Diferença entre Diesel, Álcool, Gasolina e Etanol - combustíveis


diferença gasolina diesel alcool etanol combustível

As paradas nos postos de combustíveis já é rotina para todos que dirigem ou que pegam carona na carro de amigos, familiares e até transporte público, mas você já parou para pensar qual é a diferença entre a gasolina, diesel, álcool e etanol?

Quando o carro para na bomba de combustível do posto, ele tem a opção de abastecer com algumas opções, mas os carros costumam abastecer com algumas dessas opções e caminhões, ônibus, tratores e máquinas pesadas, com outras.

Então, vamos ver porque isso acontece e porque não podemos abastecer todos os veículos com um combustível único, ou seja, os carros e as motocicletas com diesel ou os caminhões e ônibus com gasolina.

Diferença entre os combustíveis

A diferença principal entre eles é a origem de cada um e onde podem ser aplicados. Portanto, nós iremos seguir nessa linha de raciocínio.

Diesel

O Diesel é o combustível empregado em veículos pesados e que costumam percorrer grandes distâncias puxando carga pesada, como: caminhões (toco, truck, bitruck, carretas, etc), ônibus, tratores agrícolas, máquinas pesadas (retroescavadeira, escavadeira, pá carregadeira, motoniveladora, etc).

Ele é produzido através do petróleo, através da destilação nas refinarias, onde o petróleo em estado bruto é processado e transformado em diversos derivados, como: como diesel, gasolina, querosene e outros lubrificantes.

Se engana quem pensa que o diesel usado para abastecer os veículos pesados é 100% puro, pois na sua composição é misturado de 5 a 12% de biodiesel (um tipo de óleo proveniente de da gordura dos animais, óleo de frituras e de plantas).


Etanol

O Etanol é um tipo de álcool que é usado para abastecer veículos leves, como: carros de passeio, motocicletas.

Antigamente, quando os veículos chegavam para abastecer nos postos, era pedido para colocar álcool no tanque, mas esse uso caiu em desuso. Hoje em dia, só usa a palavra Etanol quando se trata do combustível para abastecer carros e motos.

O Etanol é fabricado a partir da cana-de-açúcar, ou seja, de origem vegetal. Portanto a diferença entre gasolina e álcool Etanol é a sua fabricação, onde um é feito de petróleo e outro da cana-de-açúcar.

tipo mistura combustiveis

O produção do Etanol se dá a partir da fermentação do suco extraído da cana. A cana é colhida, lavada em uma esteira para remoção das impurezas, moída para a extração do caldo. Esse caldo fica decantando por um tempo e fermentando.

Após a fermentação, ele é destilado e armazenado para comercialização. No entanto, ele também é misturado com aproximadamente 4,9% de água antes de ser comercializado como combustível.

Gasolina

A Gasolina é produzida através da destilação do Petróleo, um combustível fóssil inflamável de cor preta que se originou através da decomposição de restos de animais, vegetais e outros seres vivos durante milhares de anos. Por isso, eles são extraídos nas profundezas da Terra.

Além do Diesel e do Etanol, a Gasolina também é misturada com outros componente antes da comercialização. Nesse caso, ela é mistura com 20 a 27% de etanol Anidro. Esse Etanol Anidro é produzido durante a fermentação da cana-de-açúcar e separado para ser usado nesse tipo de processo.

A gasolina, tanto a comum ou aditivada, é usada para abastecer os veículos leves, como: carros de passeio e motocicletas.

Portanto, essas são as diferença entre Diesel, Gasolina e Etanol. Podemos concluir então que suas diferenças são na sua origem ou processo de fabricação e em quais veículos eles podem ser utilizados como combustível. 

Agora, assista o vídeo abaixo com uma explicação ainda mais detalhada desse assunto e não deixe de acessar essas outras matérias interessantes que listarei.



Comentários

Postagens Populares

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Como cruzar marcha no caminhão, passo a passo

Vídeo: Caminhoneiro Drogado foge da PRF e é preso na BR-101 após causar acidente!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: momento que baú de caminhão desmonta e cai na estrada na Bahia