Assim é ASFALTADA uma rua - Pavimentação de estrada!






Você já viu como é feito o asfalto? Como ele é colocado em uma estrada?

Como se asfalta uma rua, passo-a-passo

1. Preparo da base O capeamento asfáltico é aplicado após a execução da base e sub-base. Esse piso deve estar regular, compactado e isento de partículas soltas. A brita graduada simples é um dos materiais mais usados no País como base e sub-base de pavimentos asfálticos. Trata-se de um material cujo diâmetro dos agregados não excede 38 mm, e que tem entre 3% e 9% de finos. Seu transporte é feito em caminhões basculantes e a distribuição do material na pista é feita, normalmente, por vibro acabadora ou motoniveladora.

2. Compactação da base A compactação é executada por rolos compactadores estáticos ou vibratórios. Essa operação deve ser feita logo após o espalhamento para evitar que a brita perca umidade.

3. Lançamento da mistura asfáltica A mistura asfáltica deve ser lançada em uma camada de espessura uniforme. O lançamento é feito por vibro acabadora, que lança a mistura, faz o nivelamento e a précompactação da mistura asfáltica. O lançamento da mistura deve ser precedido por uma preparação da superfície da base - com uma imprimação, por exemplo. A imprimação consiste na aplicação de material asfáltico sobre a superfície da base já concluída, para conferir impermeabilização e permitir a aderência entre a base e o revestimento a ser executado.

4. Compactação do asfaltoEssa fase de execução da camada asfáltica geralmente se divide em: 1) rolagem de compactação e 2) rolagem de acabamento. Na primeira, se alcança a densidade, a impermeabilidade e grande parte da suavidade superficial. Na rolagem de acabamento são corrigidas marcas deixadas na superfície pela fase de rolagem anterior. Para essas tarefas são empregados rolos compactadores estáticos ou vibratórios. Após a compactação o pavimento está pronto para receber o acabamento superficial especificado.


Então, veja no vídeo abaixo parte desse processo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial SACA A ARMA mas o caminhoneiro é CABRA MACHO!

Trator BRUTO MF desatolando tudo - Será que tem força?

Caminhão para outro SEM FREIO na serra - O que ele faz no final é tocante!

Carga escorrega e ESMAGA cabine do caminhão || + EXTRA!