Aprenda como operar uma retroescavadeira - Dicas e vídeos!



Ande em volta à retro escavadeira e certifique-se de que não existem pessoas, animais de estimação ou obstruções no caminho. Após a verificação de segurança, suba no banco do motorista. Ajuste o assento e volante, assim poderá alcançar facilmente os controles. Insira a chave na ignição e ligue a retro escavadeira. Se o motor não tem rodado por algum tempo, deixe-o ocioso por aproximadamente 10 minutos.

Familiarize-se com os controles, enquanto o motor estiver se aquecendo. Localize os pedais de freio duplo e o acelerador no chão. Encontre a alavanca de velocidades e a alavanca de avanço e ré. Para conduzir uma retro escavadeira, você também precisará de localizar as alavancas que levanta e movimenta a caçamba frontal.

Vire o assento para que esteja virado para a retaguarda da retro escavadeira. Os controles mais longos operam a lança e a caçamba. Tenha certeza de que a caçamba está completamente enrolada em direção a retro escavadeira. Verifique se a lança está levantada, posicionada no centro e puxada para trás contra a retro escavadeira.


Localize os varas de controle menores que levantam e abaixam os estabilizadores. Certifique-se de que os estabilizadores estejam totalmente para cima antes de começar a dirigir retro escavadeira.

Vire as costas do assento. Levante a caçamba de carregamento dianteira até que esteja a alguns metros do chão. Tenha certeza de que não esteja tão alta a ponto de interferir a sua visibilidade. Tenha certeza de que não esteja tão baixa a ponto de tocar o chão. Desça a retro escavadeira e solte o pino de travamento de transporte no lugar da caçamba frontal.

Suba de volta para o banco. Para conduzir a retro escavadeira, coloque o pé sobre os pedais de freio e transfira-os para a marcha. Empurre a alavanca de avanço e ré na direção que quer ir. Solte os freios e empurre o pedal do acelerador para conduzir a máquina.

Dicas e AVISOS

Retro escavadeiras têm dois pedais - uma para a traseira esquerda e outra para traseira direita. Eles são usados individualmente para fazer curvas apertadas. Sempre use ambos os pedais de freio quando estiver dirigindo uma retro escavadeira em uma estrada. Preste atenção à altura da lança da retro escavadeira para que não bata em cabos aéreos, viadutos, árvore e outros obstáculos. Nunca passe com uma retro escavadeira através de inclinações ou a máquina pode tombar.

Qual a idade para começar a aprender?
Na maior parte das vezes a pessoa traz o dom de casa, é hereditário, de pai para filho, e se começa a aprender ainda muito cedo, porém hoje para operar uma retroescavadeira, o profissional deve ter estudado até a 4ª série do ensino fundamental, ter carteira de habilitação (preferencialmente dos tipos D ou E) e ter concluído um curso profissional específico de operador de retroescavadeira , mas temos muitos "enxada cega", que só consegue aperfeiçoamento com o tempo, ninguém nasce sabendo. 

Qualquer um pode aprender?

Eu acredito que sim, muitos dizem que o dom, se traz de casa, mas eu sou a contra-prova disso, na minha família não existe histórico de nenhum outro operador e eu aprendi, portanto acredito que todos que tenham vontade podem aprender, desde que com muita força de vontade e dedicação e uma oportunidade.

Quanto tempo demora para aprender?

Ai sim é uma questão particular de cada um, todos somos capazes, mas uns antes que outros, se você for fazer um curso de operador,( em média 40H) muito provável que ainda não estará preparado para exercer a profissão, os cursos são muito importante para a inicialização do profissional, mas eu sou a favor das empresas criarem um grupo de treinamento (difícil pelo custo), mas acredito que com um programa de fidelidade, ajudaria muito a todos (empresa e funcionário).

Operadores profissionais ensinam os iniciantes?

Não se engane, operadores mais experientes (velhos e cheio de marra) não ensinam o que sabem, muitos tem um pensamento negativo com os novos, acham que os mais novos querem tomar sua vaga e coisa e tal, daí se o superior manda ele te ensinar, muitas vezes ele te ensina errado,para o aprendiz, fazer o trabalho errado e ele ter que concertar ou simplesmente (já vi muito isso) ele dá a máquina e diz o"serviço ta ai se vira", então se quer aprender a operar uma retroescavadeira, com quem já sabe, preste atenção, muita atenção como ele trabalha e pergunte quando tiver dúvida, se você for de sorte e o operador for gente boa ele te responde, caso contrario, você terá que aprender olhando mesmo, mas principalmente olhe mais do que pergunte, se você faz muitas perguntas, no começo, ele te ignora e se ta ferrado.

Como vou aprender então?

Eis a questão, vamos supor que você não tem um parente operador( pai/tio/irmão/padrasto), mas você esta com muita vontade de aprender a operar uma retroescavadeira, a primeira coisa que tens a fazer é procurar um Curso de Operador de Retroescavadeira, para inicio de conversa, faça o curso, por mais que você não vá adquirir experiencia, vai conhecer a máquina, suas funções básicas, e as partes teóricas, e procure estudar pela internet, isso a net, hoje com a internet você aprende muito, você conhece os modelos de máquinas, que são vários, suas diferenças, suas vantagens, pode ver vídeo de vários tipos e aprender muitos truques simples que te ajudaram no dia a dia e ajudaram a adquirir experiencia.

Aonde vou adquirir experiencia?

Com o curso concluído, mas ainda sem experiencia, você certamente recebera muitos não na hora de procurar um emprego, o mercado esta em falta de operador, porém na maioria das empresas/empreiteiras, exige-se experiencia, minha dica, para os iniciantes, procurem emprego nas empresas pequenas, os famosos gatos, os salários são bem modestos, mas você vai ter a oportunidade de treinar na máquina, é isto que o aprendiz precisa, você só aprende treinando, quanto mais treino mais experiencia.

Aprendi o básico mas e agora?

Muito bem, você conseguiu um emprego num gato, já ta abrindo umas valeta, carregando uns caçambinha no toco, já até consegue limpar um lote; Mas sente que não vai progredir como esperava e o salario é igual ao do professor raimundo, então é chegada a hora de decidir oque realmente você quer, que tipo de operador de máquinas você vai ser, aquele tipico operador de prefeitura, sossegado, ou do tipo trecheiro, que não se importa com lugar nem tipo de serviço, nem máquina, só quer esta lá, participar da obra, realizar oque poucos conseguem.

Quer oque ?

Muitos operadores (aprendizes) ainda muito jovens, querem ganhar o mundo, sair por ai, trabalhar em grandes empreiteiras, com grandes máquinas, ganhar altos salários, adquirir experiencia. Mas nem sempre é preciso tudo isso, experiencia se consegue nos lugares menos esperados, você pode se tornar um expert numa retroescavadeira trabalhando numa grande empreiteira ou numa micro-empresa, onde só trabalha o dono e você, tudo depende de você, do que você quer, conheço operadores de retroescavadeira que ganham R$ 3.500,00 por mês trabalhando numa empresa familiar, enquanto que conheço outros que ganham R$ 1.200,00 para trabalhar numa grande empreiteira, e ainda tem que ficar longe de suas famílias, vários dias as vezes meses, oque você quer depende só de você.





Comentários

  1. Ola boa noite gostei muito domaterial
    adiquiri conhencimento atraves dele que Deus continui ti abençoando ricamente.
    Sandro feira de santana bahia.

    ResponderExcluir
  2. adorei sua video aula e assim que se ensina com paciencia gostaria de mais videos desses ai porque vc tem alta categoria pra ensinar valeu amigo um abraço

    ResponderExcluir
  3. www.forcetreinamentos.com.br uma boa escola com atuação nacional.

    ResponderExcluir
  4. boa noite eu ja trabalho a uns 3 anos e tudo que eu andei lendo nesse material se identifiquei.....sou uma prova disso...sempre tive vontade de trabalhar com uma maquina mas foi com muita vontade fiz o curso.... depois alterei a carteira depois na mesma empresa que estou hoje conseguir aprender e estou aprendendo porque todos os dias aprendemos algo novo....... a internet foi de grande ajuda ....vi muitos videos que me ajudaram.... quando se tem vontade de aprender e de ser humilde ... as coisas acontecem,,,,,, gostei mesmo dessa materia andei lendo agora....isso ai....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Populares

O novo caminhão Volkswagen Meteor Optimus sem retrovisor e rodas diferentes

Caminhoneiro de 59 anos leva um SOCO de fisiculturista e morre (vídeo)

Saiba se deve ACELERAR forte antes de desligar e ao ligar o caminhão!

TRISTE - Por dentro do ônibus da cantora Marília Mendonça

Ex-Militar fez motorhome que é metade AVIÃO e metade caminhão!