Desligar o caminhão ou manter ligado quando parar? Veja o quanto gasta


 motor caminhao ligado parado

Hoje iremos falar sobre uma grande discussão entre os motoristas: se devemos manter o caminhão ligado ou se deve desligar durante paradas prolongadas, seja para manter o ar-condicionado ligado, abastecer, ou esperar o carregamento de alguma mercadoria.

Essa é uma discussão antiga e muitos tem a certeza de que manter o veículo ligado é mais vantajoso, pois evita uma quebra em alguma parte do sistema de ignição (arranque) e também gasta menos diesel do que ficar dando partida no caminhão a todo momento.

Já outros dizem que desligar é melhor, porque esse tempo parado com o motor diesel ligado em ponto motor irá consumir muito mais combustível do que dar a partida e é muito difícil quebrar uma peça do sistema de ignição.

Desligar ou manter ligado o motor?

Para acabar de uma vez por todas com essa dúvida, nós do site As Máquinas Pesadas, iremos esclarecer essa dúvida e acabar com a discussão, evitando também o consumo excessivo de combustível para fazer mais km por litro e o desgaste do veículo. 

A resposta é: sempre desligue o motor do caminhão ao parar para abastecer, fazer o carregamento de mercadorias, lubrificar as peças, esperar uma nota, descarregar a carga ou qualquer outro tipo de ação do dia.


O motor diesel ligado com o veículo parado, ou seja, quando ele não está em movimento, mantendo ele em ponto morto por um período longo, pode gastar muito mais combustível do que desligar e ligar de novo. Além disso, evita a poluição do ambiente e para as pessoas no local, barulho excessivo, desgaste precoce do caminhão.

Quantos litros de combustível gasta parado?

O gasto de manter o caminhão parado por períodos longos pode ser bem significativo para o bolso do motorista autônomo ou para o dono da frota, onde tem vários veículos em sua administração e que consomem milhares de litros por mês.

Só para ter uma noção: um caminhão parado com o motor funcionando, pode gastar cerca de 2 litros de diesel a cada hora. E, hoje, com o preço dos combustíveis tão elevados, todo dinheiro que puder economizar é bem vindo.

Imagina só um motorista que antes de sair para viajar deixa o caminhão esquentando por 30 minutos, depois encosta o caminhão para o carregamento por mais 30 minutos. Logo a frente, ele para no posto para abastecer, limpar o para-brisa, verificar a água e óleo e gasta mais 30 minutos.

Esse mesmo motorista chega no destino da mercadoria e deixa o caminhão ligado por mais 1 hora, durante a descarga das mercadorias, recebimento do pagamento, ida ao banheiro, tomar uma café.

Então, só nesses exemplos que citei acima foram 2 horas no dia com o caminhão parado e o motor diesel ligado. Agora, vamos fazer a conta de quanto esse caminhoneiro está gastando por dia de diesel e quanto ele poderia economizar.

Exemplo: 
  1. Duas horas parado é igual a 4 litros de consumo de combustível.
  2. Com o preço médio do diesel hoje (agosto de 2022) em aproximadamente R$ 7,05 nos postos, vamos fazer a conta do valor final.
  3. 4 litros de consumo a um valor de 7,05 reais o litro = 28,20 reais por dia com o caminhão ocioso.
  4. Se for multiplicar por 20 dias (exemplo de um motorista que trabalha de segunda a sexta-feira no mês), o valor gasto será de 564,00 reais.
  5. No ano, ele desembolsará R$ 6.768.
  6. Uma empresa com uma frota de 20 veículos irá gastar cerca de 135 mil reais no ano.
Lembrando que esse exemplo e esses valores foram calculados em cima de um caminhão parado por aproximadamente 2 horas por dia e o valor do diesel em 7,05 o litro. Então, pode variar bastante para cada região.


Portanto, coloque na ponta do lápis e pense se realmente compensa desligar ou deixar ligado o caminhão quando estiver parado. Se está disposto a desembolsar esses valores citados acima ou não.

Comentários

  1. Outro detalhe o caminhão parado em marcha lenta polui o óleo lubrificante que não e computado na hora da troca

    ResponderExcluir
  2. Para abastecer eu nunca desliguei o caminhão.alias acho que a maioria não desliga

    ResponderExcluir
  3. A respeito dos caminhões de transporte de valores que ficam ligados em fte as casas lotéricas por vários minutos as vezes próximo de 30 minutos em em várias dessas casas durante o dia; Seria uma questão de segurança no caso de uma saída estratégica ou desconhecimento por parte destas empresas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

Trator ESTRANHO puxando caminhão boiadeiro atolado!

Carreta quebra o pistão na hora de bascular!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Saiba quantos KM por litro faz um caminhão!

Cabo de guerra entre TRATOR e TANQUE de guerra!