Como economizar o Diesel do caminhão - 6 dicas e 1 segredo!


segredo economia diesel caminhao

Em época de combustíveis caros, tanto gasolina, diesel ou álcool, é imprescindível que a gente aprenda algumas técnicas de economia de combustível nos veículos. Então, hoje trago algumas dicas de como gastar menos diesel no caminhão para poder rodar com mais tranquilidade, pois uma das grandes preocupações dos caminhoneiros é se o frete realmente irá pagar as despesas da viagem.

Portanto, acompanhe a nossa matéria logo abaixo para aprender alguns macetes e técnicas fundamentais para colocar em prática no trecho e evitar o consumo excessivo de combustível.


Como reduzir o consumo do Diesel

1 - Desviar de rotas com trânsito muito intenso

Pois se você se deparar com um engarrafamento, onde precisará ficar algum tempo parado, isso irá consumir diesel em vão. Além disso, use um sistema de GPS para traçar um caminho seguro e com poucos buracos para evitar acelerar e frear tanto, porque isso também prejudica.

2 - Controle o peso do pé no acelerador

Evite acelerar demais o caminhão e tente trafegar na faixa de rotação que garante o melhor desempenho do veículo. Além de evitar acidentes, controlar a velocidade faz você economizar, pois ao dirigir em alta velocidade o caminhão consome mais diesel do que o comum.

3 - Calibragem dos pneus

Todos sabemos que o preço dos pneus dos caminhões é bem "salgado", então dê sempre a atenção necessária que eles merecem. A calibragem correta dos pneus faz com que o veículo trafegue mais livre e a economia dá para sentir no bolso. Você já teve a sensação de que quando os pneus estão mais vazios parece que o veículo fica mais lento? Além disso, você irá evitar que eles sejam danificados durante o trajeto e principalmente durante uma manobra.

pneu murcho

4 - Usar freio motor

Você sabia que a utilização do freio motor também influencia no consumo do diesel?
Além de ser um belo sistema de segurança e evitar o desgaste das pastilhas e lonas de freio, o freio motor, quando usado corretamente, faz com que o sistema do caminhão reduza o consumo no km por litro de diesel ao mínimo enquanto é carregado todo o sistema elétrico.


5 - Manutenção preventiva

É sempre bom estar verificando se todo o sistema do caminhão está funcionando corretamente.
Por exemplo: se houver algum problema no sistema de aspiração de ar, isso impactará bastante no consumo de diesel, podendo aumentar em até 40%. 
Eu acredito que nenhum motorista quer ver seu veículo consumindo 40% a mais do que deveria, então faça a manutenção preventiva com frequência.

abastecimento combustivel diesel

6 - Troca de marcha

Perceber a hora certa de fazer a troca de marcha do caminhão, evitando acelerações excessivas sem necessidade ou perda de velocidade é importante. Acelerando demais irá forçar o motor e aumentará o consumo do diesel e se perder velocidade errando a troca de marcha ou perdendo o tempo da troca, o motorista precisará reduzir ainda mais e irá acelerar mais para recuperar a velocidade.

7 - Segredo para economizar diesel

Essa é uma dica extra que quem nos passou foi o motorista Zé Vicente, mais conhecido como Professor Pardal. Zé é um técnico em refrigeração e também caminhoneiro e percebeu que trocando o filtro de ar original do caminhão por um maior faz com que o funcionamento do motor diesel rode mais livre e economize combustível.

Segundo ele, com a troca do filtro, obteve uma economia de 15 a 20% e também aumentou a potência do motor. 

Zé foi questionado: se a fábrica faz o caminhão com um tipo de filtro, porque trocar?
Então ele respondeu: quanto maior o corpo maior o órgão. Saem vários caminhões de fábrica de potências e tamanhos diferentes com o mesmo tipo de filtro, então para ele isso está errado.
Assista o vídeo abaixo do canal Jaime Alves e tire suas conclusões.

Comentários

Postar um comentário

Postagens Populares

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Como cruzar marcha no caminhão, passo a passo

Vídeo: Caminhoneiro Drogado foge da PRF e é preso na BR-101 após causar acidente!

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: momento que baú de caminhão desmonta e cai na estrada na Bahia