Inicio » , » O primeiro caminhão do Brasil movido a Gás Natural Liquefeito e a diesel!

O primeiro caminhão do Brasil movido a Gás Natural Liquefeito e a diesel!

O compromisso da Volvo com o meio ambiente acompanha a história da empresa, juntamente com a qualidade e segurança presente em seus caminhões. Como prova disso, a marca apresentou no início do mês de junho o primeiro caminhão movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) e a diesel. O modelo, um FM 460cv, funciona com cerca de 70% de GNL e o restante a diesel. Foi importado da Suécia, já funciona nos Estados Unidos e na Europa, e agora está sendo testado no Brasil, em parceria com a empresa de gases industriais e medicinais White Martins. 


O modelo foi criado a partir da estratégia da empresa de inserir no mercado veículos menos poluentes, que funcionem com combustíveis alternativos e que ao mesmo tempo ofereçam vantagem econômica a seus clientes.

A Volvo é a pioneira a adotar a tecnologia diesel-GNL, que além de agredir menos o meio ambiente – emite 10% menos CO2 em comparação com os veículos movidos exclusivamente a diesel, oferece o mesmo nível de confiabilidade operacional que os caminhões convencionais e possui dirigibilidade similar. Além do mais, a tecnologia com GNL apresenta de 30 a 40% a mais em eficiência e, consequentemente, reduz o consumo de combustível em 25 %. 


Outra informação importante sobre a tecnologia desenvolvida pela marca é que o gás em estado liquefeito - obtido a partir da liquefação do gás natural a uma temperatura baixíssima de -162 graus Celsius - ocupa menos espaço nos tanques, podendo ser armazenado em maior quantidade do que o combustível tradicional. O FM 460cv também funciona apenas com diesel, porém sem as mesmas vantagens econômicas e ambientais que o gás natural oferece.

A tecnologia usada no motor do novo caminhão é baseada na do motor a diesel convencional, porém, equipado com injetores para gás, um conversor catalítico e um isolamento térmico de altíssima eficiência que mantém o gás resfriado a -135°. No momento da ignição o diesel entra em ação e o restante da potência é proporcionado pelo GNL.

0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial

Compre Camisetas e Bonés