Tudo sobre máquinas pesadas e notícias sobre caminhões atualizadas diariamente para o caminhoneiro.
Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!
Gerar link
Facebook
Twitter
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
por
Gabriel M. Marques
Existe um mito entre os motoristas que diz que é preciso acelerar bastante antes de desligar o veículo e também ao liga-lo, mas será que isso é certo? Será que não danifica o motor e suas peças? Será que fica melhor lubrificado e facilita a próxima partida?
É sobre isso que iremos tratar na matéria de hoje!
Algumas pessoas dizem que ao chegar com o caminhão no destino final é importante dar uma boa acelerada para que na próxima partida, o veículo ligue com maior facilidade.
Outros dizem que assim, no início do dia de trabalho, ao ligar o caminhão pela primeira vez, é importante "meter o pé no fundo" para lubrificar todas as peças internas antes de seguir viagem.
Mas será que é correto?
Devo acelerar antes de desligar o caminhão?
Esse é um pensamento bem antigo que vem passando de geração em geração e se deu início lá pelos anos de 1950, pois nessa época os caminhões eram movidos a gasolina e tinham carburador.
Portanto, uma boa acelerada antes de desligar o motor enchia a cuba de gasolina do carburador e, dessa forma, ajudava ao dar a partida.
No entanto, hoje em dia, os caminhões tem tecnologia mais moderna e são movidos a diesel, caindo por terra esse pensamento e explicarei agora porque essa prática é tão errada de fazer nos dias de hoje.
Essa prática, além de desperdiçar combustível, prejudica o motor, pois ele funciona sem a lubrificação adequada. Além disso, também prejudica a turbina que continuará funcionando até o motor parar e com pouca ou nenhuma lubrificação.
Forma correta de desligar
O ideal é aguardar com o veículo parado em ponto morto por aproximadamente 60 segundos, para que o sistema de arrefecimento ou refrigeração possa trabalhar e reduzir um pouco a temperatura do motor.
Também diminuirá a rotação do motor e melhorará a lubrificação do sistema de turbo (turbina) e outros componentes. Assim você evita danos às peças e desgaste prematuro desses componentes internos.
Então, a resposta final é: não acelere o caminhão antes de desligar e o correto é parar em ponto morto, aguardando aproximadamente 60 segundos para que o motor refrigere e lubrifique todo o sistema.
Mais um mito que iremos desmistificar, que é sobre a aceleração forte imediatamente após dar a partida no veículo. Será que é correto?
A resposta é: não! Não aperte fundo o pedal durante a partida!
Dessa forma, você protegerá os pistões, anéis e cilindros do motor, evitando o desgaste prematuro devido a falta de óleo lubrificante circulando entre essas peças. Sem o óleo, as peças funcionarão com atrito.
Isso acontece porque quando o motor está desligado, o óleo lubrificante desse e se assenta todo no cárter, que é um reservatório de metal próprio para o armazenamento e resfriamento desse óleo.
Portanto, aguarde aproximadamente 30 segundos para começar a acelerar após a ignição do caminhão para que o óleo lubrificante circule entre as peças e as proteja durante o funcionamento.
Se o motorista de caminhão cansar da espera para descarregar, ele pode jogar a carga do caminhão no chão ? Será que ele não será punido perante a lei? O caminhoneiro pode ser preso ou não? Isso pode gerar algum processo, pontos na carteira, cassação? Essa é uma dúvida frequente das pessoas e que gera discussão nas redes sociais, principalmente nos comentários de vídeos que mostra o motorista irritado jogando a mercadoria no pátio da empresa . Uns dizem que ele está certo e que deveria fazer isso, outros falam que está errado e a empresa vai cobrar pelo prejuízo. Então, nós aqui do site As Máquinas Pesadas resolvemos colocar tudo "em pratos limpos" e esclarecer essa dúvida de uma vez por todas para acabar com as discussões de quem está com a razão ou não. Quanto tempo o caminhoneiro pode esperar para descarregar? Antes de tudo vamos esclarecer a respeito do tempo de espera para descarregar a mercadoria nas empresas. De acordo com a Lei de Estadia 13,103/2015 que alterou a Lei
Um operador de retroescavadeira impressionou os moradores da cidade de Itapeva com uma manobra que exigiu habilidade e concentração para descer num córrego e realizar a limpeza do mesmo. Muita gente não sabe, mas um operador de máquinas pesadas, principalmente o operador de retroescavadeira , deve estar preparado para enfrentar as piores situação e serviços em locais extremamente complicado. Isso acontece porque a retroescavadeira hidráulica é uma máquina muito versátil e capaz de se locomover em diversos tipos de terrenos utilizando as sapatas laterais de apoio, a concha dianteira e a lança traseira. No vídeo em questão a gente pode ver como esse tipo de equipamento pesado pode se adaptar ao ambiente, juntamente com um operador experiente no comendo do sistema hidráulico. Ele posiciona a Randon RK 406b de ré na beira do córrego onde irá realizar a limpeza, apoia a concha traseira no chão e começa a puxar a máquina com muita calma e cautela. Quando o braço ou lança da concha traseira
Um motorista de caminhão resolveu abandonar o veículo no pátio de um posto de combustíveis após se sentir tratado como "lixo" pela empresa para qual trabalhava. Ele começa o vídeo mostrando a situação do caminhão, com todos os pneus no local, as cintas de amarração no devido lugar, o cavalo mecânico engatado na carreta corretamente, para enviar para a empresa e evitar qualquer transtorno. Depois ele segue falando que está no posto BenTevi e que vai abandonar o caminhão carregado, que não tem óleo diesel no tanque nem para chegar até a bomba de combustível . O motorista diz que já está parado naquele local faz 1 dia e já ligou para a empresa dona do veículo, mas foi tratado como "lixo", ou seja, tratado com descaso e sem o devido respeito. Então, resolveu "bancar o doido", pois trabalha a mais de 20 anos na boléia e nunca havia abandonado um caminhão na pista. No entanto, após 25 dias longe de casa, cumprindo o compromisso que foi empregado à ele, se se
O caminhão da marca Fenemê ou FNM tem o câmbio com duas alavancas , ou seja, a troca de marcha precisa ser feita usando, em alguns casos, usando as duas mãos, pé e até o cotovelo. Origem dos caminhões FNM Para quem não sabe a sigla FNM significa Fábrica Nacional de Motores e essa foi a primeira empresa a produzir caminhões no Brasil. Por isso, os veículos da marca são conhecidos como os vovôs do asfalto. A fábrica foi criada na década de 1940, no governo de Getúlio Vargas que tinha a intenção de transformar o Brasil numa economia industrializada e a FNM conseguiu revolucionar o automobilismo brasileiro. Isso mesmo! A fábrica foi criada para a produção de motores de aviões ou aeronáuticos, como uma estratégia levando em consideração o cenário da Segunda Guerra Mundial que chegou a o fim em 1945. Então, com o fim da guerra, o presidente Eurico Gaspar que assumiu em seguida ordenou a suspensão da produção dos motores de aviões, pois a demanda não estava boa. Veja: Feneme 180 rebaixado r
Conheça 3 caminhoneiras bonitas que resolverem postar fotos sensuais para seus fãs, seja com roupa ou completamente nuas em plataformas de conteúdo adulto, como OnlyFans e Privacy e hoje faturam uma grana alta. Com a ascensão da internet em todo o mundo, está cada vez mais comum que todos postem seu dia a dia nas redes sociais, sua rotina de vida diária ou como é seu dia de trabalho, mostrando todos os perrengues e alegrias. É o caso também dos motoristas de caminhões, onde muitos postam diariamente fotos e vídeos das viagens feitas, dos carregamentos de cargas, dos problemas enfrentados nas estradas que precisam ser resolvidos e muito mais. Com isso, muitas belas caminhoneiras acabaram ganhando grande notoriedade na internet, gerando muitos seguidores no Youtube, Instagram, TikTok e Facebook. Dessa forma, é normal que essas pessoas se interessem pela vida desses criadores de conteúdo. Então, 3 mulheres motoristas de caminhões, ao notarem seu público interessado em um conteúdo mais p
Comentários
Postar um comentário