Tudo sobre máquinas pesadas e notícias sobre caminhões atualizadas diariamente para o caminhoneiro.
Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
por
Gabriel M. Marques
Existe um mito entre os motoristas que diz que é preciso acelerar bastante antes de desligar o veículo e também ao liga-lo, mas será que isso é certo? Será que não danifica o motor e suas peças? Será que fica melhor lubrificado e facilita a próxima partida?
É sobre isso que iremos tratar na matéria de hoje!
Algumas pessoas dizem que ao chegar com o caminhão no destino final é importante dar uma boa acelerada para que na próxima partida, o veículo ligue com maior facilidade.
Outros dizem que assim, no início do dia de trabalho, ao ligar o caminhão pela primeira vez, é importante "meter o pé no fundo" para lubrificar todas as peças internas antes de seguir viagem.
Mas será que é correto?
Devo acelerar antes de desligar o caminhão?
Esse é um pensamento bem antigo que vem passando de geração em geração e se deu início lá pelos anos de 1950, pois nessa época os caminhões eram movidos a gasolina e tinham carburador.
Portanto, uma boa acelerada antes de desligar o motor enchia a cuba de gasolina do carburador e, dessa forma, ajudava ao dar a partida.
No entanto, hoje em dia, os caminhões tem tecnologia mais moderna e são movidos a diesel, caindo por terra esse pensamento e explicarei agora porque essa prática é tão errada de fazer nos dias de hoje.
Essa prática, além de desperdiçar combustível, prejudica o motor, pois ele funciona sem a lubrificação adequada. Além disso, também prejudica a turbina que continuará funcionando até o motor parar e com pouca ou nenhuma lubrificação.
Forma correta de desligar
O ideal é aguardar com o veículo parado em ponto morto por aproximadamente 60 segundos, para que o sistema de arrefecimento ou refrigeração possa trabalhar e reduzir um pouco a temperatura do motor.
Também diminuirá a rotação do motor e melhorará a lubrificação do sistema de turbo (turbina) e outros componentes. Assim você evita danos às peças e desgaste prematuro desses componentes internos.
Então, a resposta final é: não acelere o caminhão antes de desligar e o correto é parar em ponto morto, aguardando aproximadamente 60 segundos para que o motor refrigere e lubrifique todo o sistema.
Mais um mito que iremos desmistificar, que é sobre a aceleração forte imediatamente após dar a partida no veículo. Será que é correto?
A resposta é: não! Não aperte fundo o pedal durante a partida!
Dessa forma, você protegerá os pistões, anéis e cilindros do motor, evitando o desgaste prematuro devido a falta de óleo lubrificante circulando entre essas peças. Sem o óleo, as peças funcionarão com atrito.
Isso acontece porque quando o motor está desligado, o óleo lubrificante desse e se assenta todo no cárter, que é um reservatório de metal próprio para o armazenamento e resfriamento desse óleo.
Portanto, aguarde aproximadamente 30 segundos para começar a acelerar após a ignição do caminhão para que o óleo lubrificante circule entre as peças e as proteja durante o funcionamento.
Em uma atitude desesperada, homens tentam esvaziar uma carreta para evitar que a balsa afunde com eles em cima. A balsa estava transportando duas carretas e devido ao excesso de peso, começou a inclinar para o lado. Alguns homens, desesperados, pegam pás e tentam tirar a maior quantidade possível de material de cima do caminhão para evitar que vá tudo para o fundo do rio. Veja também, populares saqueando a carga de um caminhão após ser incendiado. Nem com a polícia por perto eles ficaram acuados. Levaram toda a carga do caminhão em poucos minutos.
Motorista de caminhão realiza uma quebra de asa no caminhão a mais de 100 km/h e assusta o pessoal que assistia a cena inusitada. Quebra de asa é uma manobra que alguns motoristas de caminhão fazem balançando de um lado para o outro na estrada, ou seja, eles puxam o veículo para um lado e rapidamente puxam para o outro, fazendo com que as rodas saiam do chão ou balancem a carreta. No vídeo abaixo você verá um caminhoneiro fazendo essa manobra extremamente perigosa numa carreta bitrem de 7 eixos em alta velocidade numa descida. Ele balança o veículo para o lado e a úlitma carreta se atravessa tanto na pista que parecia que iria terminar em acidente, assustando até os garotos, conhecidos como Flogueiros (jovens que ficam à beira da rodovia filmando caminhões). Veja também: Saiba porque não fabricam mais caminhões bicudos . Os apelidos engraçados dos caminhões . Veja no vídeo abaixo, o momento que um motorista doido faz uma quebra de asa a mais de 100 km/h .
Está para ser fabricado um trator mais bruto e potente que esses tratores florestais Skidder Caterpillar. Essas máquinas são utilizadas para arrastar as toras de árvores cortadas no meio da floresta e mostram muita garra, empinando quando fazem muita força e acelerando firme. Para quem não sabe os Skidder são máquinas com muita força e potência que são muito utilizada por madeireiros para fazer o arrasto tanto das árvores inteiras depois de cortadas na floresta, quanto arrastar o tronco já cortado. Após o arrasto das toras ou das árvores, essas ficam esperando o momento de serem preparadas para ser transportadas por caminhões madeireiros até seu destino final. Assista o vídeo abaixo onde mostra essas incríveis máquinas florestais, com extrema potência e que impressionam até pelo ronco forte que faz o motor e ecoa pelo escapamento. Veja também: Trator florestal puxando caminhão atolado . Saiba qual a multa por andar com placa suja .
Tem muita gente que não consegue nem dar ré no próprio carro sem passar trabalho, agora imagina manobrar uma carreta de 30 metros. Realmente tem que tirar o chapéu para esses motoristas. Eles realizam essa tarefa de tal forma que até parece fácil. Assista ao vídeo.
Um caminhão ficou sem freios na descida da Serra de Santos e o motorista passou momentos de tensão atrás do volante, tentando segurar ao máximo o veículo sem causar nenhum acidente, nem se ferir. Deve ser muito desesperador o veículo que você dirige ficar sem freios, você precisar frear numa situação de risco e o freio não responder como deveria. Foi o que aconteceu com o motorista dessa carreta do vídeo. Ele estava descendo a Serra do Mar, que também é conhecida como Serra de Santos, uma estrada sinuosa de aproximadamente 1 mil e quinhentos quilômetros de extensão, quando percebeu que estava sem freios. Os colegas de profissão, ao notarem o que estava acontecendo, começaram a se comunicarem pelo rádio PX para que todos abrissem espaço na pista da esquerda, para que ele pudesse passar sem colidir com ninguém. Veja também: O caminhão mais comprido do mundo com 174 metros . O super rodotrem de 11 eixos . Então, o caminhão desce em alta velocidade e mais a frente o motorista encon...
Comentários
Postar um comentário