoristas que diz que é preciso acelerar bastante antes de desligar o veículo e também ao liga-lo, mas será que isso é certo? Será que não danifica o motor e suas peças? Será que fica melhor lubrificado e facilita a próxima partida?
É sobre isso que iremos tratar na matéria de hoje!
Algumas pessoas dizem que ao chegar com o caminhão no destino final é importante dar uma boa acelerada para que na próxima partida, o veículo ligue com maior facilidade.
Outros dizem que assim, no início do dia de trabalho, ao ligar o caminhão pela primeira vez, é importante "meter o pé no fundo" para lubrificar todas as peças internas antes de seguir viagem.
Mas será que é correto?
Devo acelerar antes de desligar o caminhão?
Esse é um pensamento bem antigo que vem passando de geração em geração e se deu início lá pelos anos de 1950, pois nessa época os caminhões eram movidos a gasolina e tinham carburador.
Portanto, uma boa acelerada antes de desligar o motor enchia a cuba de gasolina do carburador e, dessa forma, ajudava ao dar a partida.
No entanto, hoje em dia, os caminhões tem tecnologia mais moderna e são movidos a diesel, caindo por terra esse pensamento e explicarei agora porque essa prática é tão errada de fazer nos dias de hoje.
Essa prática, além de desperdiçar combustível, prejudica o motor, pois ele funciona sem a lubrificação adequada. Além disso, também prejudica a turbina que continuará funcionando até o motor parar e com pouca ou nenhuma lubrificação.
Forma correta de desligar
O ideal é aguardar com o veículo parado em ponto morto por aproximadamente 60 segundos, para que o sistema de arrefecimento ou refrigeração possa trabalhar e reduzir um pouco a temperatura do motor.
Também diminuirá a rotação do motor e melhorará a lubrificação do sistema de turbo (turbina) e outros componentes. Assim você evita danos às peças e desgaste prematuro desses componentes internos.
Então, a resposta final é: não acelere o caminhão antes de desligar e o correto é parar em ponto morto, aguardando aproximadamente 60 segundos para que o motor refrigere e lubrifique todo o sistema.
Mais um mito que iremos desmistificar, que é sobre a aceleração forte imediatamente após dar a partida no veículo. Será que é correto?
A resposta é: não! Não aperte fundo o pedal durante a partida!
Dessa forma, você protegerá os pistões, anéis e cilindros do motor, evitando o desgaste prematuro devido a falta de óleo lubrificante circulando entre essas peças. Sem o óleo, as peças funcionarão com atrito.
Isso acontece porque quando o motor está desligado, o óleo lubrificante desse e se assenta todo no cárter, que é um reservatório de metal próprio para o armazenamento e resfriamento desse óleo.
Portanto, aguarde aproximadamente 30 segundos para começar a acelerar após a ignição do caminhão para que o óleo lubrificante circule entre as peças e as proteja durante o funcionamento.
Criminosos que costumam roubar pneus de caminhões se dão mal e acabam com o veículo atolado, sem poder fugir com o produto do roubo. Segundo informações passadas pelo homem que fez o vídeo, os meliantes haviam roubados alguns pneus de caminhões e quando tentaram fugir por uma estrada de areia, acabaram ficando atolados no local. Resultando no abandono do mesmo. O veículo, um Mercedes Benz vermelho com placa QGB9C52 que estava com pneus novos, provavelmente proveniente de outros furtos foi deixado para trás e os criminosos se evadiram do local ao perceberem que não tinha como leva-lo. Um outro Mercedes Benz branco também foi deixado no meio da estrada com a frente toda danificada e que, provavelmente, tenha sido usado para bater na traseira do vermelho, na tentativa de empurra-lo e seguir viagem com os bens subtraídos das vítimas. Confira o vídeo abaixo, onde mostra os 2 veículos MB abandonados no meio da estrada de areia e que fez com que a bandidagem não tivesse sorte nesse dia. ...
Acompanhe o drama de um casal que tem seu caminhão parado a aproximadamente 5 meses dentro de uma oficina mecânica mesmo depois de gastaram cerca de 80 mil reais em peças e mão de obra para terem seu veículo de volta rodando. O Mercedes Benz Actros 2546 foi levado até a mecânica devido a alguns problemas, mas o serviço prestado não ficou bom e ambas as partes não conseguiram se acertar, deixando o veículo preso durante vários meses sem poder levar o pão para a mesa da família. Então, foi acionada a Patrulha do Consumidor e Celso Russomanno assumiu as negociações. Acompanhe o desfecho da história onde envolve mentiras, discussões e nervosismo a flor da pele na reportagem. Segundo o casal dono do Mercedes Actros, por conta do gasto com a oficina e sem ter de onde tirar o sustento, eles já estão devendo aluguel, não conseguem pagar as prestações do carro, fatura do cartão de crédito atrasada e só estão conseguindo se manter com a ajuda dos familiares. O motor foi tirado para o ...
Os pneus de caminhões são um componente vital para garantir a segurança e eficiência durante a condução do veículo, especialmente considerando o tamanho e o peso da carga que transportam. No entanto, apesar dos avanços na tecnologia dos pneus, o estouro dos pneus de caminhão ainda é um problema recorrente. Diversos fatores podem levar ao estouro dos pneus, desde a sobrecarga, pressão inadequada, condições climáticas extremas, condições da estrada até falhas mecânicas. Nesta matéria, exploraremos mais profundamente os principais motivos que podem levar ao estouro dos pneus de caminhão e como os motoristas e empresas de transporte podem prevenir esses incidentes e garantir uma operação segura e eficiente nas estradas. Porque o pneu estoura? Abaixo irei listar as principais causas que levam a esse tipo de acidente e mais abaixo irei te mostrar como se prevenir, pois a prevenção é sempre muito importante. 1 - Excesso de peso Uma das principais razões pelas quais os pneus de cam...
Hoje trago um vídeo que achei na internet e achei impressionante, onde mostra mais de 60 caminhões trabalhando juntos no aterramento de uma grande área ao lado de uma praia. O aterramento de grandes áreas é uma prática comum em diversas áreas da construção civil e obras de infraestrutura. Essa técnica consiste em depositar terra em um terreno para aumentar sua altura ou alargar aquela região, assim, torná-lo mais adequado para receber edificações, pavimentações, circulação de pessoas, entre outras coisas. Os 60 caminhões começaram a chegar ao local, um atrás do outro, formando uma fila imensa para descarregar, para que na sequência, os tratores de esteiras pudessem espalhar todo o material. Confira abaixo a lista de caminhões e máquinas que foram usados nessa grande aterro: 1 Trator KOMATSU D58E 1 Trator KOMATSU D65P 1 Trator KOMATSU DD65E 12 Caminhões Hyundai 12 Caminhões caçamba Hyundai 12 Caminhões caçamba SCANIA 12 Caminhões caçamba...
Alguns agricultores estão fazendo valas em torno da plantação da fazenda e o motivo para isso é bastante interessante... conter os animais que destroem a lavoura. A construção de valetas ao redor das lavouras é uma prática comum entre os agricultores que enfrentam problemas com animais que destroem suas plantações. Em muitas regiões do Brasil, por exemplo, os porcos do mato ou queixadas são os principais causadores de prejuízos nas lavouras, entrando nas áreas de plantio e derrubando as plantas para se alimentarem. Portanto, as valetas, também conhecidas como valas ou canais, os agricultores estão construindo essas estruturas de drenagem que podem ser utilizadas para evitar o avanço desses animais e evitar que eles derrubem a plantação. Elas são normalmente construídas ao redor da área de plantio, com a finalidade de criar uma barreira física que impeça a passagem dos animais, sendo escavadas a uma profundidade de pelo um pouco mais de um metro, com uma largura suficiente p...
Comentários
Postar um comentário