Tudo sobre máquinas pesadas e notícias sobre caminhões atualizadas diariamente para o caminhoneiro.
Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
por
Gabriel M. Marques
Existe um mito entre os motoristas que diz que é preciso acelerar bastante antes de desligar o veículo e também ao liga-lo, mas será que isso é certo? Será que não danifica o motor e suas peças? Será que fica melhor lubrificado e facilita a próxima partida?
É sobre isso que iremos tratar na matéria de hoje!
Algumas pessoas dizem que ao chegar com o caminhão no destino final é importante dar uma boa acelerada para que na próxima partida, o veículo ligue com maior facilidade.
Outros dizem que assim, no início do dia de trabalho, ao ligar o caminhão pela primeira vez, é importante "meter o pé no fundo" para lubrificar todas as peças internas antes de seguir viagem.
Mas será que é correto?
Devo acelerar antes de desligar o caminhão?
Esse é um pensamento bem antigo que vem passando de geração em geração e se deu início lá pelos anos de 1950, pois nessa época os caminhões eram movidos a gasolina e tinham carburador.
Portanto, uma boa acelerada antes de desligar o motor enchia a cuba de gasolina do carburador e, dessa forma, ajudava ao dar a partida.
No entanto, hoje em dia, os caminhões tem tecnologia mais moderna e são movidos a diesel, caindo por terra esse pensamento e explicarei agora porque essa prática é tão errada de fazer nos dias de hoje.
Essa prática, além de desperdiçar combustível, prejudica o motor, pois ele funciona sem a lubrificação adequada. Além disso, também prejudica a turbina que continuará funcionando até o motor parar e com pouca ou nenhuma lubrificação.
Forma correta de desligar
O ideal é aguardar com o veículo parado em ponto morto por aproximadamente 60 segundos, para que o sistema de arrefecimento ou refrigeração possa trabalhar e reduzir um pouco a temperatura do motor.
Também diminuirá a rotação do motor e melhorará a lubrificação do sistema de turbo (turbina) e outros componentes. Assim você evita danos às peças e desgaste prematuro desses componentes internos.
Então, a resposta final é: não acelere o caminhão antes de desligar e o correto é parar em ponto morto, aguardando aproximadamente 60 segundos para que o motor refrigere e lubrifique todo o sistema.
Mais um mito que iremos desmistificar, que é sobre a aceleração forte imediatamente após dar a partida no veículo. Será que é correto?
A resposta é: não! Não aperte fundo o pedal durante a partida!
Dessa forma, você protegerá os pistões, anéis e cilindros do motor, evitando o desgaste prematuro devido a falta de óleo lubrificante circulando entre essas peças. Sem o óleo, as peças funcionarão com atrito.
Isso acontece porque quando o motor está desligado, o óleo lubrificante desse e se assenta todo no cárter, que é um reservatório de metal próprio para o armazenamento e resfriamento desse óleo.
Portanto, aguarde aproximadamente 30 segundos para começar a acelerar após a ignição do caminhão para que o óleo lubrificante circule entre as peças e as proteja durante o funcionamento.
Uma cena inusitada foi filmada e acabou viralizando nas redes sociais, onde mostra um motorista de caminhão tomando banho na torneira do posto de combustíveis após negarem o banho no banheiro. O vídeo mostra um homem, só de cueca, se lavando em frente a bomba de combustíveis, onde todos os carros podem parar para abastecer, enquanto os seus companheiros de trabalho esperam sua vez para também se lavarem. O fato ocorreu em um posto no Chapadão do Sul, na região nordeste de Mato Grosso do Sul, a aproximadamente 330 quilômetros da capital Campo Grande. Eles seguem o vídeo dizendo que é uma vergonha o que estavam passando e que mesmo sendo clientes do posto, os funcionários agiam com descaso e alguns deles estavam rindo da situação dentro do estabelecimento. O gerente nega a proibição e segundo a direção do estabelecimento, está em andamento um tipo de serviço de vantagens para os clientes, basta se cadastrar para ter o acesso liberado. Quem não quiser se cadastrar, basta pagar u...
Um quebra-molas com falta de sinalização na BR-174 provocou um acidente com um caminhão Scania R440 que teve a carreta e a cabine danificadas após as treliças de construção que transportava deslizarem. O acidente ocorreu no trevo de saída da cidade de Comodoro para a Vilhena, em Rondônia. Segundo a reportagem, esse quebra-molas já foi o motivo de outros acidentes na região, mas que dessa vez o fato ocorreu com o Scania R440 de Lagoa Santa, Minas Gerais que saiu de Goiânia com destino à Porto Velho, Rondônia. O motorista havia pernoitado em Comodoro, levantou as 06:50 horas da manhã e começou seu dia de trabalho normalmente, mas não imaginava o que o esperava pela frente. Ao se deparar com o quebra-molas sem sinalização na BR-174, tentou frear o mais rápido possível e a carga de treliças de construção acabou escorregando na carreta, quebrou a carroceria e atingiu a cabine do veículo. Por sorte, ele trafegava em baixa velocidade e a carga não danificou muito a cabine. Se tivesse em ...
Forte chuva na BR-381, em Itatiaiuçu, Minas Gerais, deixa a pista bastante molhada e causa diversos acidentes ao mesmo tempo, envolvendo vários caminhões e um deles foi flagrado no momento exato da colisão. O fato aconteceu na manhã de terça-feira, dia 27 de setembro de 2022, no KM 541,5 próximo a Igarapé e mostra vários caminhões atravessados no meio da rodovia após derraparem devido ao asfalto estar bastante liso. Um motorista que passava pelo local estava filmando os veículos acidentados parados na pista, quando de repente flagra um acidente. O motorista de uma carreta não consegue frear a tempo, derrapa para fora da pista e acaba colidindo na lateral de outro. Na sequência também podemos ver um outro homem filmando na beira da rodovia que mostra o mesmo caminhão parando após a colisão. Segundo informações, tudo começou com 2 carretas que deslizaram no asfalto liso, bateram na barra metálica de proteção, fizeram L (quando o reboque se atravessa junto com o cavalo mecânico ) e parara...
Motorista de caminhão irresponsável força ultrapassagem para cima de outro caminhoneiro, numa descida a aproximadamente 130 km/h e acaba provocando um terrível acidente que poderia ter acabado em tragédia. Eles estavam trafegando numa reta com descida, mas o apressadinho resolveu fazer a ultrapassagem forçada e ao ver que não conseguiria finalizar antes de pegar a subida, rapidamente joga a carroceria em cima da cabine do outro veículo. Você pode ver o ponteiro do marcador de velocidade do caminhão do cinegrafista que eles estavam a cerca de 130 km/h e qualquer "bobeira" no volante poderia ser fatal. O resultado foi que o motorista do caminhão Volvo FH engatado num bi-caçamba não conseguiu mantê-lo na pista e acabou sendo jogado para fora da pista, onde as carretas pararam com as rodas para cima no meio do mato. Por sorte, a vítima que se chama Túlio, conseguiu sair apenas com ferimentos leves, mas o Volvo FH ficou completamente destruído no meio do mato, com a cabine virada ...
Conheça 3 caminhoneiras bonitas que resolverem postar fotos sensuais para seus fãs, seja com roupa ou completamente nuas em plataformas de conteúdo adulto, como OnlyFans e Privacy e hoje faturam uma grana alta. Com a ascensão da internet em todo o mundo, está cada vez mais comum que todos postem seu dia a dia nas redes sociais, sua rotina de vida diária ou como é seu dia de trabalho, mostrando todos os perrengues e alegrias. É o caso também dos motoristas de caminhões, onde muitos postam diariamente fotos e vídeos das viagens feitas, dos carregamentos de cargas, dos problemas enfrentados nas estradas que precisam ser resolvidos e muito mais. Com isso, muitas belas caminhoneiras acabaram ganhando grande notoriedade na internet, gerando muitos seguidores no Youtube, Instagram, TikTok e Facebook. Dessa forma, é normal que essas pessoas se interessem pela vida desses criadores de conteúdo. Então, 3 mulheres motoristas de caminhões, ao notarem seu público interessado em um conteúdo ma...
Comentários
Postar um comentário