O que significa fumaça BRANCA, PRETA e AZUL saindo do escapamento.


fumaça azul branca preta escapamento

É normal sair fumaça dos veículos quando estão funcionando, pois ocorre a queima do combustível para que o motor funcione, mas hoje iremos tratar a diferença da fumaça azul, branca e preta que sai dos escapamentos dos veículos.

Há quem acredite que se o carro, caminhão, trator ou qualquer outro veículo comece a fazer uma fumacinha, "motor fumando", independente da cor, significa que ele está com defeito e que precisa levar urgentemente para a oficina mecânica.

No entanto, não é bem assim! Nem sempre essa fumaça que os veículos soltam pelo escapamento é sinônimo de problema. Temos que levar em consideração a temperatura do local (no frio o vapor quente do motor aparece bastante), tipo de combustível usado e muitas outras coisas.

Significado das fumaças dos escapamentos

Fumaça preta

Quando a cor é preta significa que o carro, caminhão, trator ou outro está queimando combustível de forma errada, em excesso, gerando uma alta carbonização de todo o sistema de escape e na câmara de combustão.

fumaça preta escapamento

Isso é bastante comum nos veículos movidos a diesel. Não é raro vermos caminhonetes e caminhões movidos por esse combustível, fazendo fumaça preta no escapamento, principalmente ao acelerarem bem forte.

1 - Motores diesel

No motores diesel, normalmente o problema está na bomba injetora, levando a um excesso de combustível na câmera de combustão, que acaba não sendo queimado e acaba emitindo muita fumaça preta do escapamento


2 - Motores a gasolina

Já nos motores movidos a gasolina (carros, motos e outros) o problema também é o excesso de combustível na câmara de combustão, mas isso ocorre devido ao filtro de ar sujo, obstruído, saturado, impedindo a passagem de ar correta.

Fumaça branca

A cor branca pode ser divido a diversos fatores no veículo, onde alguns podem ser considerados bons, mas outros podem ser considerados ruins e que merecem atenção do proprietário.

fumaça branca escapamento carro

1 - Partida a frio


O carro estava ficou parado a noite inteira na garagem e quando você levanta para ir trabalhar, dá partida no motor e ele fez uma fumacinha branca saindo do escapamento. Isso é bem normal e não é problema!

Isso acontece por causa da ação do catalisador do veículo que converte os gases nocivos e prejudiciais emitidos pelo motor durante a queima do combustível em substâncias inofensivas, gerando gotículas de água que evaporam ao sair do escape.

2 - Parado, ligado e fumaçando

Agora se o veículo está parado no semáforo e continua soltando fumaça branca, pode ser ocasionado pela passagem de água para dentro da câmara de combustão.

Isso pode ocorrer devido a problema nas juntas do cabeçote: uma junta do cabeçote queimada, vai deixar passar água do sistema de arrefecimento para a câmara de combustão, fazendo com que queime água junto com o combustível e é expelida como um vapor branco pelo escape.


Por isso, nesses casos, o motor começa a falhar um pouco, trepidar, perder um pouco de força, ou seja, não funciona da maneira correta que deveria ser. Procure imediatamente uma boa oficina mecânica para resolver.

3 - Vapor branco e água saindo do escapamento

Se além de sair aquele vapor branco branco, também estiver pingando água na ponta do escape, o motivo pode ser combustível adulterado que foi colocado no tanque do seu veículo. Bastante comum no álcool Etanol que é utilizado bastante água na mistura.

Então, tenha sempre atenção nos locais que você para para abastecer para evitar que seu carro comece a falhar devido à gasolina ou etanol misturado com água em excesso e evite esse tipo de dor de cabeça.

Fumaça azul

Já o vapor azulado, deve ligar um alerta maior nos proprietários de veículos, Isso ocorre devido a alguma falha que leva a queima excessiva de óleo de motor ou óleo lubrificante e significa que o motor está com um problema sério.

fumaça azul escapamento carro

A fumaça azul aparece quando o óleo de motor cai dentro da câmara de combustão (local onde acontece a queima de ar e combustível) e ele é queimado junto do combustível.

Os fatores principais que levam a queima de óleo lubrificante de motor e fumaça azulada são: 

1 - Desgaste natural do motor com o passar dos anos, com um motor muito rodado, com alta quilometragem. Aparecendo assim, folga nos anéis e pistão, passando uma quantia excessiva de óleo de motor para a câmara de combustão.

2 - Problema no retentor de válvulas - um elemento que impede a passagem desse óleo lubrificante no cabeçote.

3 - Respiro entupido, dando muita pressão no carter e fazendo o óleo subir.


Então é isso, meus amigos! Espero ter sido claro e objetivo, sanando as dúvidas a respeito sobre o que significa a fumaça branca, azul e preta que sai do escapamento dos veículos leves e pesados.

Agora não esqueça de compartilhar também com outras pessoas para que fiquem atentas nesses possíveis problemas e que se previnam sempre.

Comentários

Postar um comentário

Postagens Populares

Como cruzar marcha no caminhão, passo a passo

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Porque o caminhão PIPA tem esse nome, saiba a origem!

A Tal da Loira Caminhoneira, conheça!

Porque o caminhão usa Diesel e não gasolina?