Caminhão no GNV: Vale a pena instalar o kit diesel-gás


caminhao carreta gnv

Com o aumento expressivo do preço do diesel e de todos os outros combustíveis tanto no Brasil quanto no mundo todo, os motoristas buscam alternativas para baratear o custo do transporte, seja rodoviário com o transporte de cargas ou para o trabalho diário nas cidades.

Portanto, alguns donos de caminhões e proprietários de empresas com grandes frotas de veículos pesados estão testando o uso de kit GNV nos caminhões para tentar reduzir um pouco o custo das viagens.

Mas será que vale a pena?
O consumo é menor?
A economia é maior?
O preço do kit para conversão compensa?
GNV ou diesel é mais econômico?

Essas são algumas perguntas frequentes que as pessoas fazem até mesmo quando pensam em instalar nos carros de passeio, mas hoje falaremos sobrea a aplicação desse sistema nos veículos de transporte de cargas. 

Kit GNV para caminhões

Aqui nós iremos falar sobre o kit que converte o veículo movido somente a diesel para um movido a gás natural veicular, juntamente com o combustível original, que no caso dos caminhões é o diesel.

Ou seja, o diesel não é retirado 100% do sistema, é substituída uma porcentagem pelo gás. Que fica na proporção de aproximadamente 35% de GNV e 65% do combustível original, gerando um bom funcionamento do motor.


cilindros gnv caminhoes

Preço do Kit diesel-gás


Hoje, em 2022, o preço médio para a instalação de um kit completo de GNV com os cilindros atrás da cabine dos caminhão, é o seguinte:
  • 2 cilindros com 25 metros cúbicos cada, num total de 50 m³ = 45 mil reais.
  • 4 cilindros com 25 metros cúbicos cada. totalizando 100 m³ = 55 mil reais.
Lembrando que esse valores podem variar dependendo do tipo de veículo em que será instalado. Portanto, essa é apenas uma média e caso você tenha interesse, é melhor entrar em contato com uma empresa especializada e fazer um orçamento melhor detalhado.

Média de consumo e economia

Hoje, com toda a tecnologia e proteção em relação ao motor, temos uma média entre 10% a 15% de redução de custo no valor de abastecimento, portanto a economia em relação ao diesel fica nessas porcentagens citadas.

Vale ressaltar que isso vai depender muito de alguns fatores, como: peso de carga transportada, a rota ou geografia que irá trafegar, pois numa estrada cheia de subidas, o motor irá forçar mais e gastará mais combustível, já numa rodovia plana, a economia será bem maior.

Outro fator é o preso do diesel em cada região e época do ano. Hoje com a valor do combustível chegando a patamares tão altos, passando até do preço da gasolina, pode ser uma alternativa viável.

Então vamos fazer uma conta rápida:
Se um caminhão roda muito e gasta cerca de 50 mil litros de óleo por ano, com o valor do combustível em 2022 próximo dos 7,50 reais, o gasto total será de 375 mil reais.

Se a economia no bolso é de 10% no ano com o kit de gás, ele poupará 37.500 reais. Portanto, em aproximadamente 1 ano e meio de trabalho o sistema estará pago e tudo que vier é lucro.

kit gnv caminhao

Agora, faça as suas contas, entre em contato com uma empresa especializada para fazer uma cotação e ver se vale a pena ou não instalar o kit GNV no caminhão ou não.

Veja também:

Deixo aqui meu agradecimento especial para o Alexandro da Auto GNV (empresa de instalação e manutenção automotiva), que forneceu as informações bem detalhadas e explicadas que possibilitaram criar essa matéria.

Se gostou da matéria, não deixe do comentar algo positivo e compartilhar nas redes sociais, clicando nos botões baixo, e faça com que mais pessoas compreendam sobre esse tema tão interessante.

Comentários

  1. O Gnv e o futuro dos frotistas com relação à economia e manutenção mais baixa

    ResponderExcluir
  2. Saludos y bendiciones
    Estoy innovando un proyecto de conversión de sistemas de gas natural para vehículo en Venezuela.
    Y quisiera hacer instalación de sistemas de gas a los camiones de diésel. Ya que en Venezuela no existe camiones con esa característica si me pueden ayudar con las venta de kit completo y la asesoría técnica. Gracias

    ResponderExcluir
  3. Conversa furada o caminhão só presta se for original. De fabrica . Do contrário e não presta

    ResponderExcluir
  4. Eu queria saber também pq eu vejo na BR caminhão a disel puxando gás rsrsr

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

O novo caminhão Volkswagen Meteor Optimus sem retrovisor e rodas diferentes

Caminhoneiro de 59 anos leva um SOCO de fisiculturista e morre (vídeo)

Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!

TRISTE - Por dentro do ônibus da cantora Marília Mendonça

Ex-Militar fez motorhome que é metade AVIÃO e metade caminhão!