Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!


acelerar caminhao ligar desligar

Existe um mito entre os motoristas que diz que é preciso acelerar bastante antes de desligar o veículo e também ao liga-lo, mas será que isso é certo? Será que não danifica o motor e suas peças? Será que fica melhor lubrificado e facilita a próxima partida?

É sobre isso que iremos tratar na matéria de hoje!

Algumas pessoas dizem que ao chegar com o caminhão no destino final é importante dar uma boa acelerada para que na próxima partida, o veículo ligue com maior facilidade.

Outros dizem que assim, no início do dia de trabalho, ao ligar o caminhão pela primeira vez, é importante "meter o pé no fundo" para lubrificar todas as peças internas antes de seguir viagem.

Mas será que é correto?

Devo acelerar antes de desligar o caminhão?

Esse é um pensamento bem antigo que vem passando de geração em geração e se deu início lá pelos anos de 1950, pois nessa época os caminhões eram movidos a gasolina e tinham carburador.

Portanto, uma boa acelerada antes de desligar o motor enchia a cuba de gasolina do carburador e, dessa forma, ajudava ao dar a partida.

No entanto, hoje em dia, os caminhões tem tecnologia mais moderna e são movidos a diesel, caindo por terra esse pensamento e explicarei agora porque essa prática é tão errada de fazer nos dias de hoje.


Essa prática, além de desperdiçar combustível, prejudica o motor, pois ele funciona sem a lubrificação adequada. Além disso, também prejudica a turbina que continuará funcionando até o motor parar e com pouca ou nenhuma lubrificação.

Forma correta de desligar

O ideal é aguardar com o veículo parado em ponto morto por aproximadamente 60 segundos, para que o sistema de arrefecimento ou refrigeração possa trabalhar e reduzir um pouco a temperatura do motor.

Também diminuirá a rotação do motor e melhorará a lubrificação do sistema de turbo (turbina) e outros componentes. Assim você evita danos às peças e desgaste prematuro desses componentes internos.

Então, a resposta final é: não acelere o caminhão antes de desligar e o correto é parar em ponto morto, aguardando aproximadamente 60 segundos para que o motor refrigere e lubrifique todo o sistema.


Devo acelerar ao ligar o caminhão?

Mais um mito que iremos desmistificar, que é sobre a aceleração forte imediatamente após dar a partida no veículo. Será que é correto?

A resposta é: não! Não aperte fundo o pedal durante a partida!

Dessa forma, você protegerá os pistões, anéis e cilindros do motor, evitando o desgaste prematuro devido a falta de óleo lubrificante circulando entre essas peças. Sem o óleo, as peças funcionarão com atrito.

Isso acontece porque quando o motor está desligado, o óleo lubrificante desse e se assenta todo no cárter, que é um reservatório de metal próprio para o armazenamento e resfriamento desse óleo.

Portanto, aguarde aproximadamente 30 segundos para começar a acelerar após a ignição do caminhão para que o óleo lubrificante circule entre as peças e as proteja durante o funcionamento.

Veja também:

Comentários

Postagens Populares

Caminhoneiro sobrevive a acidente por um milagre na Serra do Vento!

TERRAGATOR - Trator com 3 eixos ou apenas uma roda dianteira!

Megaoperação com 2 guindastes e 1 escavadeira para tirar árvore do fundo do rio

Caminhoneiro de 59 anos leva um SOCO de fisiculturista e morre (vídeo)

Trator 8x8 com 600 cavalos de potência - Versátil 1080 Big Roy (Fotos e Vídeo)