Desligar o caminhão ou manter ligado quando parar? Veja o quanto gasta


 motor caminhao ligado parado

Hoje iremos falar sobre uma grande discussão entre os motoristas: se devemos manter o caminhão ligado ou se deve desligar durante paradas prolongadas, seja para manter o ar-condicionado ligado, abastecer, ou esperar o carregamento de alguma mercadoria.

Essa é uma discussão antiga e muitos tem a certeza de que manter o veículo ligado é mais vantajoso, pois evita uma quebra em alguma parte do sistema de ignição (arranque) e também gasta menos diesel do que ficar dando partida no caminhão a todo momento.

Já outros dizem que desligar é melhor, porque esse tempo parado com o motor diesel ligado em ponto motor irá consumir muito mais combustível do que dar a partida e é muito difícil quebrar uma peça do sistema de ignição.

Desligar ou manter ligado o motor?

Para acabar de uma vez por todas com essa dúvida, nós do site As Máquinas Pesadas, iremos esclarecer essa dúvida e acabar com a discussão, evitando também o consumo excessivo de combustível para fazer mais km por litro e o desgaste do veículo. 

A resposta é: sempre desligue o motor do caminhão ao parar para abastecer, fazer o carregamento de mercadorias, lubrificar as peças, esperar uma nota, descarregar a carga ou qualquer outro tipo de ação do dia.


O motor diesel ligado com o veículo parado, ou seja, quando ele não está em movimento, mantendo ele em ponto morto por um período longo, pode gastar muito mais combustível do que desligar e ligar de novo. Além disso, evita a poluição do ambiente e para as pessoas no local, barulho excessivo, desgaste precoce do caminhão.

Quantos litros de combustível gasta parado?

O gasto de manter o caminhão parado por períodos longos pode ser bem significativo para o bolso do motorista autônomo ou para o dono da frota, onde tem vários veículos em sua administração e que consomem milhares de litros por mês.

Só para ter uma noção: um caminhão parado com o motor funcionando, pode gastar cerca de 2 litros de diesel a cada hora. E, hoje, com o preço dos combustíveis tão elevados, todo dinheiro que puder economizar é bem vindo.

Imagina só um motorista que antes de sair para viajar deixa o caminhão esquentando por 30 minutos, depois encosta o caminhão para o carregamento por mais 30 minutos. Logo a frente, ele para no posto para abastecer, limpar o para-brisa, verificar a água e óleo e gasta mais 30 minutos.

Esse mesmo motorista chega no destino da mercadoria e deixa o caminhão ligado por mais 1 hora, durante a descarga das mercadorias, recebimento do pagamento, ida ao banheiro, tomar uma café.

Então, só nesses exemplos que citei acima foram 2 horas no dia com o caminhão parado e o motor diesel ligado. Agora, vamos fazer a conta de quanto esse caminhoneiro está gastando por dia de diesel e quanto ele poderia economizar.

Exemplo: 
  1. Duas horas parado é igual a 4 litros de consumo de combustível.
  2. Com o preço médio do diesel hoje (agosto de 2022) em aproximadamente R$ 7,05 nos postos, vamos fazer a conta do valor final.
  3. 4 litros de consumo a um valor de 7,05 reais o litro = 28,20 reais por dia com o caminhão ocioso.
  4. Se for multiplicar por 20 dias (exemplo de um motorista que trabalha de segunda a sexta-feira no mês), o valor gasto será de 564,00 reais.
  5. No ano, ele desembolsará R$ 6.768.
  6. Uma empresa com uma frota de 20 veículos irá gastar cerca de 135 mil reais no ano.
Lembrando que esse exemplo e esses valores foram calculados em cima de um caminhão parado por aproximadamente 2 horas por dia e o valor do diesel em 7,05 o litro. Então, pode variar bastante para cada região.


Portanto, coloque na ponta do lápis e pense se realmente compensa desligar ou deixar ligado o caminhão quando estiver parado. Se está disposto a desembolsar esses valores citados acima ou não.

Comentários

  1. Outro detalhe o caminhão parado em marcha lenta polui o óleo lubrificante que não e computado na hora da troca

    ResponderExcluir
  2. Para abastecer eu nunca desliguei o caminhão.alias acho que a maioria não desliga

    ResponderExcluir
  3. A respeito dos caminhões de transporte de valores que ficam ligados em fte as casas lotéricas por vários minutos as vezes próximo de 30 minutos em em várias dessas casas durante o dia; Seria uma questão de segurança no caso de uma saída estratégica ou desconhecimento por parte destas empresas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

O novo caminhão Volkswagen Meteor Optimus sem retrovisor e rodas diferentes

Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!

Caminhoneiro de 59 anos leva um SOCO de fisiculturista e morre (vídeo)

TRISTE - Por dentro do ônibus da cantora Marília Mendonça

Exato momento que um Rodotrem afunda no rio após cair da balsa em Delfinópolis, MG