Inicio » » A importância de um sistema de iluminação eficiente para a segurança do motorista!

A importância de um sistema de iluminação eficiente para a segurança do motorista!


Um bom sistema de iluminação é um diferencial na hora de garantir a segurança do caminhão e aumento da produtividade do motorista. Mesmo sabendo disso, você conhece a fundo todos os recursos de iluminação de um bom caminhão? Não? Esse post te ajuda nisso!

· Faróis Dianteiros

Lanternas em forma de V integradas aos faróis dianteiros permitem que de noite os demais veículos da estrada identifiquem com facilidade que é um caminhão vindo à frente. Além disso, são faróis que não cegam totalmente o veículo da frente.

Os refletores também são partes importantes dos faróis, eles difundem e direcionam a luz para a área da estrada escolhida pelo motorista. Ou seja, eles aperfeiçoam a iluminação direcionando os fachos de luz de acordo com a necessidade.

Nos caminhões mais antigos trocar as lâmpadas era uma tarefa complicada e demorada, mas atualmente isso mudou nos caminhões mais modernos que possuem mecanismos que permitem acesso rápido e fácil a todas as lâmpadas, dessa forma, a troca pode ser realizada em segundos. Além disso, com as novas luzes de xenônio de longa duração as lâmpadas duram por mais tempo e as trocas são mais raras.

· Luzes Traseiras

Para os caminhões que trafegam em estradas difíceis e com terrenos irregulares um problema constante é a quebra de lâmpadas ocasionada pela vibração do veiculo. Atualmente os caminhões estão sendo lançados com tecnologia preventiva contra esse problema, que é o isolamento das mesmas usando coxins de borracha ou a montagem personalizada que evita esse problema.

Acidentes em que veículos batem na traseira de um caminhão são responsáveis por cerca de 6% das fatalidades envolvendo veículos pesados. Os caminhões mais modernos estão sendo projetados com luzes de freio traseiras mais visíveis para os outros usuários da via, elas são de alta intensidade e podem ser facilmente diferenciadas das lanternas. Estima-se que essa melhoria diminua drasticamente os acidentes desse tipo.

Os caminhões também estão sendo projetados com uma luz de emergência no painel de instrumentos que avisa ao motorista imediatamente na hora em que uma das luzes dianteiras ou traseiras pararem de funcionar.

Fonte: Volvo na Estrada

1 comentários :

  1. Muito legal essas dicas de segurança. A iluminação correta, realmente é muito importante para evitar acidentes. Outra atitude da Volvo que achei bacana, foi eles promoverem um fórum para discutir a segurança do transporte de cargas aqui no Brasil. Realmente, este é um assunto que precisa de atenção. Fica aqui o blog deles (http://volvonaestrada.com.br/) para quem quiser dar uma lida na matéria. Abs p pessoal do blog.

    ResponderExcluir

Anterior Proxima Página inicial

Compre Camisetas e Bonés