Inicio » » Aprenda o que são as Dragas ou Dragline!

Aprenda o que são as Dragas ou Dragline!


Basicamente é uma escavadeira que trabalha com um conjunto de cabos que puxam a caçamba, executando os movimentos de escavação. 

Sua vantagem em relação as escavadeiras hidráulicas são muito mais comuns de serem vistas em obras é que elas atingem um "campo" de trabalho maior, devido ao comprimento da lança e ao alcance dos cabos. 

Por isso ela é ideal na limpeza de margens e calhas de rios. Sua desvantagem é não ser muito resistente a trabalhos mais agressivos ou que exijam muita força, devido a vulnerabilidade dos cabos e da lança treliçada, além de ser instável para manobras de precisão!




Tipos de Dragas Escavadoras
Dois tipos principais de dragas escavadoras: draga escavadora de mandíbulas (“clam shell”) e draga escavadora de caçamba (“dragline”). 

 Uma draga sempre trabalha em cima do banco, trabalha por gravidade e desmonta o minério que se encontra a sua frente. São máquinas típicas para a solução de problemas de desmonte de grandes massas elevadas e carregamento com auxílio de outras máquinas menores. São adequadas ao desmonte de rochas brandas e material não muito duro (carvão mole). 

 As “cleam shell” servem para material muito frouxo e as “dragline” para materiais um pouco mais duros. Para materiais mais resistentes e em zonas acidentadas a “shovel” é mais indicada. 

 A “dragline” trabalha em cima do banco que está sendo desmontado e possui os seguintes movimentos fundamentais: 1. deslocamento horizontal, 2. rotação em ângulo maior que 90o, 3. altura regulável também do braço transversal, 4. caçamba arrastada sobre o piso do nível inferior, e 5. simplesmente gira e descarrega (não abre a caçamba). O giro é feito por gravidade (economia de energia) Algumas características da “dragline”: - capacidade de escavar bem acima e abaixo do grade, - pode funcionar em condições operacionais menos rígidas que a “shovel”, - tem eficiência menor que uma “shovel” do mesmo tamanho devido a movimentos menos precisos, - pode ou não necessitar de equipamentos auxiliares para disposição de estéril, - normalmente utilizada para materiais moles e inconsolidados.



Vídeo de uma Dragline trabalhando:

0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial

Compre Camisetas e Bonés