Porque o DIESEL está mais caro que a gasolina no Brasil?


preço diesel mais caro que gasolina


 Iremos explicar porque o combustível diesel está mais caro que a gasolina no país, no ano de 2023. Saiba quais são os fatores que não deixam o preço diminuir, afetando bastante no bolso do caminhoneiro autônomo e das transportadoras.

Como ele é a principal fonte de combustível para caminhões, o aumento do preço do diesel pode significar que os caminhoneiros precisam gastar mais dinheiro para percorrer a mesma distância. Isso pode levar a um aumento do valor dos fretes, o que pode afetar a competitividade dos caminhoneiros no mercado.

Sem contar que, pode também afetar a renda dos caminhoneiros, que podem ver sua margem de lucro diminuir e aumentar a preço dos produtos transportados, pois o valor pago para as transportadoras será repassado ao consumidor no preço do produto vendido.

Porque o diesel está caro no Brasil?

São diversos fatores que influenciam nessa alta do valor cobrado pelo diesel nas bombas e n[os iremos explicar cada um deles, que são: redução do ICMS da gasolina e conflito na Ucrânia.

Conflito entre Rússia e Ucrânia

A batalha por território na Ucrânia pode ter um impacto indireto no preço do diesel no Brasil, através da sua relação com o preço do petróleo. A Rússia é um dos principais produtores de petróleo do mundo, então qualquer perturbação na sua produção ou exportação pode afetar a oferta de petróleo no mercado internacional e, consequentemente, afetar seu preço.

Se o preço do petróleo aumenta, isso pode levar a um aumento no preço do diesel, já que o diesel é derivado do petróleo.

Portanto, o embargo feito por diversos países no mundo ao petróleo russo, fez com que seu preço aumentasse bastante. Isso acontece por conta da oferta e demanda, ou seja, quanto maior a quantidade de um produto disponível no mercado, menor é seu valor e vice-versa.

bomba de combustivel diesel

No entanto, é importante notar que esses efeitos são indiretos e podem ser afetados por outros fatores, como a competição entre revendedores, políticas de preços da Petrobras e outras questões econômicas e políticas que também podem afetar o preço do diesel no Brasil. 

Além disso, se o embargo ao petróleo russo afeta a oferta mundial, isso pode fazer com que os preços do petróleo subam, e essa variação pode ser sentida de forma diferente em cada país, dependendo de suas políticas de preços, câmbio e outros fatores.

Veja também: como cruzar marcha num caminhão.

Resumindo, o conflito no leste europeu afeta o preço do diesel no Brasil porque a Rússia é um grande exportador de petróleo e como o país está sofrendo muito com as sanções dos outros países, o preço do diesel que é derivado do petróleo aumenta através da sua oferta ser menor no mercado.

Redução do ICMS

Devido a essa alta dos combustíveis proveniente do conflito no leste europeu entre Rússia a Ucrânia, o governo brasileiro sentiu a necessidade de agir e cortar um pouco os impostos sobre os combustíveis para conter o aumento desenfreado dos seu preço nas bombas.

Portanto, a Petrobrás anunciou algumas baixas e o governo do então presidente, Jair Bolsonaro, fez cortes nas alíquotas do ICMS sobre os combustíveis. A medida de redução das alíquotas de ICMS teve como objetivo reduzir o preço dos combustíveis para os consumidores e estimular a economia.

Com isso, o preço final da gasolina caiu bastante nas bombas, mas o diesel não baixou muito, pois as refinarias não conseguiram repassar a redução devido a pressão internacional do barril do petróleo que estava em alta.

Além disso, o diesel não reduziu muito porque a maioria dos estados brasileiros já cobrava uma alíquota menor de ICMS e, com o corte feito pelo governo federal, o valor final do diesel nas bombas não reduziu muito.

Conclusão: o preço do diesel está mais caro que a gasolina no Brasil no últimos anos devido ao conflito na Ucrânia que diminuiu a oferta do petróleo no mundo todo e devido a redução do ICMS sobre os combustíveis que o diesel não conseguiu acompanhar.

Comentários

Postar um comentário

Postagens Populares

O novo caminhão Volkswagen Meteor Optimus sem retrovisor e rodas diferentes

Caminhoneiro de 59 anos leva um SOCO de fisiculturista e morre (vídeo)

Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!

TRISTE - Por dentro do ônibus da cantora Marília Mendonça

Ex-Militar fez motorhome que é metade AVIÃO e metade caminhão!