Tudo sobre máquinas pesadas e notícias sobre caminhões atualizadas diariamente para o caminhoneiro.
Diferença entre Diesel, Álcool, Gasolina e Etanol - combustíveis
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
por
Gabriel M. Marques
As paradas nos postos de combustíveis já é rotina para todos que dirigem ou que pegam carona na carro de amigos, familiares e até transporte público, mas você já parou para pensar qual é a diferença entre a gasolina, diesel, álcool e etanol?
Quando o carro para na bomba de combustível do posto, ele tem a opção de abastecer com algumas opções, mas os carros costumam abastecer com algumas dessas opções e caminhões, ônibus, tratores e máquinas pesadas, com outras.
Então, vamos ver porque isso acontece e porque não podemos abastecer todos os veículos com um combustível único, ou seja, os carros e as motocicletas com diesel ou os caminhões e ônibus com gasolina.
Diferença entre os combustíveis
A diferença principal entre eles é a origem de cada um e onde podem ser aplicados. Portanto, nós iremos seguir nessa linha de raciocínio.
Diesel
O Diesel é o combustível empregado em veículos pesados e que costumam percorrer grandes distâncias puxando carga pesada, como: caminhões (toco, truck, bitruck, carretas, etc), ônibus, tratores agrícolas, máquinas pesadas (retroescavadeira, escavadeira, pá carregadeira, motoniveladora, etc).
Ele é produzido através do petróleo, através da destilação nas refinarias, onde o petróleo em estado bruto é processado e transformado em diversos derivados, como: como diesel, gasolina, querosene e outros lubrificantes.
Se engana quem pensa que o diesel usado para abastecer os veículos pesados é 100% puro, pois na sua composição é misturado de 5 a 12% de biodiesel (um tipo de óleo proveniente de da gordura dos animais, óleo de frituras e de plantas).
O Etanol é um tipo de álcool que é usado para abastecer veículos leves, como: carros de passeio, motocicletas.
Antigamente, quando os veículos chegavam para abastecer nos postos, era pedido para colocar álcool no tanque, mas esse uso caiu em desuso. Hoje em dia, só usa a palavra Etanol quando se trata do combustível para abastecer carros e motos.
O Etanol é fabricado a partir da cana-de-açúcar, ou seja, de origem vegetal. Portanto a diferença entre gasolina e álcool Etanol é a sua fabricação, onde um é feito de petróleo e outro da cana-de-açúcar.
O produção do Etanol se dá a partir da fermentação do suco extraído da cana. A cana é colhida, lavada em uma esteira para remoção das impurezas, moída para a extração do caldo. Esse caldo fica decantando por um tempo e fermentando.
Após a fermentação, ele é destilado e armazenado para comercialização. No entanto, ele também é misturado com aproximadamente 4,9% de água antes de ser comercializado como combustível.
Gasolina
A Gasolina é produzida através da destilação do Petróleo, um combustível fóssil inflamável de cor preta que se originou através da decomposição de restos de animais, vegetais e outros seres vivos durante milhares de anos. Por isso, eles são extraídos nas profundezas da Terra.
Além do Diesel e do Etanol, a Gasolina também é misturada com outros componente antes da comercialização. Nesse caso, ela é mistura com 20 a 27% de etanol Anidro. Esse Etanol Anidro é produzido durante a fermentação da cana-de-açúcar e separado para ser usado nesse tipo de processo.
A gasolina, tanto a comum ou aditivada, é usada para abastecer os veículos leves, como: carros de passeio e motocicletas.
Portanto, essas são as diferença entre Diesel, Gasolina e Etanol. Podemos concluir então que suas diferenças são na sua origem ou processo de fabricação e em quais veículos eles podem ser utilizados como combustível.
Agora, assista o vídeo abaixo com uma explicação ainda mais detalhada desse assunto e não deixe de acessar essas outras matérias interessantes que listarei.
Conheça 3 caminhoneiras bonitas que resolverem postar fotos sensuais para seus fãs, seja com roupa ou completamente nuas em plataformas de conteúdo adulto, como OnlyFans e Privacy e hoje faturam uma grana alta. Com a ascensão da internet em todo o mundo, está cada vez mais comum que todos postem seu dia a dia nas redes sociais, sua rotina de vida diária ou como é seu dia de trabalho, mostrando todos os perrengues e alegrias. É o caso também dos motoristas de caminhões, onde muitos postam diariamente fotos e vídeos das viagens feitas, dos carregamentos de cargas, dos problemas enfrentados nas estradas que precisam ser resolvidos e muito mais. Com isso, muitas belas caminhoneiras acabaram ganhando grande notoriedade na internet, gerando muitos seguidores no Youtube, Instagram, TikTok e Facebook. Dessa forma, é normal que essas pessoas se interessem pela vida desses criadores de conteúdo. Então, 3 mulheres motoristas de caminhões, ao notarem seu público interessado em um conteúdo ma...
Veja o momento em que o pistão da carreta estoura durante o basculamento da mesma para descarregar a carga. O cilindro não suportou o peso do material e acabou estourando. Para quem não sabe, ao fazer o basculamento de um caminhão caçamba, o motorista deve estar atento a muitos detalhes. Alguns desses detalhes são: verificar se o terreno está nivelado, para evitar que ao erguer a caçamba ela incline para o lado e faça o caminhão todo tombar; se o material for muito grudento, estar atento se ele está soltando do fundo da caçamba para que ao erguer, não pese demais no pistão. Pelo que podemos ver no vídeo, aconteceu o que acabamos de descrever acima como um cuidado que deve ser tomado ao descarregar o material. O motorista chegou no local da entrega da carga, começou a bascular a caçamba, mas, aparentemente, o material ficou preso na parte da frente, fazendo muito peso em cima do pistão, que não suportou toda a carga e quebrou. Veja também: Cabo de aço estoura e caminhão bate na ca...
Tentaram colocar um caminhão Iveco em cima da prancha, mas acabaram dando bobeira e veículo pesado acabou tombando para o lado. Se estava ruim, agora parece que piorou e o gasto vai ser maior na oficina mecânica. Dá só uma olhada na presepada que fizeram nesse vídeo! O caminhão Iveco estava danificado e iriam embarca-lo na prancha para levar até a oficina para as devidas manutenções. Então engataram um cambão na frente dele e em outro caminhão para empurra-lo para cima. Tudo estava correndo bem, até que começaram os trabalhos. O motorista do caminhão que empurrou o Iveco acelerou com o pé no fundo e, aparentemente, o cambão estava um pouco mais a esquerda, fazendo com que o caminhão deslizasse um pouco para o lado. O resultado foi que o Iveco tombou e o motorista saiu assustado lá de dentro com toda essa trapalhada que a turma fez. Veja também: Iveco passando trabalho no morro . Saiba se o caminhoneiro pode ter arma .
Isso é o que pode acontecer com o carro de algum patrão que não quer pagar o salário do funcionário corretamente, pagamento atrasado ou faltando algum valor. Será que esse operador de escavadeira estava contando com um valor acima do valor feito no pagamento? Ou será que o patrão não pagou no dia correto e o final de semana estava chegando? Na verdade, isso foi um teste feito e tudo foi combinado com o operador da escavadeira John Deere, onde ele tinha a missão de esmagar o carro de passeio o máximo que ele puder, destruindo toda a lataria, componentes mecânicos, rodas e tudo mais. Ele começa largando a concha da máquina na parte superior do carro que já é bastante danificado e, aos poucos, ele vai sendo completamente destruído com a força do sistema hidráulico da John Deere. Claro que foi tudo combinado, mas poderia ser verdade, não é mesmo? O patrão pensaria duas vezes antes de atrasar o pagamento do salário dos próximos funcionários da empresa. Veja também: Saiba se o caminhoneiro...
Um trator estranho foi chamado para realizar o resgate de um caminhão boiadeiro que estava atolado no local. Engataram um cabo de aço na frente do caminhão e na traseira desse trator que foi montado com partes de caminhão, carregadeira, trator de esteira e girico. Então, o operador ficou dentro da cabine e outro homem ficou responsável por cuidar do cabo de aço. Tudo aconteceu no município de Tomé Açu, no estado do Pará e segundo informações, esse trator tem um motor Mercedes 352 turbinado, adaptado com um diferencial da pá carregadeira W-36, junto com diversas outras peças de outras máquinas. Note que a máquina é tão potente que chega a empinar a frente quando o cabo de aço estica e ela faz força. Após alguns minutos de ação e força por parte daquele trator estranho, eles conseguiram tirar o caminhão dali. Obs.: olha o perigo que passou aquele homem na parte de trás do trator, pois se o cabo estoura, poderia atingi-lo em cheio. Veja também: Como engatar o cavalinho na carre...
Comentários
Postar um comentário