5 acessórios que são PROIBIDOS de colocar no caminhão


acessorios proibidos caminhao

Confira uma lista dos acessórios que são proibidos nos caminhões no Brasil e que podem levar desde o recebimento de multas pesadas até a apreensão do veículo até a regularização de todos os itens modificados antes de voltar à estrada.

Cada pessoa tem um gosto diferente, uns preferem os caminhões com as peças todas originais, sem modificar nada, já outros preferem modificar o máximo possível, colocando escapamentos com um ronco mais alto, luminosos, letreiros, adesivos e muito mais.

É como diz um famoso ditado: "gosto é que nem c*, cada um tem o seu! E eu não estou aqui para fazer críticas ou exaltar quem modifica os veículos, cada um faz o que acha mais bonito e que se sente melhor. No entanto, vou mostrar o que é proibido de fazer segundo as leis brasileiras.

Acessórios proibidos em caminhões

Letreiros de Led

Os painéis luminosos ou letreiros de Led que são aplicados colados na parte baixa do para-brisa do caminhão foi proibido pela lei brasileira em fevereiro de 2016 pela resolução número 254 do Contran após alteração da resolução Nº 580/2016.

Esses letreiros luminosos mostravam algo que o motorista queria passar aos outros no momento, como: uma frase inspirados, uma palavra de fé, o QRA de quem está na boleia, o destino da viagem ou até mesmo a hora certa.

letreiro painel led caminhao

A lei diz que a intensidade da luz que sai desses letreiros pode atrapalhar a visão dos motoristas que trafegam no sentido contrário e, dependendo do local que ele era colocado, poderia atrapalhar na visão do próprio caminhoneiro.

Esses letreiros de Led ou painéis luminosos só são permitidos se instalados na parte superior do para-brisa, assim como são feitos nos ônibus. Mesmo assim, é preciso ter o objetivo de informações do serviço prestado.

Quem for flagrado pela polícia descumprindo a lei, pode ter o caminhão retido até a remoção do objeto e 4 pontos na CNH (carteira nacional de habilitação).

Capa de porca americana

As capas de parafusos de roda pontiagudas ou, como é conhecida, as porcas americanas (estilo spike), foi proibida de ser usada em caminhões a partir do ano de 2012 pelo artigo 2º do Contran da resolução nº 426/2012.

capa parafuso porca americana caminhao

Com a intensão de modificar as rodas dos veículos de transporte de carga, alguns motoristas fixavam esse acessório pontiagudo junto das porcas das rodas, mas acabou sendo proibido por aumentar o risco de acidentes, principalmente podendo machucar bastante os motociclistas, ciclistas e pedestres.


O parágrafo do Contran não se limita a proibir o uso apenas aos caminhões, mas para todos os automóveis, veículos de 2 ou 3 rodas, caminhonetes, ônibus, utilitários e micro-ônibus, devido as partes cortantes e protuberantes do acessório.

Lanternas Foguinho

Esse é um assunto bem polêmico, pois é bastante popular o uso das lanternas tipo Foguinho, tanto na parte traseira do caminhão (próximo à placa), quanto na parte frontal ou perto do escapamento e do tanque de combustível.

lanterna foguinho amarela caminhao

Os caminhoneiros reclamam, pois acreditam que esse tipo de acessório aumenta a segurança nas estradas, tornando-o mais visível durante a noite, ao contrário do que pensam os agentes de fiscalização.


No entanto, a resolução n° 667 do Contran de 22 de maio de 2017, proíbe a substituição ou alteração das iluminações dos veículos e até mesmo a alteração do sistema de sinalização por outras peças com potências ou tecnologias diferentes da originais de fábrica.

Adesivos no vidro

Todos nós gostamos de colar adesivos que expressam algum sentimento por algo e os caminhoneiros costumam colar adesivos do seu QRA, do grupamento que participam (GBN, GPA, GDV), frase como: fé no pai, graças a Deus, Fé e outros.

adesivos vidro caminhao

Mas esses acessórios são proibidos se aplicados em locais onde prejudicam a visibilidade do motorista, como no para-brisa, vidros laterais ou traseiro. Isso porque eles criam um ponto cego e podem causar acidentes nas estradas.

As películas também entram nessa lista que proíbe qualquer tipo de película com menos de 75% de transparência, segundo a resolução nº 960 de maio de 2022 do Contran.

Escapamento diretão

Esses escapamentos fazem um barulho tão alto que gera uma grande discussão nas redes sociais, onde alguns defendem o uso dizendo que acham bacana o ronco que faz, já outros dizem que o barulho é excessivo.

Os escapamentos diretos, também conhecido como diretão ou escapamento boiadeiro, são um problema por ultrapassarem o limite de emissão de ruídos definidos pelos órgãos legislativos e também podem poluir mais por ser retirado o silenciador que além de função de silenciar o ruído, também filtra os poluentes.

Mas vale ressaltar que não é proibido trocar os sistemas de escapamentos dos caminhões. Segundo as resoluções do Conama de 1993, eles podem ser substituídos desde que os níveis de ruído não ultrapassem os níveis que declaram os fabricantes como adequados.

Portanto, se você deseja modificar o seu veículo de trabalho, fique atento aos acessórios que são proibidos de substituir nos caminhões e evite de ter uma bela de uma dor de cabeça com as autoridades de trânsito.

Assista mais detalhes e fotos desses objetos em questão nesse vídeo abaixo do canal Apaixonados Por Estrada.


Comentários

  1. Se colocar adesivo nas janelas laterais são proibidos, então porque ainda existe telas de rastreamento nos vidros das portas?????

    ResponderExcluir
  2. Modificar o que tudo é proibido foguinho por exemplo qual o plblema disso letreiro no parabrisa então onibus também não poderia usar tem coisa que eu concordo por exemplo porcas de rodas pontiagudos mais na maioria das coisa parasse piada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

Quanto ganha um motorista de carreta 9 eixos, bitrem ou rodotrem?

Vídeo: pneu de caminhão se SOLTA e quase atinge pedestres no Recife!

Caminhoneira ganha R$100 mil por mês em site adulto e compra caminhão!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: Caminhoneiro Drogado foge da PRF e é preso na BR-101 após causar acidente!