Qual a categoria de CNH para dirigir trator e outras máquinas pesadas?





A categoria exigida pelo Detran para dirigir tratores e operar máquinas pesadas como: retroescavadeira, escavadeira hidráulica, motoniveladora (patrola) e outros é a C.
Categoria C - condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas.


No entanto, está em análise na Câmara um projeto que permite aos condutores de trator exercer a atividade apenas com Certificado de Curso de Formação Profissional, sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta abrange também outros veículos destinados à movimentação de cargas ou execucação de trabalho agrícola. Os trabalhadores com CNH, categoria “B”, também poderão fazer a condução desses veículos. A proposta (Projeto de Lei 3191/12), do deputado Jairo Ataíde (DEM-MG), inclui essa autorização no Código Nacional de Trânsito (Lei 9503/97).

Comentários

  1. Tenho CNH cat. D,trabalhei com caminhões e ônibus e quero trabalhar com retroescavadeira e pá-carregadeira,mas curso profissionalizante em SP,só achei em Itaquaquecetuba!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um centro de treinamento de Maquinas Pesadas em São Bernardo do Campos www.tmcs.com.br

      Excluir
  2. isso é uma grande polemica, veiculo é o objeto que possue DUT, máquina qualquer que seja ela, nao é veículo, portanto nao ha necessidade em tese, de CNH pelo operador, afinal, nao se utiliza maquinas em transito. Maquinas em transito devem ser transportadas por um veículo especial,tipo prancha ou reboque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época que foi escrito esta resposta ainda não estava em vigor a lei que aprovou para todos os veículos o código Renavan, a partir de 01.jun.2013 toda as máquinas agrícola ou pesadas precisam ser emplacadas !!!!
      Como a eleição está próxima e temos copa do mundo, o Denatran está fazendo vista grossa ... pois faltariam operadores para trabalhar nos estádios e estradas ...

      Excluir
  3. É isso mesmo.fiz um curso recentemente e falaram assim.se você for operar retroescavadeira patrola essas maquinas é obrigatório ter a certeira no minimo C mas para maquinas de esteira não tem o porque ter pois se trabalha sempre em aterros terraplanagens grandes obras no interior dificilmente vc vai ver um trator de esteira passando em frente a sua casa rodando né hahahaha..

    ResponderExcluir
  4. o engraçado é que fiz o curso de empilhadeira até 16t e posteriormente de pá carregadeira e tudo isso com cnh b!

    como pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como temos em todas as profissões pessoas capacitadas, temos também pessoas sem capacitação em várias funções o que é lamentável... ... ...

      Excluir
  5. Viva o brasil pais onde politico rouba e fica por isso mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vim do futuro pra dizer que a Lava Jato mudou isso otário!

      Excluir
  6. OUVI DIZER QUE MAQUINAS AGRICULAS NAO PODE TRANSITAR EM VIA PUBLICA.

    ResponderExcluir
  7. estou fazendo o curso de escavadeira hidraulica gostaria de saber se com a cnh a e b posso operar obrigado ...

    ResponderExcluir
  8. Tenho certeza que nenhum policial vai parar uma maquinas dessas para ver se a pessoa tem cnh, se nem os carros de passeio eles param!!! kkk

    ResponderExcluir
  9. ABSURDO!!! PARA CONDUZIR UM VEÍCULO PESADO DEVERIA EXIGIR NO MÍNIMO HABILITAÇÃO C. MOTONIVELADORA, RETRO, PA CARREGADEIRA E TRATORES SEMPRE TRAFEGAM PELAS VIAS. IRRESPONSABILIDADE DE ALGUEM QUE DIZEM NÃO NECESSIDADE DE SER HABILITADO E DE NO MINIMO TER UM CURSO ESPECÍFICO, UMA VEZ QUE AS NORMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO EXIGEM CURSO ESPECÍFICO SEMPRE COM VALIDADE, AGORA VEM ESSE DEPUTADO QUE NAO SABE NADA DE ESTATÍSTICA E NORMAS E VEM QUERENDO APROVAR A IRRESPONSABILIDADE. PARA OPERAR MÁQUINAS DEVERIA SER EXIGIDO UM TESTE NO DETRAN IGUAL PARA OS VEÍCULOS. AS MÁQUINAS ALEM DE SER UM VEÍCULO É UMA MÁQUINA QUE GERA RISCO NAO SOMENTE AO OPERADOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você em parte, pois, realmente diariamente vemos máquinas pesadas transitando por aí, mas não poderiam pois elas no translado, obrigatoriamente devem faze-lo em cima de outros veículos, mas, como aqui é o Brasil, VIVA a Bagunça.

      Excluir
    2. máquinas não andão em alta celocidade, inclusive um acidente com uma máquina é coisa muito rara de acontecer,

      Excluir
    3. 90 km por hora em uma motoniveladora não e velocidade alta pra vc, se ocorrer um acidente com esta velocidade qual o estrago que vc imagina que acontece, pense melhor antes de dizer besteira.

      Excluir
  10. ABSURDO!!! PARA CONDUZIR UM VEÍCULO PESADO DEVERIA EXIGIR NO MÍNIMO HABILITAÇÃO C. MOTONIVELADORA, RETRO, PA CARREGADEIRA E TRATORES SEMPRE TRAFEGAM PELAS VIAS. IRRESPONSABILIDADE DE ALGUEM QUE DIZEM NÃO NECESSIDADE DE SER HABILITADO E DE NO MINIMO TER UM CURSO ESPECÍFICO, UMA VEZ QUE AS NORMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO EXIGEM CURSO ESPECÍFICO SEMPRE COM VALIDADE, AGORA VEM ESSE DEPUTADO QUE NAO SABE NADA DE ESTATÍSTICA E NORMAS E VEM QUERENDO APROVAR A IRRESPONSABILIDADE. PARA OPERAR MÁQUINAS DEVERIA SER EXIGIDO UM TESTE NO DETRAN IGUAL PARA OS VEÍCULOS. AS MÁQUINAS ALEM DE SER UM VEÍCULO É UMA MÁQUINA QUE GERA RISCO NAO SOMENTE AO OPERADOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absurdo é vc achar q um caminhão é igual a uma maquina, animal as maquinas são pesadas mas são fora de estrada cavalo, para q ter CNH D se só anda em local q não tem pavimentação ?

      Excluir
    2. Gostaria de saber do senhor se por acaso seu filho viesse a colidir de moto na traseira de um veículo desses, transitando na via pública por um condutor inabilitado e posteriormente viesse a óbito o que o senhor iria achar absurdo?

      Excluir
    3. é um pouco antigo o post,mas não o nem ai. :)
      um veiculo desse porte só podem andar a pequenas distancias,e se não me engano,quem bate na traseira de QUALQUER veiculo está errado. Não é?
      E seu filho não enxergar uma maquina desse porte,que anda em uma velocidade média de 60 km/h,acho que quem não deveria estar dirigindo seria ele '-'

      Excluir
    4. mas se alguem bater na traseira de um veiculo seja ele qual for esse condutor esta errado , ou é eu que faltei as aulas teóricas do detran ? Até uma criança sabe disso .

      Excluir
    5. Anônimo21 de janeiro de 2014 12:40
      Gostaria de saber do senhor se por acaso seu filho viesse a colidir de moto na traseira de um veículo desses, transitando na via pública por um condutor inabilitado e posteriormente viesse a óbito o que o senhor iria achar absurdo?


      Se seu filho bater na traseira de um trator, que é gigante e anda a 10 km/h, ele era retardado, e morreu retardado, abraço!

      Excluir
  11. com a categoria (a) qual maquina posso fazer o curso para trabalhar legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. axo que vc pode dirigir uma
      // CatCleta // BobCleta // CatCargueira // CatLambreta // tem varia ou BobBilete

      Excluir
  12. Bom dia galera!
    Eu sou operador de Retroescavadeira, e queria saber se com a minha licença para operar a Retroescavadeira eu posso operar a bobcat, eu tenho que fazer um curso para operar a bobcat?

    ResponderExcluir
  13. A MAIORIA DAS PESSOAS QUE TRABALHAM COM RETROESCAVADEIRA TEM CARTEIRA B COM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO, EM QUE TANGE QUE ESSA PESSOAS JÁ TRABALHAM A MUITO TEMPO COM CARTEIRA B, ABSURDO É BURROS QUE DIRIGEM BEBADOS

    ResponderExcluir
  14. Vou começar meu curso para retro,pa mecanica e escavadeira hidraulica,alguem sabe me dizer se com a minha cnh cat.B,ao final do curso vou poder me empregar? Ou vou ter q mudar de cat de cnh?

    ResponderExcluir
  15. As empresas só pega o cara com a D agora a minha é B to desempregado por conta dessa fuleiragem!

    ResponderExcluir
  16. Eu acho q tem muita diferença de um caminhão para uma maquina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza existe diferença, mais as responssabilidades são equivalentes, animal!

      Excluir
  17. porque o brasileiro tem sempre que deixar brechas na lei? se vc comprar um carro e usar ele dentro de propriedade particular sem licenciar ninguem vai te multar por isso,a lei é para vias publicas ou estou enganado? E porque ate hoje tem maquinas sem emplacamento ,seta,luz de freio etc andando por ai!. acho que a lei tem que mudar,como auguem com 18 anos vai ser operador de maquina se nao pode tirar a cnh c antes da b alguma coisa ta muito errado nesse pais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Éai galera nos um dia vamos operar ésas maquinas pesadas sem cnh éu fis os cursos de operado de rtoescavadei idraulica é nao concigo enprego por ter abilitasoa B eu acho vou comesar robar dai eles vao dar atensao aos operadores com curso venham me procurar na cadei.

      Excluir
  18. Caros amigos, por lei não existe obrigatoriedade da carteira de habilitação para operar máquinas pesadas, a única coisa que o CONATRAN determina é que ele esteja habilitado no caso de transitar em vias públicas. Quero enfatizar aqui que a CNH só pode ser cobrada em vias públicas não podendo ser exigida em áreas privadas, ou seja, em um canteiro de obras, em um pátio não é via pública. A única exigência por lei é a obrigatoriedade da capacitação do profissional para operar o equipamento, e vale ressaltar que essas máquinas não são veículos e sim equipamentos de força motriz. NÃO EXISTE OBRIGAÇÃO POR LEI DA CARTEIRA DE MOTORISTA PARA OPERAR ESSAS MÁQUINAS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tai vc falou tudo , esssas bestas estão confundindo, via publica com canteiro de obras.
      Dirigir em via publica somente com habilitação.
      Dirigir em areas restritas ou canteiros de obras não há necessidade de cnh.
      Apenas curso de formação em instituições reconhecidas que ministram cursos de máquinas pesadas.entenderam seu burros.

      Excluir
    2. Gostei bem explicado

      Excluir
  19. Exatamente, eu tenho um amigo que já dirige a retroescavadeira do pai dele desde quando tinha 16 anos, o pai dele na caçamba e ele na retro, transitando livremente as margem da rodovia passando por policiais quase sempre e nunca aconteceu nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''quase'' ''sempre'' ''nunca'' aconteceu nada !!!!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  20. O importante do topico ,sao os comentarios relacionados ao assunto,afinal o mais importante sao os demais entenderem do que se trata,chega num lugar simples,falando dificil,as pessoas vao ficar paradas e entender pouquissimas coisas,se quer corrigir os outros,vai estudar " letras",e dar aulas de lingua portuguesa.

    ResponderExcluir
  21. Estou próximo de fazer o curso de pá carregadeira , mas não tenho CNH , o responsável pelo cursos disse que sim é possível trabalhar assim mesmo.
    Será mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim amigo vc e muito esfosado para ser um grande op.de maquinas mais os donos de int. de ensino so querem guanha seu dinheira nao jogue seu dinheiro fora va e tire sua CNH e depois faz o curso .

      Excluir
  22. Eu sou menor de idade, mas gostaria de saber se eu posso fase o curso de operador de escavadeira hidráulica.

    ResponderExcluir
  23. Acho isso tudo bobeira com a CNH B e responsabilidade o cidadão pode dirigir qq coisa desde que saiba..

    ResponderExcluir
  24. sou operador de retro e bob cat tenho so categoria b e sou profisional na area com resistro na carteira e as empresas q trabalhei nao exigiu categoria D mais as grandes empresas como a VALE so entra se voce tiver a D.

    ResponderExcluir
  25. Carteira e o que menos importa tenho AB faz mais de 20 anos e ja dirigi até carretaaa

    ResponderExcluir
  26. Agora em janeiro de 2015 foi posta a lei que derrubou a cnh D, podemos trabalhar com cnh B

    ResponderExcluir
  27. Respostas
    1. Nrs 11 pode se conduzir e operar máquina a pessoa com a cnh B

      Excluir
    2. Nrs 11 pode se conduzir e operar máquina a pessoa com a cnh B

      Excluir
  28. não tenho cnh existe outra forma como outra carteira que o curso pode dar

    ResponderExcluir
  29. Ai galera e obrigatório pelo ministério do trabalho ter curso de op. de maquinas para trabalhar com elas? Fiz o curso mas nem uma empresa leva em consideração o curso, pois na empresa que fiz um teste ninguém tem.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde galera!
    Acabei de fazer o curso de Retroescavadeira escavadeira e bob cat se alguém conhece aqui no Rio empresa que pegue sem experiência por favor da um toque.
    Zap (21)99323 - 2791

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde galera!
    Acabei de fazer o curso de Retroescavadeira escavadeira e bob cat se alguém conhece aqui no Rio empresa que pegue sem experiência por favor da um toque.
    Zap (21)99323 - 2791

    ResponderExcluir
  32. Eu li que a B pode e só fazer o curso. Na década de 80 meu irmão dirigia a carreta do meu Pai só com a B

    ResponderExcluir
  33. Eu concordo com o deputado, t certo, pode facilitar a vida de muita jente!

    ResponderExcluir
  34. Não a por que uma CNH para máquinas pesadas,esses veículos são para fins de trabalho, não de transporte, e até mesmo pelo simples motivo de quê, para trafegar nas vias existe um limite alto e baixo de velocidade, uma motoniveladora chega no máximo 50 km e em muitas BR o mínimo é 80, ou seja não a por que ter CNH, e todo empresa que tenha uma máquina dessas deve-se ter um condultor profissional, e um veículo para transportar essas máquinas, tantos que são categorias MAQUINAS e não VEÍCULOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

O novo caminhão Volkswagen Meteor Optimus sem retrovisor e rodas diferentes

Caminhoneiro de 59 anos leva um SOCO de fisiculturista e morre (vídeo)

Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!

TRISTE - Por dentro do ônibus da cantora Marília Mendonça

Exato momento que um Rodotrem afunda no rio após cair da balsa em Delfinópolis, MG