Como receber o auxílio caminhoneiro - passo a passo do cadastro


 como receber quanto quando auxilio caminhoneiro

Saiba como se cadastrar para receber o auxílio caminhoneiro em 2022, chamado pelo governo federal brasileiro de BEM caminhoneiro, ou seja, Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga.

Esse benefício foi estabelecido no Governo do presidente Jair Bolsonaro, juntamente com o ministro da economia, Paulo Guedes, com a Emenda Constitucional número 123, criando um estado de emergência e permitindo ao governo auxiliar a classe caminhoneira num momento tão difícil de diesel caro.

Qual o valor do auxílio caminhoneiro?

O auxílio irá beneficiar aproximadamente 900 mil motoristas autônomos no Brasil e será pago em seis parcelas de 1000,00 reais

Quando será o pagamento?

As 6 parcelas de R$ 1000,00 serão distribuídas entre os meses de julho e dezembro de 2022, totalizando 6 meses de auxílio.

No entanto, o primeiro pagamento só será feito em 9 de agosto, no valor de 2000,00 reais, pois somarão os valores das parcelas dos meses de julho e agosto de uma vez.

As parcelas seguintes serão pagas no valor de R$ 1000,00 nas seguintes datas do calendário:
  • 24 de setembro;
  • 22 de outubro;
  • 26 de novembro;
  • 17 de dezembro.

Como receber o auxílio caminhoneiro - cadastro

Todos os caminhoneiros autônomos que estiverem cadastrados até o dia 31 de maio no sistema RNTR-C (Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas) da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) terão o direito ao benefício.

Portanto, vale verificar se o cadastro realmente está ativo, sem nenhum problema com pendências cadastrais ou suspensão. Senão, basta fazer a regularização do mesmo junto à agência para receber as parcelas.


Feito isso, com o cadastro na RNTR-C da ANTT em dia, o caminhoneiro não precisa fazer mais nada, pois o benefício será pago em conta Poupança Social Digital da Caixa Econômica Federal e poderá ser movimentado através do app Caixa Tem.

cadastrar auxilio caminhoneiro 2022

Obs.: o motorista deve ter CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CPF deve estar válido também.

Os valores depositados pelo governo na Conta Poupança Social precisam ser movimentados no prazo de 90 dias, caso isso não aconteça, o dinheiro volta aos cofres da União.


Então, fique atento às datas de depósito e movimento o valor recebido da parcela do auxílio caminhoneiro o quanto antes para não perder o dinheiro que poderá ser usado para o fim que desejar.

Comentários

Postagens Populares

Diferença dos eixos: Livre, Tração e Direcional dos caminhões

Potência de som da Carreta Treme Treme mexe até o cabelo!

Caminhoneiro sobrevive a acidente por um milagre na Serra do Vento!

Trator que estica ARAME de cerca muito mais rápido e prático

Desatolando uma Motoniveladora Caterpillar!