A história do caminhão Scania LK-140, 141 e 111


historia scania LK 140 141 111

Hoje vamos contar um pouco da história dos caminhões cara-chata Scania LK 111, 140 e 141, que tiveram um papel importante na história do transporte de cargas no Brasil, se destacando como o mais potente e resistente do mercado brasileiro na década de 70. 

Além de seu sucesso comercial, o LK também se tornou um ícone da cultura popular, tendo sido utilizado em filmes e séries de TV. Nesta matéria, vamos conhecer um pouco mais sobre a história do caminhão Scania LK e sua importância para o transporte rodoviário brasileiro.

História do Scania LK

O Scania LK é um modelo de caminhão que foi produzido pela Scania, uma fabricante sueca de veículos comerciais. Esse modelo foi produzido entre os anos de 1970 e 1980, e teve grande sucesso de venda no mercado europeu e em outras partes do mundo.

A história dele começa em 1969, quando a Scania lançou o modelo 140, que tinha um motor de 14 litros e foi um grande sucesso entre os clientes da empresa. O modelo 140 foi produzido até 1974.

Foi um grande sucesso de vendas para a Scania, e ajudou a empresa a consolidar a sua posição como uma das principais fabricantes de caminhões da Europa. O modelo foi produzido até 1980, quando foi substituído pelo Scania 2-series.

Hoje em dia, o Scania LK é considerado um clássico entre os colecionadores e entusiastas de caminhões antigos. O seu design de cara-chata ou frontal e as inovações tecnológicas que introduziu na indústria de caminhões fazem dele um modelo de grande importância histórica para a Scania e para o setor de transporte de cargas em geral.

Características do Scania LK

Uma das principais novidades do Scania LK era a sua cabine avançada basculante, que foi produzida pela empresa brasileira Brasinca. Essa cabine foi projetada especificamente para acomodar o motor V8 de 14 litros do caminhão, e oferecia maior espaço e conforto para o motorista.

O motor V8 de 14 litros
tornava o caminhão o mais potente do mercado brasileiro na época. Com 350 cavalos de potência e 127 mkgf de torque, o LK era capaz de transportar cargas pesadas com facilidade e rapidez.

Sem contar que ele também contava com um sistema hidráulico para elevação da cabine, o que facilitava o acesso ao motor para manutenção e reparos.

antigo scania lk laranja

Além disso, o LK contava com um sistema de suspensão a ar, que proporcionava maior conforto ao motorista, principalmente ao passar em buracos ou em estradas de terra com trecho ruim.

Outra característica marcante do Scania LK era a sua cabine, que era mais espaçosa e confortável do que as cabines dos modelos anteriores. Isso tornava o caminhão mais agradável de dirigir em viagens longas e ajudava a reduzir a fadiga do motorista.

O sucesso dele foi tão grande no Brasil que também se estendeu para a cultura popular, com o modelo LK-141 se tornando um ícone da televisão brasileira ao participar da série Carga Pesada, que estreou em 1979. 

Na série, o LK-141 era utilizado pelos personagens principais Pedro e Bino para transportar cargas e enfrentar desafios nas estradas do Brasil, numa série que fez grande sucesso na televisão brasileira.

Ao longo dos anos, o Scania LK se consolidou como um dos caminhões mais importantes e influentes da história do transporte de cargas no Brasil, e seu legado pode ser visto até hoje em modelos mais recentes da Scania, que mantém o foco em potência, conforto e eficiência.

Diferença entre Scania LK 140, 141 e 111

Os caminhões Scania LK-140, LK-141 e LK-111 são todos caminhões pesados produzidos pela fabricante sueca Scania em diferentes períodos de tempo e com especificações diferentes. Vou explicar abaixo as diferenças entre eles:

O Scania LK-140 tinha um motor de 14 litros e 8 cilindros em linha, com potência máxima de 360 cavalos, e capacidade de carga máxima de 22 toneladas. Era um caminhão robusto e resistente, utilizado principalmente para transportes de longa distância e cargas pesadas.

O Scania LK-141 era uma atualização do modelo LK-140, com um motor de 14 litros e 6 cilindros em linha, com potência máxima de 375 cavalos, e capacidade de carga máxima de 25 toneladas. Era um caminhão mais potente e econômico que seu antecessor, e também era utilizado para transportes de longa distância e cargas pesadas.

O Scania LK-111 tinha um motor de 11 litros e 6 cilindros em linha, com potência máxima de 220 cavalos, e capacidade de carga máxima de 16 toneladas. Era um caminhão menor e mais leve que os modelos LK-140 e LK-141, e era utilizado principalmente para transportes urbanos e de curta distância.

Veja também:

Em resumo, as principais diferenças entre os caminhões Scania LK-140, LK-141 e LK-111 são o período de produção, o tamanho, a potência do motor e a capacidade de carga máxima. Cada um desses modelos foi projetado para atender a necessidades específicas de transporte e operação.

Assista o vídeo abaixo para ver mais detalhes da ficha técnica, especificações e características marcantes desses veículos pesados.

Comentários

  1. Olá! Gostaria de manifestar que a potência do LK 111 na verdade era de 285 cv ok! Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

Caminhoneiro morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão!

Como cruzar marcha no caminhão, passo a passo

3 caminhoneiras que postam conteúdo adulto - OnlyFans e Privacy

Vídeo: Caminhoneiro Drogado foge da PRF e é preso na BR-101 após causar acidente!

Vídeo: momento que baú de caminhão desmonta e cai na estrada na Bahia